tag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post4853021957687832991..comments2023-12-08T17:05:22.577+00:00Comments on Vias de Facto: Re: Bombas humanitáriasVias de Factohttp://www.blogger.com/profile/17208417609194364156noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-37097046448208106402011-03-31T11:09:36.025+01:002011-03-31T11:09:36.025+01:00Caríssimo Bruno Peixe: Thanks pela referência, cla...Caríssimo Bruno Peixe: Thanks pela referência, claro. E, como Castoriadis o sublinhou, filosofar- o que Bruno Peixe faz admirávelmente- é tentar ser livre no campo do pensamento. A que acrescentou- in "Le Monde Morcelé": " A liberdade não é nem " utopia",nem fatalidade. È projecto social-historico.(...) " Utopia substitui visivelmente aqui, como em toda a giria contemporânea, a " ideia reguladora " kantiana, retirando-lhe as desagradáveis conotações " idealistas " e conferindo-lhe, apòs a falência do marxismo, um agradável perfume revolucionário pré-marxista". Salut! NietNietnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-17154546429980491602011-03-30T21:16:09.787+01:002011-03-30T21:16:09.787+01:00Miguel e Niet,
Assim muito de passagem, deixo-vos...Miguel e Niet,<br /><br />Assim muito de passagem, deixo-vos esta citação: « La vérité propre du sujet est toujours participation à une vérité qui le dépasse, qui s'enracine et l'enracine finalement dans la société et dans l'histoire, lors même que le sujet réalise son autonomie. »<br />É Castoriadis, mas podia ser Badiou, para quem o que interessa não é o que está acima das coisas humanas, mas a capacidade dos humanos de se projetarem acima das coisas. <br />De resto a citação foi roubada a um artigo de um tipo chamado Gernot Kamecke que compara justamente o Badiou e o Castoriadis - o Niet já tem quem lhe faça companhia na admiração pelos dois filósofos :)<br />A citação é da instituição imaginária.<br />Abraço,<br />bruno.Bruno Peixe Diashttp://5dias.net/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-81594632953998614642011-03-29T23:18:40.510+01:002011-03-29T23:18:40.510+01:00MS. Pereira:Há um texto do Castoriadis- in Histoir...MS. Pereira:Há um texto do Castoriadis- in Histoire e Création- que rasa o sentido do teu comentário(?) à tribuna opinativa de A. Badiou. Que ataca as visões teológicas que subliminarmente detectas na apostrófe " irónica " de Badiou contra Sarko e B-H.Lévy.Trata-se de um texto magistral, muito longo, este de Castoriadis sobre os processos de como o imaginário pode subverter a alienação: " A humanidade cessará de alienar-se quando terminar por procurar definir-se relativamente a outra coisa, a uma outra significação, quando aceitar assumir-se nesta(identidade/alteridade), não indefinição, mas pela especificidade do seu " estatuto", que se deseja que não seja outra coisa que o fazer de um ser feito e o fazer ser de um ser a fazer ". Bon vent et lune pleine, como dizem os marinheiros! NietAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-8894372212264833612011-03-29T20:10:32.733+01:002011-03-29T20:10:32.733+01:00Niet,
não nego os factos que referes. Mas a entre...Niet,<br /><br />não nego os factos que referes. Mas a entrevista documenta bem aquilo a que outro pensador, que conheces bem e citas repetidamente, chamaria o primado do teórico-especulativo e a obliteração mais ou menos completa de juizo político. Não te parece?<br /><br />mspMiguel Serras Pereirahttps://www.blogger.com/profile/15037992737494978391noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-78511516364080184322011-03-29T18:38:58.598+01:002011-03-29T18:38:58.598+01:00MS.Pereira: Estás a ser injusto. O Badiou tem cois...MS.Pereira: Estás a ser injusto. O Badiou tem coisas muito trabalhadas( é um filósofo militante), e avançou imenso- mesmo politicamente.Envolveu-se, desde há anos, em grandes movimentações basistas em Paris contra a repressão sarkozista, o tal, precisamente: Movimento de apoio aos Sem-Papéis,Acções múltiplas contra a repressão terrível e murada praticada nos Asilos Psiquiatras franceses,etc. Este texto é uma " tribuna " de Opinião pessoal contra a tragi-comédia criada por Sarko, Cameron e Obama, secundada por B-H.Lévy: a intervenção desproporcionada," ambiciosa " e sanguinária contra um mosaico de " tribos " dirigido por Khadaffi. E, meios árabes em Paris ,declararam hoje que existem grandes démarches no terreno- Tunisia, Venezuela...- para ser encontrada uma solução para o Kaiser líbio e seus familiares.NietAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-76222093913709502162011-03-29T15:38:19.284+01:002011-03-29T15:38:19.284+01:00Niet,
ainda que déssemos de barato que a análise d...Niet,<br />ainda que déssemos de barato que a análise de Badiou é correcta - de facto, é insuficiente e comporta coisas altamente contestáveis -, nada nela nos indica o que fazer em apoio daqueles que são para eles os portadores da Verdade, entre a espada e a parede. O artigo lê-se com curiosidade, mas é, com efeito, o de um filósofo acima da "maré das coisas humanas" que desdenha tomar partido - uma vez que as condições de uma acção da Verdade ou do sentido verdadeiro ainda não estão reunidas, ou foram curtocircuitadas pelos "bandidos" dos vários campos e tendências. Caricaturando, mas não muito, dir-se-ia que teremos de esperar por uma revolta contra os bandidos em que estes não intervenham para estragar as coisas, designando-se a si próprios como bandidos e oferecendo-se à fúria popular…<br />Mas, de qualquer modo, obrigado pela referência (o link para o texto do do filósofo das matemáticas e do amor é: http://www.liberation.fr/monde/01012328104-un-monde-de-bandits-dialogue-philosophique ).<br /><br />Bom vento!<br /><br />mspMiguel Serras Pereirahttps://www.blogger.com/profile/15037992737494978391noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-24343875943891959572011-03-29T11:39:23.403+01:002011-03-29T11:39:23.403+01:00Alain Badiou escreve sobre a Guerra na Líbia! Gran...Alain Badiou escreve sobre a Guerra na Líbia! Grande texto metafórico do filósofo - post maoista e post lacaniano - contra a terrível ameaça para o despertar da Democracia Árabe, que os " padrinhos " ocidentais/civilizacionais" lançaram sobre a Líbia, em especial, e o Médio Oriente, em geraa. A não perder, pois, dada a precisão infinitesimal da análise diluída num " diálogo filosófico " de alta voltagem. Procurar na página de Debates do LibérationOnline de ontem. NietAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-11846785126014245192011-03-28T22:47:45.707+01:002011-03-28T22:47:45.707+01:00Já näo sei em que acreditar.
Nem nunca se viram o...Já näo sei em que acreditar. <br />Nem nunca se viram os tais "bombardeamentos de civis", nem aogra nas cidades "re-libertadas" indícios de "massacres".<br /><br />Quem se queixava que estavam a ser agredidos e roubados eram os trabalhadores egípcios que tentavam voltar para casa.<br /><br />E documentadas efectivamente säo as pilhagens feitas pelos rebeldes, até em hotéis. Ah, e os mortos civis provocados pelos "bombardeamentos humanitários para proteger civis".Zuruspanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-58266565000047273172011-03-28T17:05:16.170+01:002011-03-28T17:05:16.170+01:00Caro Anónimo das 16 02,
1. havia o risco efectivo...Caro Anónimo das 16 02,<br /><br />1. havia o risco efectivo de esmagamento dos insurrectos.<br />2. A posição a assumir pelos cidadãos apostados na democratização das instituições da economia política europeias e globais seria pressionar os seus governos ao reconhecimento e apoio aos insurrectos (armas, mantimentos, assessoria militar, embargo do campo da ditadura, versão mínima de uma no fly zone). Com ou sem aval das Nações Unidas e numa iniciativa coligada à maregem da NATO.<br />3. Dada a evolução dos acontecimentos, o que há a fazer é insistir na interpretação restrita da intervenção destinada a garantir a no fly zone, e continuar a exigir à UE uma tomada de posição autónoma e de apoio logístico-militar ao campo insurrecto, pedindo-se a este que se comprometa com um programa de garantia de liberdades e direitos claro.<br />4. O que se está a passar na Síria e no Iémen, no Bahrein e em Marrocos, etc. torna cada vez mais imperioso que continuemos a bater-nos por uma política alternativa e autónoma da UE, que vá um pouco mais longe do que não fazer seja o que for perante as revoltas ameaçadas de banhos de sangue para não fazer o jogo das oligarquias.<br />5. Ainda que longe do poder instituído, um movimento democratizador dsperto na Europa pode, não determinar em todos os pontos desejáveis, mas inflectir significativamente as decisões dos governos em relação às revoltas mediterrânicas, ao mesmo tempo que dar início assim a um novo marcar da sua presença activa. <br /><br />Saudações cordiais<br /><br />mspMiguel Serras Pereirahttps://www.blogger.com/profile/15037992737494978391noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-63765264315402155522011-03-28T17:05:03.146+01:002011-03-28T17:05:03.146+01:00Anónimo das 16.o2: Concordo com a sua posição.Há u...Anónimo das 16.o2: Concordo com a sua posição.Há uma implicita lógica de Dominação e de Violência Antropológica e Civilizacional na " cruzada " contra a Líbia, como a definiu um homem de mão de Sarkozy. O Baudrillard cataloga essa terrivel e mortífera lógica- Ocidental,Teconocientífica e Mortífera: " Para a potência mundial, tanto ou mais integrista que a ortodoxia religiosa, todas as formas diferentes e singulares constituem Heresias. Por isso, estão condenadas quer a integrar de livre vontade ou à força a Ordem Mundial; ou, então, a desaparecer.A missão do Ocidente(que não tem já valores próprios) consiste em submeter por todos os meios as multiplas culturas à lei feroz da Equivalência. Uma cultura que perdeu os seus valores não pode senão vingar-se na dos outros.(...)O objectivo é de laminar todas as zonas refractárias, de colonizar e de domesticar todos os espaços selvagens, quer sejam lugares geográficos ou universos mentais ", in J. Baudrillard, in " A violência do Mundial ". Salut! NietNietnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-35813214321955897582011-03-28T16:02:12.961+01:002011-03-28T16:02:12.961+01:00Não deixa de ser curioso que tenha sido Pacheco Pe...Não deixa de ser curioso que tenha sido Pacheco Pereira, ontem, a chamar a atenção de que o argumento da protecção dos civis seja falacioso, já que o que existem são grupos armados em confronto e não qualquer «massacre» de populações civis.<br />As razões desta guerra estão claras: são razões geoestratégicas do controle do Norte de África e dos recursos estratégicos. Todos sabemos que se os rebeldes fossem «fundamentalistas» islâmicos, ninguém iria em seu socorro. Que aqui se faça a defesa das «vias de facto» com argumentos morais e políticos que manifestam toda a ingenuidade dos autores, pois não acredito serem cínicos, só é um sintoma da ausência de um crítico espírito radical e autónomo.Anonymousnoreply@blogger.com