14/02/12
Kropotkin
por
Pedro Viana
No dia 8 de Fevereiro de 1921, morreu Petr Kropotkin. Como aqui foi relembrado, Kropotkin necessita de ser re-lido numa época em que a teoria política que ajudou a desenvolver, o anarquismo, renasce na prática quotidiana da revolta contra o sistema político e sócio-económico hegemónico.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
9 comentários:
P. Kropotkin foi um adversário sublime, rigoroso e apaixonado de Marx e Lénine. A sua vida é um romance inolvidável, as suas teses sobre a Comuna - a necessidade dos "sovietes " a partir das aldeias- e sobre a Revolução Francesa, a Grande Revolução - são marcos indispensáveis e incontornáveis para quem deseja libertar-se, a sério e com elevação ética e estéctica! Niet
"...renasce na prática quotidiana da revolta contra o sistema político e sócio-económico hegemónico."
Cuidado,pode dar espaço a mal interpretações.
Abraço livre.
Quem me diz onde encontrar textos de referência em português ?
Abraço
nelson anjos
deviam era ler marx.
Caro Nelson,
Que eu saiba existe um panfleto e um livro de Kropotkin que foram traduzidos em português e continuam à venda. O panfleto chama-se "A Moral Anarquista" e foi editado pelas Edições Silabo, enquanto que o título do livro é "A Conquista do Pão", editado pela Guimarães Editores. A tradução para inglês de ambos pode ser encontrada aqui, sob o título de "Anarchist Morality" (5o na lista) e "The Conquest of Bread" (11o na lista). No website indicado estão disponíveis muitas outras obras de Kropotkin, incluindo "Fields, Factories and Workshops" que desenvolve as ideias apresentadas em "Mutual Aid" e "The Conquest of Bread".
Cumprimentos,
Pedro Viana
nelson anjos,
Em português no site http://seeunaopuder.blogspot.com/p/livros.html
Ajuda Mútua: um fator de evolução
A Conquista do Pão
Alguns textos em português online:
http://pt.scribd.com/doc/55962656/Kropotkin-A-Lei-e-a-Autoridade
http://pt.scribd.com/doc/51095271/Kropotkin-Comuna-de-Paris
Diversos títulos de Kropotkin, bem como de outros autores anarquistas,em edições portuguesas e brasileiras podem ser encontrados na Livraria Letra Livre em Lisboa, na Livraria Utopia no Porto e no Centro de Cultura Libertária em Almada.
Um abraço e o meu obrigado a todos
nelson anjos
Enviar um comentário