Quando a ideia é dizer que "Israel é a única democracia do Médio Oriente", Israel é um estado multiconfessional e multiétnico; mas se a ideia for dizer que a oposição ao Estado de Israel é anti-semitismo, Israel é o "Estado judeu".
3
comentários:
Filipe Abrantes
disse...
Sionistas e pró-sionistas têm tendência natural para a aldrabice.
Filipe, ...os próprios portugueses são conhecidos por terem uma tendência natural para a aldrabice... Nas aventuras de Tintin, o vendedor da banha da cobra no médio oriente era justamente o Sr. Oliveira de Figueira. Essas generalizações que tomam uma amostra como representativa de um todo podem ser injustas para milhões deles, já tiveram resultados miseráveis no passado, e é por causa delas que o estado de Israel existe..
Miguel, Podemos fazer jogos de palavras, mas a oposição "ao" (e não "no")estado de Israel é de facto anti-semita... E não pense que isto significa acordo com a forma como o estado de Israel se comporta.
Subscrevo. Como há uns tempos escreveu Maruja Torres no 'El Pais', anti-semitismo e anti-sionismo são coisas muito diferentes, e confundi-las tem por objectivo chantagear emocionalmente os anti-sionistas. É curioso que Manuel Vilarinho Pires critica, e bem, as generalizações, mas acaba por fazer uma. Eu também poderia dizer que generalizações como «a oposição ao estado de Israel é de facto anti-semita» dão cobertura moral a Israel para fazer o que tem feito na Palestina.
Ora, disse a Morsa ao Carpinteiro vamos ter muito que falar: de botas, e lacre, e veleiros, de reis, e couves da casa, de saber porque ferve o mar, ou se há porcos com asas.
Lewis Carroll
Alice do outro lado do espelho, cap. IV
3 comentários:
Sionistas e pró-sionistas têm tendência natural para a aldrabice.
Filipe,
...os próprios portugueses são conhecidos por terem uma tendência natural para a aldrabice...
Nas aventuras de Tintin, o vendedor da banha da cobra no médio oriente era justamente o Sr. Oliveira de Figueira.
Essas generalizações que tomam uma amostra como representativa de um todo podem ser injustas para milhões deles, já tiveram resultados miseráveis no passado, e é por causa delas que o estado de Israel existe..
Miguel,
Podemos fazer jogos de palavras, mas a oposição "ao" (e não "no")estado de Israel é de facto anti-semita...
E não pense que isto significa acordo com a forma como o estado de Israel se comporta.
Subscrevo. Como há uns tempos escreveu Maruja Torres no 'El Pais', anti-semitismo e anti-sionismo são coisas muito diferentes, e confundi-las tem por objectivo chantagear emocionalmente os anti-sionistas.
É curioso que Manuel Vilarinho Pires critica, e bem, as generalizações, mas acaba por fazer uma. Eu também poderia dizer que generalizações como «a oposição ao estado de Israel é de facto anti-semita» dão cobertura moral a Israel para fazer o que tem feito na Palestina.
Enviar um comentário