tag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post8249064692899789463..comments2023-12-08T17:05:22.577+00:00Comments on Vias de Facto: Sobre uma importante tomada de posição do colectivo do Passa Palavra: dominação de classe e cidadania governanteVias de Factohttp://www.blogger.com/profile/17208417609194364156noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-60559011729918347552013-04-06T18:15:04.751+01:002013-04-06T18:15:04.751+01:00muito obrigado aos dois, pela indicação da entrevi...muito obrigado aos dois, pela indicação da entrevista e também pela reflexão em torno do que é o cidadão.<br /><br />um abraçoasnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-22837052677692617482013-04-04T19:59:24.710+01:002013-04-04T19:59:24.710+01:00MS.Pereira: Como sabes, de vez em quando acerto. ... MS.Pereira: Como sabes, de vez em quando acerto. Aquelas teses que unifiquei do" Corneille " sobre o que é ser chefe,dirigente e revolucionário, antes e depois da revolução encheram-me o coração, acredita. O pior é que não gravo os comentáriosinhos...E isso obriga-me a ter que ler e interpretar sem cessar. Aliàs,para comentar(inho) qualquer coisinha, cada vez levo mais tempo.E depois, há que evitar os alçapões do marxismo " oficial "...Tenho vários volumes do Dewey, do Putnam e do Lukacs para ler...Salut! NietAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-91809008752466405042013-04-04T18:58:51.882+01:002013-04-04T18:58:51.882+01:00Niet,
obrigado pelo teu comentário, apesar de dem...Niet,<br /><br />obrigado pelo teu comentário, apesar de demasiado lisonjeiro, tendo em conta o que escrevi. Mas a citação do Castoriadis - ou melhor, o texto da entrevista que referes -, seria bom que fossem mais debatidos e divulgados.<br /><br />Saúde e liberdade<br /><br />msp<br /><br />Miguel Serras Pereirahttps://www.blogger.com/profile/15037992737494978391noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-11781018353476626482013-04-04T11:30:01.910+01:002013-04-04T11:30:01.910+01:00Não é possível que este magnifico e profundo texto... Não é possível que este magnifico e profundo texto do MS Pereira fique sem rede. Nós bem sabemos que os novos " doutrinários " lisboetas se rogam aos pés dos Jameson,Taylors e Cia dos terriveis e equivocos tempos que correm... Por nós, para combater as novas seduções dos vendedores de ilusões, sublinhamos a clareza e subversão das proposições de C. Castoriadis, insertas numa grande entrevista de 1977, coligida no volume " Uma sociedade à deriva ".<br /> " Qual é a raíz do conflito social no regime actual,para além da simples oposição de interesses? A contradição fundamental da sociedade capitalista- quer seja capitalista burocrática fragmentada, como no Ocidente, quer seja capitalista burocrática total e totalitária,como existia no Leste ou hoje na China, Coreia do Norte, por exemplo, nos países abusivamente chamados socialistas- é imanente à própria organização desta sociedade; à divisão entre dirigentes e executantes. Trata-se de uma divisão que implica a exclusão das pessoas da sua própria vida, individual e colectiva. Falo de divisão entre dirigentes e executantes, e não da velha oposição da filosofia política entre dirigentes e dirigidos. É possível ser-se dirigido, não é possível ser-se puramente executante. Ora o regime tenta reduzir as pessoas a puros executantes - é obrigado a fazê-lo - exclui-las da direcção das suas próprias actividades; e ao mesmo tempo, não poderia sobreviver se conseguisse realizar plenamente esse fim, impôr às pessoas uma passividade total. Vemo-lo claramente a partir do exemplo da organização do trabalho na empresa contemporânea). (...) Não haverá transformação da sociedade sem actividade política explicita e elucidada. A actividade política é necessariamente colectiva.Precisamos, portanto,de uma colectividade politica que lute e aja tendo em vista a transformação da sociedade, a instauração de uma sociedade autónoma.(...) o projecto da transformação radical da sociedade, revela-se nisto mesmo, no facto de encarnar,ainda que de modo parcial, fragmentário,balbuciante, estas novas significações políticas centrais: autogestão, auto-organização, auto-governo, auto-instituição . ( ...) Esta organização colectiva terá uma série de tarefas a desempenhar: difundir e fazer conhecer o verdadeiro conteúdo das lutas e dos movimentos que se desenrolam, discutir a sua significação, as suas eventuais fraquezas, as razões do seu sucesso ou do seu fracasso, apreender a sua exemplaridade. A sua universalidade não lhe chegará da posse de uma " teoria verdadeira " definida de uma vez por todas- mas do facto de ela se esforçar por explicitar o que está já presente, de modo implicito, como universal imanente na actividade das pessoas, como significação dessa actividade que supera as circunstâncias particulares em que encarnou ". Salut! Niet Anonymousnoreply@blogger.com