tag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post4966355273595081721..comments2023-12-08T17:05:22.577+00:00Comments on Vias de Facto: Que movimento por que democracia?Vias de Factohttp://www.blogger.com/profile/17208417609194364156noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-50821109037497860592011-06-15T01:59:09.490+01:002011-06-15T01:59:09.490+01:00Subscrevo por inteiro. As considerações finais, em...Subscrevo por inteiro. As considerações finais, em torno de como a "vida boa" deve ser potenciada, são particularmente marcantes.O Clandestinohttp://jatarda.wordpress.com/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-62710783411433703562011-06-14T07:23:06.108+01:002011-06-14T07:23:06.108+01:00Salut, Niet!
mspSalut, Niet!<br /><br />mspMiguel Serras Pereirahttps://www.blogger.com/profile/15037992737494978391noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-81795017687383126112011-06-14T00:53:48.422+01:002011-06-14T00:53:48.422+01:00Este texto do MS. Pereira é o corolário de meses d...Este texto do MS. Pereira é o corolário de meses de intensa reflexão e explicação/teorização política, em torno da política de Autonomia e Democracia. O " manifesto " tem múltiplos andamentos e séries de sentido político: complexos e circulares, agenciados em torno do agir,da criação e defesa da auto-instituição da sociedade e da economia. " A política não é luta pelo poder no interior de instituições dadas, nem simplesmente luta pela transformação das instituições ditas políticas, ou de certas instituições, ou mesmo de todas as instituições. A política é a partir de agora a transformação da relação da sociedade perante essas instituições; pela instauração de um estado de coisas no qual o homem social pode e quer olhar as instituições que regulam a sua vida assim como as suas próprias criações colectivas; portanto, que as pode e quer transformar cada vez que sente necessidade e desejo nisso ", C. Castoriadis.( La Société bureaucratique.UGE.paris 1972).Vamos ver se consigo, nos próximos tempos, conseguir enquadrar e realçar a teoria libertadora de Castoriadis face aos Habermas, Rortys e Bensaids que o tentaram contestar...De qualquer das formas, o texto do MSP é um repto fortíssimo e que merece toda a nossa atenção, claro como água cristalina e pura. NietAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-4656869945926113482011-06-13T14:53:43.286+01:002011-06-13T14:53:43.286+01:00Caro Pedro,
tens razão no que dizes, mas o problem...Caro Pedro,<br />tens razão no que dizes, mas o problema é que o termo "grande narrativa" sugere - contra a inspiração melhor do teu pensamento - um processo antecipadamente finalizado, bem como uma homogeneidade dos pontos de partida ou balanços do passado, que podem dar origem a equívocos. Quanto ao resto, ainda bem que sublinhas a solidariedade profunda das nossas perspectivas, que também eu nunca deixei de pressupor ao escrever este post. <br /><br />Abraço também para ti<br /><br />miguel(sp)Miguel Serras Pereirahttps://www.blogger.com/profile/15037992737494978391noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2525053614363345408.post-67148406533032168072011-06-13T11:16:43.974+01:002011-06-13T11:16:43.974+01:00Caro Miguel,
Concordo totalmente com o que afirma...Caro Miguel,<br /><br />Concordo totalmente com o que afirmas. Mas talvez não tenhas entendido o que quis dizer com grande narrativa unificadora. Porque o que propões é isso mesmo: a democracia [esquerda] como aliança de pessoas livres e iguais, fraternas entre si na mesma dignidade. Uma narrativa política tem 3 componentes: o passado (o contexto); o presente (o que é preciso fazer agora); o futuro (o que esperamos atingir). É "grande e unificadora" quando abarca todos os aspectos da vida em sociedade, construindo um todo coerente. O futuro já o identificaste: onde pretendemos chegar é a uma sociedade constituída por pessoas livres e iguais, fraternas entre si na mesma dignidade. O passado/presente, que queremos deixar para trás, está há muito identificado, e é caracterizado por uma imensa desigualdade que atravessa todos os aspectos - políticos, sociais, económicos - da vida em sociedade. Falta construir a via, alterar o presente até chegarmos ao futuro. E identificas o modo como essa via deve ser construída, através da discussão e decisão democrática. Falta fazê-la, e aparecerem propostas coerentes com o que conhecemos do passado e o que queremos para o futuro. Acima de tudo, "grande narrativa unificadora" significa elaborar um conjuntos de atitudes e propostas que sejam coerentes e remetam para um conceito unificador, que neste caso seria democracia. Isto é, propomos tal e fazemos isto de tal maneira porque defendemos que "as pessoas devem ser livres e iguais, fraternas entre si na mesma dignidade". É quando as propostas políticas são acompanhadas de uma narrativa unificadora que elas fazem sentido, e, ressoando com as aspirações das pessoas, podem recolher um amplo apoio. <br /><br />Um abraço,<br /><br />PedroPedro Vianahttps://www.blogger.com/profile/00246186627900871576noreply@blogger.com