20/02/11

Internacionalismo

Photo From Egypt: "Egypt Supports Wisconsin Workers." on Twitpic

Financiemos a revolução!


Qualquer montante serve.

A repressão na Líbia



[não é possível confirmar se o vídeo é autêntico]

18/02/11

A repressão no Bahrein

Nem espumante, bolo ou velinhas, apenas e só “ódio de classe”

O vigilante e patético Casanova:

Os média dominantes, na sua generalidade, silenciaram o aniversário do Avante!

O ódio de classe é assim, pelo que não há razão para surpresas.

Surpresa seria – e grande – se o aniversário do órgão central do Partido Comunista Português – que orgulhosamente ostenta no seu cabeçalho a foice e o martelo e a consigna Proletários de todos os países, UNI-VOS!… – tivesse sido tratado de forma diferente da que foi pelos jornais que são propriedade dos grandes grupos económicos e financeiros…

Na verdade, não há «parabéns» possíveis – nem desejáveis, diga-se – nestas circunstâncias. Regista-se a ocorrência apenas para ficar registada – e para arquivar no dossier dos exemplos da imparcialidade e da isenção que os média dominantes se atribuem e não se cansam de apregoar.

(publicado também aqui)

Coisas simples: Tea for two numa tarde de chuva

Proteger os tachos

PS e PSD impediram a adopção na Assembleia da Republica de projectos, do BE, PCP e CDS, de limitação às remunerações dos gestores de empresas controladas pelo Estado. A corrupção partidária do Partido do Tacho (mais conhecido pelas siglas das suas duas facções, PS e PSD) em todo o seu esplendor, sem qualquer pudor.

Um espetáculo ! Os trabalhadores norte-americanos optam por um tipo novo de moção de censura.




Mais um exemplo do tal imprevisivel não previsto que se torna realidade.
Milhares de funcionários públicos, de jovens estudantes e mesmo alguns grupos de trabalhadores de empresas privadas sairam à rua, quarta-feira dia 17 fevereiro, em Madison, no Estado do Wisconsin, acabando por ocupar o Parlamento (Capitol) do Estado aos gritos, « Todos p’rá rua ! ». O Governador ficou fechado nos seus luxuosos aposentos, enquanto centenas de manifestantes envadiram o bairro chic onde ele vive. Grupos de manifestantes deslocaram-se às confortaveis residencias de alguns deputados locais e “convidaram” as suas familias para passar algumas horas na rua, no meio da neve…Uma maneira muito didática de lhes mostrar em que condições vivem as pessoas expulsas das suas casas.
Tudo começou quando o governo (republicano) do Estado anunciou a intenção de fazer votar e aplicar uma série de medidas que representam um corte de 8%  nos salários dos funcionarios do Estado. Muitos dos manifestantes desfilavam com pancartas individuais. Numa delas podia-se ver a foto do governador com a seguinte frase : « Mubarak já foi, este vai ser o próximo ! », outros gritavam « Revoltemo-nos como os egipcios ! ». Alguns dos manifestantes instalaram um acampamento na praça, diante do Parlamento. Um dia depois, o numero de manifestantes  aumentou para 25 000 e a mobilisação continua a crescer.
Comentava recentemente um amigo meu, “Espanta-me até que por cá (em Portugal) o pessoal olhe para a Tunes e o Cairo, ou Argel, como se fossem um bairro de lata nos arredores de Luanda. De facto, as pessoas chegarão à conclusão que estaremos mais perto de Argel e do Cairo do que de Helsínquia.” E agora ? Como é que vão olhar para os trabalhadores norte-americanos ?
Da política tradicional não ha nada a esperar, está mais do que visto. E se a acção hoje é necessaria, ela só pode ser directa e sem mediações. Os trabalhadores du Wisconsin mostram como é.

Para quém quer saber mais sobre os acontecimentos (e lê o inglês) aqui vai um texto enviado por uma amiga norte-americana. Também se pode consultar o site da revista da esquerda sindical norte-americana, www.labornotes.org.
Também um video de um grupo trotskista norte-americano : http://www.wsws.org/articles/2011/feb2011/wvid-f17.shtml.

 


Thousands in Wisconsin demonstrate against cuts By Tom Eley and Andre Damon
16 February 2011

Over the past two days, thousands of workers in a number of cities and towns in Wisconsin have demonstrated against a bill backed by Governor Scott Walker that would force drastic pay cuts on nearly 175,000 state, local and university employees, and effectively outlaw their right to strike. The Republican governor has put the National Guard on alert and has threatened to deploy them in order to implement his demands.
Police estimated 13,000 demonstrated outside the state capitol in Madison on Tuesday, far exceeding the expectations of the public sector unions who called the rally as a lobbying effort to sway a handful of Republican legislators to oppose Walker’s bill. Protesters began arriving at noon, including hundreds of students who walked out of a local high school and marched miles to join the protest.
Tuesday’s Madison demonstration follows a march on the capitol estimated at
1,100, led by University of Wisconsin graduate students, which took place the day before. Another large demonstration is expected to take place in Madison on Wednesday, with workers and students busing in from throughout the state. Large protests have also taken place in Milwaukee, Eau Claire and Superior.

The bill, which could pass through the state legislature as early as today, would require workers to almost double their deductions for health care and retirement benefits. According to various analyses, these added contributions would equate to anywhere from an 8 to 20 percent pay cut.
The measure would also make strikes among state workers illegal, giving the governor unilateral authority to fire workers who “participate in an organized action to stop or slow work,” or who “are absent for three days without approval of the employer.” It would remove the right of unions to negotiate pensions, retirement and benefits, and would prohibit the union dues check-off for government workers. These changes would also apply to childcare workers, home health care workers, and employees of the University of Wisconsin system and its hospital arm.
The bill also ends health insurance coverage and retirement benefits for temporary workers hired by the state, apparently including certain categories of graduate student labor.
Both the magnitude of the cuts and the provocative way Walker has demanded
them have created a backlash among Wisconsin workers and youth. In announcing his preparations to deploy the National Guard the governor implicitly threatened violence against those opposing the draconian cuts, saying the troops were “prepared ... for whatever the governor, their commander-in-chief, might call for. I am fully prepared for whatever may happen.”
In the face of this provocation the unions that organized the demonstrations—the American, Federation of State, County and Municipal Employees (AFSCME), the Wisconsin Education Association and the American Federation of Teachers—have offered no strategy to fight, insisting instead that protesters appeal to state Republicans and Democrats to rein in Walker.
But Democratic governors in New York, California and other states are imposing draconian cuts too, along with the Obama administration on the federal level. Walker’s predecessor, Democrat Jim Doyle, in 2009 demanded massive cuts to the state budget, including a 5 percent across-the-board funding cut to state agencies, reducing aid to public schools by $290 million, laying off hundreds of state workers and imposing a two-year pay freeze on the remainder.
The World Socialist Web Site spoke to two University of Wisconsin graduate students who participated in Tuesday’s Madison demonstration, Scott Prinster of the Department of the History of Science and Jacquelyn Gill of the Geography Department.
“You had the food service workers and the teachers and the childcare providers and Teamsters and pipefitters,” Prinster said. “It’s a reminder of how broadly destructive the budget cuts are. It was inspiring to see how many different people were working for the same thing.”
Gill echoed these sentiments. “What was so powerful to me about today’s rally was that so many people came together from all over Wisconsin,” she said. “The state has a reputation of being blue [Democrat] in Madison, and to a lesser extent Milwaukee, and bright red [Republican] in the rest of the state. I stood with iron workers, Oscar Mayer plant workers, firefighters (who are exempt from the bill, but came out anyway in support), teachers, state and municipal employees, nurses—everyone.”
The mass protests in Egypt that led to the downfall of dictator Hosni Mubarak were very much on the minds of the Wisconsin demonstrators, who held signs with slogans like “Protest Like an Egyptian,” “If Egypt Can Have Democracy, Why Can’t Wisconsin?” and calling the governor “Hosni Walker.”
A day earlier, a protest of several hundred took place in Milwaukee, Wisconsin’s largest city, at the University of Wisconsin-Milwaukee. Teaching assistants there could see pay cuts as high as 20 percent, and many research assistants would lose their health insurance coverage completely.
“Some speakers made allusions to the protests this month that forced the president of Egypt to resign,” the Milwaukee Journal-Sentinel reported. “A few in the crowd waved shoes in the air, a sign of disrespect in Arab culture that was used by some of the Egyptian protesters.”
The speed with which the protests have spread and grown is striking. Monday’ s protest in Madison saw a crowd estimated at 1,100 march from the University of Wisconsin campus down State Street to the capitol building and to the office door of the governor. The demonstration had originally been called by a union of teaching assistants to protest cuts to the university system’ s budget, but it was expanded in the wake of Walker’s provocative statements against state workers. Demonstrators chanted, “Kill this bill.”
The size of the Monday demonstration, only a tenth the size of the Tuesday event, surprised its organizers. It was evidently joined by many undergraduate students as it made its way along State Street. According to the Badger Herald, “The ranks of the protesters continued to swell throughout the march from Memorial Union to the steps of the Capitol.”
“The student body is such a powerful force, and we can contribute one of the strongest voices around that can do something about it,” said Markus Nevil, a university undergraduate.
Also on Monday, over 100 students staged a walkout from the high school in the small industrial town of Stoughton in opposition to Walker’s bill.
In Eau Claire, a standing-room only crowd numbering in the hundreds packed a junior high school auditorium on Monday, again surprising event organizers.
In the town of Superior, in the far northwestern corner of the state, 200 to 300 attended a Monday meeting in opposition to the cuts at the University of Wisconsin, Superior.

17/02/11

É coisa muito mais simples, acreditem


A propósito da proibição, nas escolas públicas, de uma campanha contra o bullying dirigido a homossexuais, há quem lance explicações mirabolantes. Uns garantem-nos que os burocratas de serviço no ministério da Educação acalentam uma qualquer "doutrina oficial sobre modos lícitos de amar", com o santo espectro de Giordano Bruno à mistura. O alerta para a "demonização da homossexualidade" pouco menos fantasista é.
Desiludam-se os que encontram em mais esta cretinice oficial um qualquer sistema de pensamento, por sinistro ou tosco que seja. Não. Trata-se de algo mais chão, mais rasca, mais típico de Portugal: cobardia.
Só de imaginarem o que "os jornais", ou "a oposição", ou "a Igreja", ou uma qualquer associação de pais imbecis iria dizer, as alminhas do ministério devem ter ficado transidas de medo. E optaram pela saída comum dos cobardes: proibir e pronto.

Se calhar, manterem o poder era mesmo uma questão de vida ou de morte....

Ben Ali teve um AVC. Mubarak não vai por melhor caminho. Se calhar, amanhã o Kadafi apanha uma alergia ao botox.

Perseguição


O que significa esse "exemplo"? A punição de Battisti resolveria a questão da violência na Itália nos anos 70?
Negri - Precisamente. Resolveria em dois sentidos: por um lado, se recupera aquilo que eles chamam 'um assassino'; e por outro se esquece aquele que foi um Estado de Exceção, que permitiu a detenção e a prisão preventiva de milhares de pessoas durante estes anos. 
É necessário recordar que nos anos 70 o limite jurídico da prisão preventiva era fixado em 12 anos. É necessário recordar o uso da tortura e de processos sumários inteiramente construídos sob a palavra de presos aos quais era prometida a liberdade em troca de confissões. Este foi o clima dos anos 70. E não nos esqueçamos que nos anos 70 houve 36 mil detenções, seis mil pessoas foram condenadas e milhares se refugiaram no exterior. E se há quem duvide desses números, e que quer continuar duvidando, basta que deem uma olhada nos relatórios da Anistia Internacional naqueles anos. Portanto, essa é uma questão muito séria. 
O caso Battisti é, na verdade, um pobre exemplo de uma estrutura, de um sistema no qual a perseguição, insisto na palavra 'perseguição', era acompanhada por enormes escândalos na estrutura política e militar italiana. 
Houve uma construção, principalmente por meio de uma loja maçônica chamada P2, de uma série de atentados dos quais ainda hoje ninguém sabe quem foram os autores, atentados que deixaram milhares de mortos, por parte da direita. E o governo italiano nunca pediu, por exemplo, que o único condenado por estes atentados seja extraditado do Japão, onde se refugiou. Existe uma desigualdade nas relações que o governo italiano mantém com todos os outros condenados e refugiados de direitas que é maluca. O governo italiano é um governo quase fascista.
Entrevista de Antonio Negri sobre o caso Battisti disponível aqui. Tudo sobre o caso Battisti em Cesarelivre.org

A Esquerda possível


O drama maior desta moção de censura e do pé de vento que ela veio levantar - para quem não derrama uma lágrima pela estabilidade e pela confiança dos mercados - é que os argumentos mais sólidos contra Cavaco (e portanto, a favor de Manuel Alegre) servem igualmente contra Passos Coelho (e portanto, a favor de Sócrates).  O orçamento não pertence menos a um do que a outro e o PEC foi aprovado por todos. Se é do mal menor que se trata, o que valeu para Alegre vale também para Sócrates. E se não é disso que se trata, então uma severa auto-crítica seria a única coisa digna a fazer por parte de quem dirige o Bloco. Que, como se sabe, não são os membros da mesa nacional.
O drama maior desta moção de censura e do pé de vento que ela veio levantar - para quem não derrama uma lágrima pela "dificuldade da Esquerda em unir-se" - é que ela revela o beco sem saída a que está condenada a perspectiva de transformar a sociedade a partir das instituições. Muita coisa mudou desde que o espaço da extrema-esquerda passou a ter representação parlamentar, mas parece incontornável que o que mudou mais foi a  própria extrema-esquerda. Seria impensável há 10 anos ouvir Francisco Louçã afirmar que "o país" devia levantar-se para combater a pobreza "em nome de Portugal".
O drama maior desta moção de censura e do pé de vento que ela veio levantar - para quem não derrama uma lágrima pela democracia interna do Bloco de Esquerda - é o facto de tudo isto ter acontecido praticamente sem resistências ou clivagens internas, com muito boa gente a assistir candidamente à conversão do seu partido (ou dos seus partidos) na ala Esquerda do capitalismo e do regime.  Se podemos falar de capitulação nos tempos mais recentes, essa foi claramente a maior de todas. Ao ponto de coisas como esta homenagem a José Carvalho  ("militante revolucionário assassinado por um bando nazi") se converterem num objecto estranho, uma memória desconfortável desse outro tempo em que se procurava estar à Esquerda do possível.
Derrubar este governo só levará à formação de um governo pior, dizem-nos. E é por isso mesmo que não se trata tanto de derrubar o governo quanto de construir as condições para deixar de ser governado. Eis o máximo realismo a que se pode aspirar nos tempos que correm. Isso ou continuar a comer este pão que sabe a merda.

O espectro da Direita

Quer o Daniel Oliveira, quer o Rui Tavares, em textos em que criticam o anúncio da moção de censura ao governo pelo BE, indicam como uma das razões da sua posição o risco de constituição dum governo de Direita como consequência de novas eleições legislativas. Para além do facto, já salientado por Francisco Louçã, de tal argumentação denotar uma inusitada aversão ao princípio democrático - o governo deve reflectir a vontade do povo, parece escapar ao Daniel Oliveira e ao Rui Tavares que um governo apoiado no PSD (e CDS), mesmo que com maioria absoluta na assembleia da república, não terá necessariamente mais capacidade para implementar políticas de direita do que o actual (e anterior) governo. Não tenho dúvidas que um governo PSD (+/- CDS) tentará impôr políticas ainda mais à direita do que o actual governo, principalmente nos aspectos cultural, laboral e social, não tanto no que se refere a medidas de cariz económico e financeiro. O que não é para mim de todo claro é que um tal governo consiga efectivamente implementar essas políticas. É que não basta ter o apoio duma maioria absoluta de deputados na assembleia da república para se fazer o que se quiser, mesmo em Portugal. Como foi demonstrado nos reinados de Cavaco e Sócrates I, é possível na rua (entendida como palco da toda a acção extra-parlamentar) combater as intenções de governos arrogantes e ganhar, obrigando-os a recuar.

Ora, neste momento, uma parte significativa daqueles que estariam dispostos a vir para a rua combater políticas governamentais de direita não o fazem, porque consideram-se simpatizantes do PS, sentindo-se divididos nas suas intenções. Uma vez o PS fora do governo, muitas destas pessoas irão rapidamente radicalizar o seu discurso e acção. Ou seja, um governo PSD (+/- CDS) até pode tentar ir mais longe do que o actual governo na implementação de políticas de direita, mas também irá de certeza encontrar muito maior oposição na rua, não só porque tais políticas afectariam ainda mais as pessoas, mas também porque muitas ficariam libertas da sua ligação partidária ao governo. Ainda, felizmente temos uma Constituição que nos protege de grande parte do radicalismo de Direita, impedindo que um governo PSD (+/- CDS) consiga ir tão longe nos seus intentos como gostaria. Aliás, é quando o PS está no governo que existe um maior risco de certas medidas neo-liberais radicais, como por exemplo acabar com a necessidade de justa causa no despedimento individual, serem implementadas, pois apenas com o beneplácito do PS - muito mais provável estando no governo - é que a Direita consegue mudar a Constituição. Um dos candidatos a ideólogo da Direita portuguesa, José Manuel Fernandes, tem dito o mesmo. Não me espantaria que preferisse uma vitória tangencial do PSD nas próximas eleições legislativas, o que muito provavelmente originaria um governo PSD+PS, a uma maioria absoluta do PSD (+/- CDS).

Em resumo, a saída do PS do governo dará ainda mais força à oposição na rua a políticas governamentais de direita, podendo mesmo tornar inviáveis políticas que este governo, mesmo minoritário, conseguiria implementar. Nos sistemas democráticos representativos, para se ter a certeza que certas políticas mais radicais são implementadas e se tornam permanentes, nada melhor do que assegurar que é a "oposição" parlamentar que se responsabiliza por tal. Portanto, não acho credível o medo da ascensão do PSD ao governo que o Daniel Oliveira e o Rui Tavares parecem querer incutir nos seus leitores.

Intervenção saudita no Bahrain?

Surgem alegações que militares sauditas estão a participar na repressão no Bahrain, embora eu não saiba até que ponto é possivel distinguir um saudita de um bahraini (desconheço se há alguma diferença - de aparência física ou de sotaque - facilmente observável).

De qualquer maneira, já no caso egipcio a monarquia saudita tinha tentado desempenhar o papel de guardiã das autocracias árabes, oferecendo-se para substituir os EUA como financiador do regime de Mubarak.

16/02/11

O Egipto, a Tunísia e o conformismo da canção dos Deolinda

Abrir a discussão por outras Vias…
Um texto do Júlio do Carmo Gomes, do Gato Vadio (Porto).



“Por vício e auto-engano, mais depressa aceitamos um texto quando ele afaga as nossas verdades, ou rejubilamos quando ele joga a favor do nosso catecismo, do que quando nos deixa um sabor amargo na boca”, Witkiewicz.
“Notícia de última hora: daqui a minutos vai haver uma festa no palácio presidencial!”. (Faixa na praça Tahrir empunhada por uma egípcia).

Afirmar que aquilo que de mais importante se passou nos últimos tempos em Portugal foi o levantamento popular na Tunísia e no Egipto conduz-nos à necessidade de reflectir sobre o que nos aproxima e o que nos distancia desses dois países da outra margem do Mediterrâneo.
Pese embora num primeiro relance não pareça, é o contexto económico o que mais nos aproxima. As coordenadas da macroeconomia e os ditames do funcionamento do capital, com as relações de poder autocráticas que comportam, são os mesmos: de um lado subsidiarização pelos EUA/CIA, do outro subsidiarização pelo Banco Central Alemão. Em ambas as sociedades, dependência e controlo externo, destruição do tecido social, precarização dos assalariados, crescente sub-emprego e desemprego generalizado de camadas jovens,  coesão social estilhaçada.
Separa-nos o contexto político e do imaginário social – sem nos determos nas diferenças culturais e identitárias, frequentemente televisionando o dispositivo integrista de olhar o mundo (quer o eurocentrismo maioritário a Ocidente, quer a violência minoritária de grupos religiosos islâmicos), encobrindo o que nessa diferença e diversidade existe de potência contra a supremacia cultural do capitalismo globalizado e da ordem dominante.
Os tunisinos e os egípcios encontram-se numa fase histórica que explica a razão de reivindicarem um estado social e mais justiça no quadro de uma economia de produção. Mesmo essa crença difusa da democratização da sociedade através da centralização do poder em órgãos representativos do Estado parece admissível, se confrontada com o espectro de uma atroz ditadura de 30 anos.
Assiste-lhes o direito a percorrer pelo próprio pé o logro que representa a sociedade do bem-estar, a mentira da equidade e coesão dentro do quadro de uma economia de produção capitalista, e, ironicamente, arroga-se-lhes o direito a ignorarem a gargalhada sarcástica das personagens cosserynianas, mal estas ouvem o argumento da democratização do poder central…
Paradoxalmente, centenas de milhar de egípcios exigem o advento do liberalismo, com mais fé do que os mollahs arvoram a sharia. Esse conceito que explica, em parte, o vazio político que se criou nas sociedades ocidentais, ou melhor, a política do vazio: aquela que fez crer a cada cidadão que a rua não é dele, que lhe inculcou que a sua actividade política é no máximo insultar o circo governativo à hora do telejornal. Nesse vácuo e nesse controlo do imaginário que estabelece como fronteira política a porta de casa, quando muito a porta do café, e três notas a mais ou a menos na carteira no fim de cada mês, cresceu como nunca o terreno mole e dócil para fortalecer a cultura do “nada se passa” e a hegemonia dos poderes dominantes e das oligarquias que o regulam. Sem o liberalismo e o entretenimento não seria possível chegar ao apagão político da sociedade. Pudesse o levantamento popular no Egipto, que despertou a consciência política em colectivo e com focos generalizados de auto-organização, não ser amansado pela vertigem eurocêntrica do liberalismo ideológico. E se desde a queda de Mubarak o Exército tem tentado dispersar os contestatários da praça, que de pedra e cal fizeram da rua a sua vida e da sua vida um gesto político de dissensão, os apelos e as armadilhas do liberalismo serão bem mais sofisticados e sinuosos do que a mera necessidade de restabelecer “o trânsito” evocada pelos militares.
Se parece certo que os líderes religiosos só entraram na carruagem quando o comboio do levantamento popular já tomara balanço, parece evidente que entre as burocracias que ocuparão o Estado egípcio e que desviarão o eixo do movimento de base, da sua energia, da sua alegria desarmada e desarmante, da sua potência para a auto-organização, a mais politizada e dissidente será a Irmandade Muçulmana.
O terror ao islão fabricado a Ocidente parece encandear e simplificar o facto de no Egipto nenhuma força política ser tão consistentemente contra a ordem dominante como a Irmandade Muçulmana, a única que despreza a submissão ao imperialismo político das potências estrangeiras e aos seus interesses; a única que poderá redefinir a história de opressão e cerco do povo palestiniano; aquela que praticamente a solo manteve uma relação política e social quotidiana com os mais espoliados e desfavorecidos (sem querer esquecer, neste âmbito, os movimentos sociais de defesa dos direitos humanos que ao longo dos últimos anos nunca baixaram os braços no Egipto apesar das prisões, da tortura, da humilhação e do controlo a que estavam sujeitos). E que uma leitura apressada e maniqueísta não veja aqui a defesa de um Estado confessional…
O passo que ficará por dar, quer pelos movimentos de base que alastraram pelo Egipto (como na Tunísia), quer pela Irmandade, é o confronto com o profeta MacDonald: a regulação das relações de poder pelo capitalismo, que vai da fábrica à sala de operações diplomáticas da embaixada estado-unidense.
  A acumulação do poder político no Ocidente não precisa de uma via autocrática pura e dura, porque o liberalismo concedeu ao ultra-capitalismo uma arma de regulação espectacular: a abdicação das massas de cidadãos ao seu papel político. Na verdade, à interiorização e politização generalizada do conceito chave do liberalismo: a admissão de que o papel das massas é reproduzir na prática e na teoria a crença de que o papel político de cada um não existe. E esse papel político que se toma por apolítico é desempenhado maciçamente no quotidiano do espaço público, no trabalho, nas escolas, nos tempos livres, na cultura, reproduzindo, socializando, politizando, fazendo crescer a mais perigosa das ideologias, aquela que não se vê e prospera como acções do BPN: a ideologia da não-ideologia. Essa ideologia inconsciente e desapaixonada concorre como nenhuma outra para a desmesura do pensamento único e para manter o pensamento dissidente na inépcia e na aridez.
O liberalismo, juntamente com a tecno-ciência e a indústria do entretenimento/cultura da sociedade de consumo, permitiu uma aceleração da coesão capitalista em todas as esferas, numa transversalidade medonha, numa agonia da dissensão jamais vista.
E essa coesão, regulada e determinada hoje pelas oligarquias financeiras, económicas e militares, tem ainda um inatacável álibi humorístico: os hemiciclos da democracia representativa, que nada podem decidir e que representam apenas uma divisão de honra num campeonato de interesses e poderes próprios e viciados.
Há uma parte do hemiciclo português que devia olhar para a praça Tahrir e perceber que a população egípcia deu um passo decisivo contra a ordem política instalada sem líderes nem burocracia, que a polícia foi derrotada e que não se deve chamá-la para controlar os movimentos sociais, que um minuto do movimento auto-organizado numa praça tem uma alegria e vitalidade que nenhum hemiciclo atinge nem transformando São Bento noutro tipo de parque temático…
Quanto à esquerda parlamentar anti-capitalista, de moção de censura em moção de censura, a sua placa giratória contribui para a ilusão de uma regulação mais funcional do capitalismo, para uma humanização e reforma da economia predatória e global em que vivemos. Reféns da lógica da política parlamentar e unicamente aptos a pensarem o seu papel enquanto instrumentos da própria ordem dominante, que lhes impõe o terreno dócil onde se parlamentam as condições necessárias à preservação do status quo, unificando ilusoriamente o terreno que o capitalismo determina como antagónico, as direcções comunistas e bloquistas negoceiam só aquilo que os Mercados estipulam como possível estabilização dos desequilíbrios e iniquidades, reivindicando direitos e concertando salários de 500€ para recauchutarem um antagonismo de negociata do supérfluo por há muito terem abdicado do necessário.


Viu-se que

O debate que, no seio do BE, opõe o Daniel Oliveira e o Rui Tavares à direcção do partido é um debate interessante. Mas o debate importante é o que passa por questões como esta. Apesar de eu discordar de posições deste blogger em relação às alianças à esquerda, nisto não poderia estar mais de acordo. E isto é, repito, o mais importante.

E lá chegou a infecção à Líbia


Já não são só os ogres da Internacional Socialista a terem estes problemas com a incómoda populaça (o que muito me espanta, tendo em vista o nível de vida médio dos líbios – não confundir com a mão-de-obra imigrante).

15/02/11

Os árabes têm direito à liberdade?

Vargas Llosa:

La lentitud (para no decir la cobardía) con que los países occidentales -sobre todo los de Europa- han reaccionado, vacilando primero ante lo que ocurría y luego con vacuas declaraciones de buenas intenciones a favor de una solución negociada del conflicto, en vez de apoyar a los rebeldes, tiene que haber causado terrible decepción a los millones de manifestantes que se lanzaron a las calles en los países árabes pidiendo "libertad" y "democracia" y descubrieron que los países libres los miraban con recelo y a veces pánico. Y comprobar, entre otras cosas, que los partidos políticos de Mubarak y Ben Ali ¡eran miembros activos de la Internacional Socialista! Vaya manera de promocionar la social democracia y los derechos humanos en el Oriente Próximo.

La equivocación garrafal de Occidente ha sido ver en el movimiento emancipador de los árabes un caballo de Troya gracias al cual el integrismo islámico podía apoderarse de toda la región y el modelo iraní -una satrapía de fanáticos religiosos- se extendería por todo el Oriente Próximo. La verdad es que el estallido popular no estuvo dirigido por los integristas y que, hasta ahora al menos, éstos no lideran el movimiento emancipador ni pretenden hacerlo. Ellos parecen mucho más conscientes que las cancillerías occidentales de que lo que moviliza a los jóvenes de ambos sexos tunecinos, egipcios, yemenitas y los demás no son la sharia y el deseo de que unos clérigos fanáticos vengan a reemplazar a los dictadorzuelos cleptómanos de los que quieren sacudirse. Habría que ser ciegos o muy prejuiciados para no advertir que el motor secreto de este movimiento es un instinto de libertad y de modernización.

Desde luego que no sabemos aún la deriva que tomará esta rebelión y, por supuesto, no se puede descartar que, en la confusión que todavía prevalece, el integrismo o el Ejército traten de sacar partido. Pero, lo que sí sabemos es que, en su origen y primer desarrollo, este movimiento ha sido civil, no religioso, y claramente inspirado en ideales democráticos de libertad política, libertad de prensa, elecciones libres, lucha contra la corrupción, justicia social, oportunidades para trabajar y mejorar. El Occidente liberal y democrático debería celebrar este hecho como una extraordinaria confirmación de la vigencia universal de los valores que representa la cultura de la libertad y volcar todo su apoyo hacia los pueblos árabes en este momento de su lucha contra los tiranos. No sólo sería un acto de justicia sino también una manera de asegurar la amistad y la colaboración con un futuro Oriente Próximo libre y democrático.

(publicado também aqui)

Sempre la stessa merda

Algumas cabeças mais recidivamente obtusas da nossa direita continuam a queixar-se de uma perseguição "moralista" ao pobre Berlusconi. Para deixar claro que não estão em causa nem moralismos nem escusadas devassas da vida privada do homem, relembre-se que foi o seu governo que há pouco endureceu de forma significativa as leis relativas à prostituição. Isto sim é moralismo de fachada.

Uma canção para Francisco Louçã

Post dedicado ao egrégio Francisco Louçã


Na impossibilidade de apresentar o hino de Portugal cantado por João Grosso em versão rock*, deixo aqui o hino francês em versão reggae cantado pelo Gainsbourg [até porque para recordar Gainsbourg qualquer pretexto serve]
*O actor João Grosso levou com um processo em 1986 por cantar A Portuguesa na televisão a um ritmo considerado desrespeitador pelas mentes patrióticas

[Este post tem que ver com este]

Um Harold Bloom especialista em chispalhada


«Por esta altura o leitor já entendeu a mecânica da história, já percebeu a intenção do narrador em transformar este relato numa monumental entremeada, sacrificada na grelha dos sentimentos mais ou menos comezinhos. A uma tira de carne sucede-se uma de gordura, e assim sucessivamente, pelo que é legítimo perguntar se não valerá a pena centrar as atenções na chicha de Vanessa, João e Lucas, dispensando-se a matéria gorda. E eu permito-me discordar, é da banha que se extraem os sabores mais intensos, é dela que caem os pingos que acicatam o lume, qualquer visita a uma feira ou a um arraial de sindicalistas de camisa escancarada e horror à metrossexualidade permitirá comprová-lo, não almejo a novidade mas o respeito pelo molde, gostar do courato, do desperdício é também uma forma de ser canónico, se um dia se cruzar com um Harold Bloom especialista em chispalhada, pergunte-lhe».
Pedro Vieira, o Irmão Lúcia, escreveu um romance. Ao que parece é sobre um talho em Massamá e um amor improvável, entre manchas de gordura e carne da alcatra, apeadeiros e subúrbios esquálidos. E salsicha. Muitas salsicha. A literatura nunca mais será a mesma.

O Chiquinho das feiras?


Francisco Louçã visitou neste domingo a Feira do Fumeiro em Vinhais, no Nordeste Transmontano, e afirmou à comunicação social: “O importante, o decisivo é que o país possa ter orgulho de si próprio, possa levantar-se de uma forma decidida para combater pelo emprego, contra a precariedade e contra a pobreza em nome de todos e em nome de Portugal”.

Amizades internacionais

No Cachimbo de Magritte, Nuno Gouveia escreve:
O que têm em comum Ben Ali da Tunisia, Hosni Mubarak do Egipto e José Eduardo dos Santos, de Angola? (...) Em comum: são/eram ditadores e as suas organizações políticas pertencem/pertenciam à Internacional Socialista. Os dois primeiros já foram expulsos, mas apenas depois do povo se revoltar contra eles. E Eduardo dos Santos? Alguma vez o será? Certamente haverá mais companhias deste género nessa organização de partidos "democráticos" de que o PS faz parte.

Imagine-se, só por um momento, que o PSD fazia parte de uma organização internacional, onde, por ventura, também estava um partido de um ditador qualquer? Um Pinochet, por exemplo. O que diriam os socialistas dessa amizade?
Na verdade, a chamada União Democrática Internacional (a que pertencem o PSD e o CDS) deve ser das "internacionais" que mais partidos ex-ditatoriais tem (entre eles os partidos chilenos pró-Pinochet, UDI e RN); hoje em dia talvez não tenha muitos partidos que apoiem ditadores actuais, mas até um ano ou dois tinha o "Partido Nacional Democrático" nepalês (apoiantes do monarca absolutista que então governava o país); as credenciais democráticas do Movimento Nacional Unido georgiano também são discutíveis.

14/02/11

A Argélia pode ser a próxima etapa?

É possivel, mas pouco provável.

Usando uma linguagem fora de moda, não me parece fácil criar-se um ambiente na Argélia em que a contradição governo-povo emerja claramente como a contradição principal; há pelo menos duas outras contradições que rivalizam com essa:

a) a contradição seculares-islamitas - a Argélia teve uma sangrenta guerra civil, em que aliás o partido que mais se está a agitar agora (os liberais berberes da RCD-União para a Cultura e Democracia) até foi dos mais defensores da repressão dura contra os integristas; não me parece que isso facilite um ambiente de "sejam quais foram as nossas ideias, vamos todas para a rua contra o regime", à maneira egípcia (em que na Praça Tahir estavam desde sindicalistas a "Irmãos Muçulmanos" e a jovens universitários ocidentalizados)

a) a contradição árabes-berberes (provavelmente mais linguística do que "racial") - note-se que os principais partidos da "oposição democrática", o RCD, a Frente das Forças Socialistas e em parte os trotskistas (tendência Carmelinda Pereira) do Partido dos Trabalhadores são fortemente berberes, enquanto os partidos do regime (como a FLN) e os islamitas têm mais apoio entre os árabes.

BE

Duas discussões separadas. 1) É pertinente o BE apresentar a moção de censura? Talvez sim. 2) É aceitável que essa decisão tenha sido tomada pela comissão política e não pela mesa nacional? Seguramente não. Tenho pena que existam críticas vindas do interior do partido, como a do Daniel Oliveira, que só têm certezas em relação à primeira questão e não colocam o segundo problema em debate.

De Tunes e do Cairo a Teerão - e um comentário previsível, mas eventualmente chocante

Desde que triunfara el levantamiento tunecino, muchos jóvenes iraníes han estado preguntándose ¿por qué Túnez pudo, pero Irán no pudo? La respuesta la encontraron. A diferencia de en Túnez y en Egipto , donde los militares decidieron no disparar contra sus ciudadanos, el monopolio de la fuerza en Irán lo ejerce la Guardia Revolucionaria, los temidos pasdarán, una suerte de Ejército ideológico cuya fidelidad al régimen está fuera duda.

Com efeito, lê-se na mesma reportagem de El País: En Irán, donde las autoridades han querido asimilar las revueltas árabes a la revolución islámica que les llevó al poder hace 32 años, los críticos del régimen volvieron a salir a la calle 14 meses después de que la represión acallara sus protestas. Decenas de ellos fueron detenidos, y al menos una persona resultó muerta y varias más heridas por armas de fuego, según la agencia oficial Fars.

O comentário previsível, mas eventualmente chocante é o de Hillary Clinton, porta-voz do governo dos EUA na matéria, que exorta agora os iranianos a seguirem o exemplo dos insurrectos egípcios (e todos os democratas não podem senão querer que oxalá o façam), que só derrubaram a ditadura de Mubarak porque não deram ouvidos às advertências da porta-voz dos EUA, nem se deixaram desencorajar pelo apoio ameaçador que essas advertências foram para o déspota:

Estados Unidos ya ha mostrado su "apoyo claro y directo" a los manifestantes que han salido a las calles de Teherán, en palabras de Hillary Clinton.
El apoyo de Clinton ha llegado cuando el eco de las protestas aún no se había apagado. Y ha sido muy directo: "Déjenme que, directa y claramente, apoye las aspiraciones de las personas que están en las calles de Teherán", ha enfatizado la secretaria de Estado, quien ha añadido: "Lo que hemos visto hoy en Irán es el testimonio del coraje del pueblo iraní y una señal clara de la hipocresía del régimen de ese país, que en las últimas tres semanas ha aclamado constantemente lo que estaba ocurriendo en Egipto. Deseamos a la oposición y el valiente pueblo de Irán que ha salido a las calles en varias ciudades de Irán tenga las mismas oportunidades que ellos han visto que han tenido los ciudadanos de Egipto".

Ainda sobre a anunciada moção de censura do BE (ver os posts do Zé Neves e do Pedro Viana)

Caro Pedro,
muito bom, o teu post. O que se segue — e que começou por ser um comentário de rodapé que cresceu demais, razão pelo qual o deixo aqui sob esta forma — não são forçosamente objecções; diria antes que gostaria de proceder a uma tentativa de articular pontos de vista a partir de uma perspectiva mais ampla, com os quais concordarás ou não, sobre a encruzilhada que assinalas.

1. No interior do BE, provavelmente, e, com toda a certeza, na área mais vasta a que se dirige e que o potencia, há, além da divisão que assinalas uma outra, mais fundamental. Os que, se não o pensam até ao fim, agem pelo menos como se o problema fosse termos um melhor governo e os que apostam — implicando isso, como indico adiante uma extensão urgente da acção à escala da UE, etc.. — numa orientação, a assumir desde já, ainda que a sua plena concretização possa parecer remota, a exigência de outra forma de governo, de poder político, de funcionamento económico, que ponha na ordem do dia uma mudança de regime, a ruptura ou "reforma revolucionária" (chamem-lhe como quiserem, contanto que a terminologia não sirva só para aumentar a confusão) de uma democratzação consequente, insituinte de novas relações de poder.
A opção pela segunda alternativa implica desde já, não o abandono completo e sumário do chamado "plano institucional", mas a adopção e extensão de formas organizativas democráticas radicais que efectivamente revolucionem o regime das lutas ou do fazer política dominante. Do mesmo modo, exigiria, no que se refere ao BE ou outros movimentos que surjam na mesma área, uma redefinição profunda das prioridades e temas da agenda política.
Dito isto, não se trata de uma perspectiva maximalista, no sentido de equacionar a cada momento todas as questões em termos de "tudo ou nada". E endereça-se não apenas aos que prevêem que os fins propostos tenderão a implicar uma mudança global brusca e discreta, mas aos que, achando pouco verosímil que a mobilização maioritária dos cidadãos inseparável dos objectivos propostos (o autogoverno político, uma economia política democrática, a participação governante igualitária, etc.) possa ser instantânea, nem por isso desistam de organizar de acordo com eles a sua acção e propostas imediatas.

2. Esta alternativa não coincide exactamente com a que se traça no teu post entre os que entendem, no que se refere à cena política instituída, que afastar a presente liderança do bloco central é clarificador e cria melhores condições de luta, e os que entendem que a substituição deste governo por um governo do PSD ou do PSD-CDS, ou do PSD-PS, seria uma derrota da "esquerda".
Com efeito, não se segue automaticamente da primeira opção a assunção da perspectiva da orientação do combate político e social para a mudança de regime e da forma de governo. Longe disso. A verdade é que entre os partidários da moção de censura encontramos gente com pesadas responsabilidades na profissionalização e reprodução da divisão do trabalho político que a alternativa que tracei começa por pôr em causa, e é possível que alguns daqueles que privilegiam a democratização efectiva das relações de poder existentes e de um regime alternativo das lutas vejam com maus olhos a apresentação da moção de censura.

3. Pessoalmente, creio que, não devendo sobrestimar-se excessivamente a questão, a luta pela democratização e a democratização da luta e da acção política quotidianas terão, apesar de tudo, melhores condições na situação clarificada que resultaria do derrubamento do actual governo. Depois da queda deste (ou sendo esta adiada), espera-nos, em meu entender, um período relativamente prolongado durante o qual a transformação do regime, a instauração de formas alternativas de poder político central, não será imediatamente possível. O que não quer dizer que a influência política do que as defendem tenha de ser menor ainda do que é hoje, ou não possa crescer e produzir efeitos profundos e sensíveis, fazendo recuar a ofensiva oligárquica, num quadro em que o governo seja assumido mais declaradamente pelo chamado bloco central.

Ou seja, como já disse num comentário (que passo a transcrever com algumas modificações de redacção) a um post do Zé Neves sobre este tema, é verosímil que a recomposição político-partidária explícita do bloco central permita clarificação e desenvolvimentos significativos:

"(…) é possível que a área do PS e o próprio partido conheça algumas convulsões, recomposições, rupturas, libertando energias que terão repercussões na área do BE e imediações. Por outro lado, a oposição ao novo governo sairá reforçada e isso criará condições para que o combate deixe de ser fundamentalmente por outro governo, para reivindicar mudanças de regime - sendo que aqui se terá de jogar a cartada europeia: formular com outras formações e forças da UE uma carta de reivindicações e princípios 'constitucionais', repolitizando explicitamente a economia política vigente contra o neoliberalismo e a oligarquia financeira e promovendo a participação democrática dos cidadãos, etc, etc.

"É também razoável apostar que, sem governos com cosméticas de 'esquerda', o campo da cidadania democrática possa sair reforçado e exercer uma influência muito maior do que até ao momento no curso das coisas. A oligarquia conservará no imediato o governo, mas poderá ser abalada e forçada a recuar.

"Claro que nada disto é automático ou geometricamente demonstrável. Só pretendo mostrar que a queda de Sócrates não será necessariamente uma catástrofe maior ou causadora de mais estragos do que a sua eternização e do que a aquiescência ao seu argumento de que não pode ser de outro modo".Tudo dependerá das orientações da acção democratizadora e da capacidade de proposta e de extensão dos terrenos de luta para além das fronteiras e das formas de organização habituais".



Mas, com isto, voltamos ao princípio e à ordem de prioridades que me parece dever ser a base de qualquer plataforma política alternativa.

A luta de classes no Egipto (II)

Al-Jazeera - Army urges Egyptians to end strikes:
Egypt's military council has renewed a call to workers to end a wave of strikes and play their role in reviving the economy after nearly three weeks of mass protests that led to the ousting of president Hosni Mubarak.


In "Communique No 5", read out on state television on Monday, a spokesman for the Supreme Council of the Armed Forces called for national solidarity and criticised strike action that has severely disrupted the country's economy.

"Noble Egyptians see that these strikes, at this delicate time, lead to negative results," he said.

The communique came as thousands of state employees, from ambulance drivers to police and
transport workers, protested on Monday to demand better pay and conditions.

Hundreds of public transport workers demonstrated outside the television and state radio building. Across the Nile river in Giza, hundreds of ambulance drivers staged a protest, also to demand better pay and permanent jobs.

(...)

The protests prompted officials to make Monday an unscheduled bank holiday. Banks will reopen on Wednesday, because Tuesday is also a public holiday.


"I think the military is concerned that this could turn into a series of protests across the country, " Al Jazeera's James Bays, reporting from Cairo, said.


"If that happened, the only way they could stop them would probably be to use force.

And if they use force, that would end the respect and the legitimacy the army has in the eyes of the ordinary people."

Protest organisers have called for a "Victory March" to be held across the country on Friday.

There have also been reports of protests, sit-ins and strikes at the stock exchange, textile firms, media organisations, steel firms, the postal service, railways and the health ministry.

"Finally we have been encouraged to come out and speak," Hala Fawzi, a 34-year-old who protested on Sunday outside the offices of the state-owned insurance company where she works for $20 a month, said. "We want equality," she said.

Bloco fragmentado

A posição do Daniel Oliveira (DO) sobre a anunciada moção de censura do Bloco de Esquerda sugere a existência duma fractura dentro da tendência maioritária no seio do BE. Fractura cujo aparecimento foi potenciado pelo apoio do BE à candidatura presidencial de Manuel Alegre. De um lado estão os que, como o DO, acham que o objectivo do BE deve ser o de tornar-se uma espécie de consciência crítica do PS, o CDS do PS, em princípio sempre disponível para coligar-se com o PS. Mas para que isso aconteça, precisam que o BE dê mostras de "moderação", e se quebre a desconfiança que existe entre militantes e dirigentes de BE e PS. E viram no apoio simultâneo de BE e PS a Manuel Alegre o meio ideal para quebrar essa barreira de desconfiança. Acham que no actual sistema político português a diferença ideológica fundamental é entre PS e PSD, e por isso pretendem que o BE se concentre em atacar antes de mais o PSD e CDS, estando dispostos a tudo (até apoiar José Sócrates) para impedir que PSD e CDS cheguem ao governo. O Tiago Mota Saraiva identifica mais alguns apoiantes desta linha de pensamento. Do outro lado, estão os que, como Francisco Louçã, acham que a diferença ideológica fundamental no actual sistema político encontra-se entre BE/PCP e o PS. Na sua opinião, o adversário principal do BE é o PS, obstáculo principal ao surgimento duma verdadeira alternativa de governo ancorada à Esquerda. Donde, estrategicamente o objectivo do BE é substituir o PS como partido eleitoralmente mais forte à Esquerda do PSD/CDS. Viram no apoio a Manuel Alegre uma excelente oportunidade de dividir e enfraquecer o PS, que não surtiu todos os efeitos desejados porque o PS percebeu o perigo que corria e relutantemente decidiu apoiar Manuel Alegre.

Basicamente acho que é isto: quem lhe comeu a carne que nos roa os ossos

Os egípcios encheram a Praça Tahrir até Mubarak partir para as termas. Os italianos, num processo de imitação a que Berlusconi chamou «subversivo», saíram para a rua este fim-de-semana. Em Portugal discutem-se “moções de censura”.
O BE avançou com uma, em nome, diz o partido de Louçã, da “violação de contrato, perda de palavra, da quebra de confiança” (tudo coisas um bocado antigas, digo eu, mas sem com isto pretender comparar-me com o QI da malta citada no post abaixo).
O Portas, eterno líder do CDS, emergiu logo para dizer que a moção de censura do BE pode ser um favor a Sócrates.
No PSD, enquanto Passos Coelho cavaquisticamente “não comenta”, alguns militantes do Partido, como, por exemplo, Marques Mendes, afirmam mais ou menos o mesmo do que Portas: a moção de censura é um frete monumental ao primeiro-ministro.
O PCP, como habitualmente, reflecte em segredo numa moção de censura que seja minha, minha e só minha.
Quanto ao próprio Sócrates, eterno líder do PS, diz que a moção de censura do BE só serve os interesses da direita, transmitindo mensagens erradas aos mercados (os mercados tornaram-se assim numa espécie de papão omnipresente e omnipotente, pior do que "o homem do saco" da minha infância ….).
Nenhuma novidade, portanto, no reino da fantochada. Ou apenas uma: depois do Simplex, dos painéis solares diurnos e nocturnos, dos moinhos de vento e do Magalhães, parece que finalmente vamos ser salvos pelos carros eléctricos e os árabes que metam o petróleo naquele sítio
A acreditar no Teixeira dos Santos — e como não acreditar? — é o delírio!

É somar o QI do Pulido Valente com o do Eduardo Pitta, embrulhar tudo, dar aos credores e acabar com a dívida

Entre os vários brilhantes ensaios que nestes dias se escrevem sobre o BE, nenhum tem um início tão fulgurante como o de Vasco Pulido Valente, devidamente citado por Eduardo Pitta: “Custa a compreender como qualquer pessoa com QI acima de 50 pode votar ou apoiar o Bloco de Esquerda.”

O que eu não percebo, mas talvez seja do QI, é qual poderá ser a razão por que alguma coisa feita por pessoas com QI acima de 50 não é facilmente compreendida por pessoas com QI superior a 50 - pessoas como, presume-se, Vasco Pulido Valente e Eduardo Pitta.

A revolução que não está a ser transmitida pela televisão

Gabon Unrest 2011

É parecido com os países árabes - pais produtor de petróleo, o actual ditador é filho do anterior, e a família governante até se converteu ao islamismo para fortalecer os laços com a OPEP.

Mudar o mundo com um par de tesouras


"Com efeito, esta última corrente [o operaísmo] foi, quanto a nós, aquela que procurou com mais originalidade reflectir nas lutas de classes da época actual, ao mesmo tempo que mantinha a classe operária no centro dessas lutas. Contudo, as diferenças entre esta corrente e as precedentes modalidades de relançamento do sujeito revolucionário não residiam apenas, nem principalmente, no privilégio atribuído por este operaísmo à figura do operário-massa enquanto incarnação do trabalho propriamente dito. Para começar, a relação com o marxismo não é apenas a de uma actualização, mas simultaneamente de aprofundamento, nomeadamente a partir da leitura dos Grundrisse e dos capítulos d'O Capital sobre a indústria, e de ruptura, em particular com o marxismo enquanto filosofia dialética. [...]
Para tanto, Tronti deu um passo em frente relativamente a Raniero Panzieri, o fundador dos Quaderni Rossi. Esse passo consistiu em situar a relação de classe, designadamente a fenomenologia da troca de força de trabalho por dinheiro, não só no centro, mas na própria origem do desenvolvimento capitalista, inclusive nas suas próprias determinações técnicas. Para ele, assim como o modo de existência da força de trabalho precede a troca e condiciona as modalidades desta, também a classe operária é condição do capital. Contrariamente à tradição marxista estabelecida, a questão da organização da classe para si está inscrita, por assim dizer, na própria materialidade da estrutura da força de trabalho, isto é, na classe em si. Não se trata, pois, para esta corrente, de reabilitar a classe operária enquanto sujeito revolucionário, mas de ver, efectivamente, na sua estrutura material, antagónica do capital, o cerne de qualquer transformação técnica e social moderna."
Manuel Villaverde Cabral, Proletariado - o nome e a coisa, A regra do jogo, Lisboa, 1984, pp.100-101

A panaceia universal para os problemas do Egipto: música pirosa

Era mesmo o que faltava: mais um concertozinho de solidariedade. O Justin Bieber, a esganiçada Dion, os Black Eyed Peas, tudo aos pulos pela democracia no Egipto. Isso à mistura com uns músicos da zona, presume-se que para dar colorido local (os seus nomes nem são mencionados no patusco manifesto da coisa). Claro que isto vai servir para resolver os problemas dos egípcios; então não se lembram como o Live Aid compôs todos os desarranjos de África, mal ligaram o primeiro microfone?
«Think of what it would do for quieting down fears and empowering the connected youth of Egypt, towards pushing it into the world...» Mas quem é que garantiu a esta malta que eles desejam ser «empurrados» para onde quer que seja, sobretudo com semelhante banda sonora? Há quem não tenha a noção do ridículo. Nem da gravidade do momento por que passa aquele pobre país.

Moção de Censura (2)

É longo, mas vale a pena ler o artigo do Miguel Portas em relação à moção de censura.

Egipto - Mubarak, parte II? (ou Neguib, parte V?)

Antiwar.com - Egyptian Junta Moves Against Protesters, Strikers:
The newly installed Egyptian junta, though by and large supported under the assumption that their pledge of a free and fair election within six months will come to pass, has begun taking a number of concerning moves against the protest movement, nominally to “restore order.”

Soldiers and military police are reportedly beating protesters who have refused to leave Tahrir Square, the site of Cairo’s largest rallies, and with martial law now in place, the military has issued a ban on all public protests as well as trade union meetings, and has ordered all striking government workers to return to their jobs.

Meanwhile, the Mubarak-era state of “emergency” remains in place, and the hundreds of protesters who were disappeared off the streets by the military in the waning days of Mubarak’s regime remain in custody, uncharged it seems.

12/02/11

Há quem dispare em todas as direcções, como diz o Zé Neves, e consiga o prodígio, digo eu, de acertar sempre e só em todos os seus pés (2)

Depois de avuncularmente advertido — por Nuno Ramos de Almeida e, ainda que com uma sensível ponta de indulgência, também por António Figueira para o despropósito do seu post referido no que eu próprio aqui deixei esta manhã, C. Vidal acrescentou-lhe uma adenda na qual, entre outras pérolas, deparamos com a seguinte conclusão:

Mais importante do que tudo: já que o Villaverde Cabral é vaca sagrada no “Vias de Facto”, convém lembrar que – o tipo do costume, MSP – achincalhou o autor de “Estudos Sobre a Ontologia de Hegel: Ser, Verdade, Contradição”, que agora está na minha mesa.
O tipo do “Vias” do costume não tem nível nem legitimidade, depois de ter feito com Barata-Moura aquilo que fez, e não tem legitimidade nem educação para vir aqui vociferar, seja sobre o que for.
Na próxima apago-o – literalmente. Como Estaline me ensinou [pessoalmente]. TENHO DITO.»)


Sendo assim, vejo-me obrigado a retomar aqui o essencial do comentário que deixei na caixa do post adendado por CV nos termos que acabo de transcrever. Não sem antes lhe fazer notar que Estaline não apagava os comentários, mas suprimia os seus autores (e, de preferência, antecipando-se à comissão do comentário delituoso). Mas adiante.

Sempre na adenda referida, CV escreve também: Este post é uma diatribe, não é proibido gozar-se na blogosfera [ela existe também para o puro prazer inconsequente], diatribe que, contudo, tem elementos a sério [sérios].
O anti-sovietismo de Villaverde Cabral coincide no “ismo”, apenas no “ismo”, com o anti-cientismo de Cerejeira. De qualquer forma, brincar é brincar, mas não deixa de haver, por completo, matéria séria na brincadeira. Com Tronti ou sem Tronti, não creio lógico usar a expressão “milagre” para falar em revoluções, sobretudo em revoluções fundadoras como a de 1917.


O que, sem perder de vista a conclusão pela qual comecei, me sugeriu as seguintes observações (o texto do comentário que Estaline aconselhou CV a apagar):

1. Se [o post] foi um gracejo infeliz, muito bem - todos os temos, e eu, mais do que alguns outros, mais contidos.
2. Dou um exemplo: admito que terei cedido a uma velha embirração de há mais de quarenta anos, datando das lides pró-associativas na Faculdade de Letras, que J. B.M. [José Barata Moura] me suscita. Mantenho que, não sendo qualificado para avaliar da sua erudição, nada li dele - até aos anos oitenta e tal/noventa e poucos - que me leve a considerá-lo um pensador muito interessante. Mas teria sido mais avisado e correcto da minha parte ficar-me pela brincadeira inicial - uma resposta à Ana Cristina Leonardo, que dissera que o Popper não tinha culpa do J.C. Espada, a que respondi dizendo, entre outras coisas e de passagem, que o Marx também não era responsável pelo J.B.M. - em vez de tentar, depois de espicaçado pela parte adversa da assembleia, racionalizar a minha embirração. Seria, de resto, creio, o conselho que o MVC me teria dado se o tivesse consultado sobre o assunto. OK?
3. Dito isto, não me parece que, na minha "racionalização" (no sentido de Freud, não de Weber) da embirração de há mais de quarenta anos, a irracionalidade tenha chegado a pontos comparáveis à de quem justifica a equiparação de MGC e MVC na base do "ismo" comum ao "anti-cientismo" (e porque não ao catolicismo?) de um e ao "anti-sovietismo" do outro.
4. Acresce que, se há "anti-soveitismo" em MVC, não é no sentido de oposição ao poder dos conselhos, mas apenas no sentido corrente e aproximativo em que o termo denota uma posição de denúncia do regime que, após a Guerra Civil, etc., prevaleceu na URSS. Deve, portanto, ficar claro que a proximidade e os pontos de afinidade entre as duas figuras são da mesma ordem dos que podemos sustentar, sempre em nome do "ismo" comum, existirem entre o ocultismo e o racionalismo, ou entre o ultramontanismo e o laicismo.


Post-scriptum: CV publicou, entretanto, o meu comentário na caixa do seu post. Depois de ter declarado que: "Na próxima apago-o — literalmente", ei-lo agora que, não só publica o comentário, como respondendo-lhe assevera que, escreva eu o que escrever, nunca me censurará. Assim, nem os tiros nos pés é possível contar. Acho eu. Mas, se há quem o entenda, é ir lê-lo (o link está lá em cima, basta clicar).

A nova frente?


[E não, não me enganei na bandeira...]