A favor:
- Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (óbvio)
- Partido do Centro (católico; embora tenha sido recriado após 1945, grande parte dos seus antigos militantes foi para a CDU)
- Partido Nacional Popular Alemão (conservador; o partido tradicional da aristocracia prussiana)
- Partido Popular Bávaro (católico conservador e regionalista, antepassado da CSU)
- Partido do Estado Alemão (uma mistura de liberais de esquerda e de fascistas; um dos antepassados do FDP)
- Serviço Popular Social Cristão (conservador protestante)
- Partido Agrário Alemão
- Partido Popular Alemão (liberal de direita, um dos antepessados do FDP)
- Liga Agrária (latifundiários)
- Partido Social-Democrata
- Partido Comunista (tecnicamente, não votou contra porque os deputados estavam todos presos)
5 comentários:
Quem entregou o poder a Hitler foi uma parte substancial do povo alemão.
Não se pode ficar por esse dado factual dos votos no Parlamento. A culpa não é só das elites, das classes dominantes, pois sempre que o povo cede aos interesses das classes dominantes é cumplice dessas políticas. Só assumindo que as pessoas, ou se quisermos as classes dominadas, podem dizer não é que podemos assumir a possibilidade de uma mudança radical das sociedades humanas.
Ou seja, segundo o Libertário, os fdp (de filhos da puta) que entregaram o poder a Hitler, "estavam apenas a cumprir ordens".
o rui carmo até pode ser liberal, mas pelo que escreve no insurgente aborda menos as questões económicas que as raciais/culturais. é sempre a favor das intervenções de guerra americanas/ocidentais, dá a entender não raras vezes que acha o ocidente culturalmente mais "avançado" que os povos bárbaros e por isso mesmo deve ser chamado a repor a ordem sempre que a ordem dominante abana em qualquer parte do mundo. não duvido que encaixa no perfil de um "liberal" que teria votado no hitler se fosse alemão.
é interessante verificar nestas comparações subjectivas quanto as condições objectivas a que o povo está sujeito são desconsideradas...
Ontem ao ouvir o lider dos neonazis gregos não podemos sentir outra coisa senão um arrepio de perplexidade: "a Junta de ajuda aos bancos tem de ser varrida do Poder, o povo grego tem de recuperar a sua soberania livrando-se da ocupação dos fundos financeiros globais", dizia ele.
Acho que a situação hoje é exactamente a mesma que Hitler tinha na Alemanha, cujo povo estava sujeito a pagar exorbitantes quantias aos vencedores da guerra lançando o povo em condições desumanas.
Que terá o anti-semita e defensor de fascismos médio-orientais Xatoo contra os nazis?
Enviar um comentário