tag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post1024389631554571049..comments2023-12-08T17:05:22.577+00:00Comments on Vias de Facto: Direcção, Organização e HierarquiaVias de Factohttp://www.blogger.com/profile/17208417609194364156noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-27934467478349167352011-06-17T21:50:34.460+01:002011-06-17T21:50:34.460+01:00MSP: Estava prometido o apontamento, há uns dias. ...MSP: Estava prometido o apontamento, há uns dias. Eu gosto de cumprir, sempre.Só que Habermas versus Castoriadis vai-me solicitar uma leitura de Kant mais profunda.Aqui, na doce Germânia, como devem imaginar os Hegel, os Kant e os Weber- para não falar dos Rilke ou dos Marx- custam 5 euros o tomo das OC... Andei a reler centenas de páginas do Corneille. E acho que vou mesmo fichá-lo...O livro do N. Poirier parece-me um pouco fracote.O C.C. dizia que a abordagem ontológica( lógica...) era papo-furado para a investigação histórica e política. Ler o Castoriadis não é empresa fácil, como sabes, uma vez que ele gosta de nos pregar partidas...juntando o Platão e o Aristóteles na representação do saber como a chama que se alimenta a si-própria. Apetece mesmo dizer, combata a crise tornando-se radical a ler Castoriadis, Guattari, Castel, Rostang ou mesmo Quincey...Salut! NietAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-61774224918105722292011-06-17T10:32:08.179+01:002011-06-17T10:32:08.179+01:00Acertaste em cheio na citação, Niet. Tiro no porta...Acertaste em cheio na citação, Niet. Tiro no porta-aviões!<br /><br />Saúde e liberdade<br /><br />mspMiguel Serras Pereirahttps://www.blogger.com/profile/15037992737494978391noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-36300850658341458212011-06-17T09:56:19.400+01:002011-06-17T09:56:19.400+01:00Um flash fabuloso de Castoriadis sobre as questões...Um flash fabuloso de Castoriadis sobre as questões explicitas e incontornáveis de constituição da autonomia política e social das classes em luta, num texto de 1976 sobre a revolução húngara de 1956.É que a luta de classes, hoje, como ele o sublinha vezes sem conta, envolve distinções complexas e reiteradas, que a revelam como individual ou colectiva, quanto ao assunto;que envolve como projecto , a forma de luta(s) económica ou política; revela a sua dimensão, em parcial ou total; configura segundo os seus meios, uma luta dentro da lei ou fora-da-lei;manifesta segundo a sua forma, tipos de luta implicitas ou explicitas. " O contrário da " espontaneidade " situa-se na organização? Mas a questão é precisamente: que organização, e organização de quem? A acção " espontânea " dos operários e do povo húngaro consistiu numa acção visando a organização e mais: a sua espontaneidade era exactamente isso, a sua auto-organização. Nesse desideratum reside o que o pseudo" teórico " burocrata mais detesta: que os operários, em vez de esperarem, numa passividade entusiasta, que ele os venha organizar, se organizem eles-próprios em Conselhos Operários.E como é que ele os organizaria , se lhe dessem uma oportunidade? Como as classes dominantes o fizeram durante séculos nas fábricas e no exército. E isso,não só se e quando conquista o poder, mas desde o início: num grande sindicato, por exemplo, ou num " partido bolchevique ", cujas relações interiores, pela sua estrutura, a sua forma e conteúdo, reproduzem simplesmente as da sociedade capitalista: hierarquia, divisão entre uma camada de dirigentes e uma massa de executantes, máscara de pseudo " saber" despejado sobre o poder de uma burocracia que se coopta e perpétua, etc,isto é,a forma apropriada à reprodução e à perpetuação da alienação política( e, por consequência,da alienação global).Se o oposto da " espontaneidade ", isto é, da auto-actividade e da auto-organização, é a hetero-organização- pelos politicos, os " teóricos ", os " revolucionários professionais ",etc- então o oposto da esponteneidade é de evidência a contra-revolução ou a conservação da ordem existente ".NietAnonymousnoreply@blogger.com