18/08/13

Massacre de Estado



Os terríveis acontecimentos recentes vêm provar que o centro do poder do Estado egípcio é o Exército. Os movimentos sociais dos últimos anos abalaram as forças políticas e económicas do antigo regime mas deixaram intactos esta instituição, um enorme complexo militar-industrial que é um Estado no Estado.
Neste curto texto, publicado em 5 de Agosto de 2013), na interessante revista Jadaliyya (en inglês e em árabe),


Ashraf El-Sherif avança alguns argumentos que nos permitem perceber melhor os massacres e os interesses políticos que os justificam. Ele mostra, em particular, que o afrontamento entre o partido Islâmico e o partido do Exército aliado à classe capitalista local resultou numa competição pelo domínio do poder político e dos órgãos do Estado. Lembra também que a Irmandade não é um movimento social, antes uma organização reacionária e de orientação económica liberal próxima das orientações do antigo regime, oposta às aspirações e reivindicações do movimento social recente. Os sectores do povo alienados às diretivas autoritárias e sectárias da Irmandade pagam hoje com a vida o falhanço das estratégias dos chefes que até ontem aspiravam a uma aliança com o Exército para estabelecer um regime totalitário.

Isto dito, tanto terror e sangue é obviamente também um sinal enviado aos revolucionários e aos trabalhadores em luta pela justiça e igualdade social no Egipto pós-Mubarak. Os horríveis massacres dos últimos dias são uma mensagem clara às agitações sociais e populares. A «Primavera » árabe chega ao fim. E a partir de agora a metralha dos militares será a voz do poder.
Sobre tudo isto leia-se também o texto de uma organização de socialistas revolucionários egípcios que têm o mérito de tomar uma posição clara.


A queda da Irmandade
The Brotherhood’s downfall

The fall of the Brotherhood is the rational outcome of the group’s political, organizational and ideological makeup. This realization challenges the Brothers’ own propaganda informed by their victim mentality. The Brotherhood has tried to portray its downfall as the outcome of a conspiracy led by the military and the remnants of Mubarak’s regime, disregarding the massive public dissent against its rule. This conspiratorial reasoning has also been propagated by various American media outlets.
The Muslim Brotherhood could not in any way be considered a movement for change. The Brotherhood could be best described as a closed socio-religious sect that adopts an identity-centric authoritarian perception of itself as the guardian of society’s Islamic identity. This Islamic identity, according to this perception, should ideally be imposed through the modern state’s central apparatus for the Brotherhood to fulfill its mission. The Brotherhood also adopts conservative rightist socio-economic policies.
Therefore, despite their alliance with revolutionary groups in the different stages of the January 25 revolution — for example, during the 18 days leading up to former President Hosni Mubarak’s ouster from power, and during the 2012 presidential election — they remain far from embracing any socio-political democratic aspirations. Evidence of these realities are ample, if we only take a quick look at deposed President Mohamed Morsi’s presidency.  
It is obvious that the Brothers were never adamant about implementing any true restructuring of state institutions, or bringing about real change. What they did instead was attempt to infiltrate these establishments or create alternative structures that they could control.
On one hand, Morsi’s government and the previous Brotherhood-dominated Parliament produced an authoritarian, military-biased constitution, in addition to a myriad of non-democratic policies and legislation. These policies were meant to restrict the right to assemble, protest and form NGOs. This was in addition to deliberately harassing the media, labor unions and targeting political activists. The Brotherhood also appointed its members to executive and legislative offices, in addition to key administrative posts. This is a reflection of the Brotherhood’s prototypical cult mentality that believes in divvying up the booty.
The Brothers carried on with the same socio-economic policies of the Mubarak regime. Crony capitalism, borrowing and rentier-based economic policies all persisted under the Brotherhood administration, without any regard for serious economic reform. This was, of course, in addition to the group's deliberate incitement of religious sectarianism and violence against its political rivals, which created a highly zealous and polarized political environment.
On the other hand, the Brothers flirted with the old regime and its institutions on their road to power. That being the case, it is quite ironic that the Brotherhood is speaking against the military now, when it had worked closely with the Supreme Council of the Armed Forces (SCAF) in orchestrating the transitional period following the January 25 revolt, to the point of demeaning anti-SCAF revolutionary groups in the eyes of the public. The MB sided with SCAF in the crimes it committed between September and December 2011. This includes the Maspero, Mohamed Mahmoud and the Cabinet massacres, where protestors were killed at the hands of the military and security forces.
Additionally, the Brotherhood-drafted constitution gave the military huge privileges and immunities. The MB also completely rejected any implementation of transitional justice programs, and the restructuring of the police, whose budget, along with that of the military’s, probably doubled under the Brotherhood’s reign.
And lastly, the Brotherhood government tried over and again to restore harmony with the Mubarak regime oligarchy through legal and political means.
Despite all this, the Brotherhood failed to establish a right-wing ruling pact, which led the “old regime” to abandon the group at the onset of the June 30 popular uprising. The reasons for this failure are twofold. First, the lack of high caliber within the Brothers and their inability to build political alliances. Their monopoly of power was evident, for example, during the drafting of the constitution, the formation of the cabinet and electoral alliances.
More importantly, however, the Brotherhood’s own makeup as a closed, socio-religious cult that does not welcome new “clients” made its potential allies — namely the army, the police, the judiciary and the bureaucracy — wary of the group. This is in addition to the fact that these state institutions were already groomed to hate political Islam.
The above-mentioned state institutions also hold different views than the Brotherhood when it comes to “national interests,” “world-view” and “Egyptian national security.” The Brotherhood further raised these state institutions’ suspicion when Morsi’s administration turned a blind eye to the violence and terrorism of Islamist groups — who form the main support base for the Brotherhood — in Sinai, for example.  This is in addition to the incitement of sectarian violence against Copts and Shias, in particular, by radical Islamists in a manner that threatens the eruption of wide-scale civil strife, which is a redline for those state institutions.
Accordingly, the Brotherhood’s efforts to become the new ruling class uniting the state’s institutions under its leadership failed. What the Brothers tried to do instead was to sway those state institutions under their influence, rather than try to reach a common understanding or ruling arrangement with these players. This miss by the Brothers is most evident in their dealing with the judiciary.
Finally, it is obvious that the Brothers were never adamant about implementing any true restructuring of state institutions, or bringing about real change. What they did instead was attempt to infiltrate these establishments or create alternative structures that they could control. This process was rightly termed “the Brotherhoodization” of the state.
This attempt by the Brothers to dominate led the old state’s institutions to abandon ship on June 30. Abandoning the Brothers was not a result of a rejection of their “reformist project,” as they claim. They ditched the Brotherhood because of the latter’s inability to adequately reestablish the authoritarian regime in collaboration with the old regime.
Despite the Brothers’ propaganda regarding the deep state’s enmity for their rule, they miscalculated the true power balance and the prerequisites for partnering and cooperating with state institutions. This has only proven how secular groups overestimated the Brothers’ power and their ability to “Brotherhoodize” the state.

8 comentários:

Anónimo disse...

Bom artigo(s) em comparação com o ilusório e piegas "poema-ficção" de Robert Fisk publicado na Esquerda Net. De qualquer forma, interessa agora perspectivar os efeitos no Próximo Oriente, nos seus múltiplos patamares, da repressão sangrenta causada pelo golpe de Estado do general Al-Sisi e seus apoiantes. A sinitra e ambigua atitude da administração Obama face ao terror implantado pelas F. Armadas egipcias parece tentar criar uma plataforma guerreira- aliando a Arabia Saudita, Israel, Qatar and so on...-para se abalançarem numa expedição mortifera contra a Siria e o Irão, a médio prazo. Niet

Justiniano disse...

Caríssimo Jorge Valadas, interessante análise mas creio que passa ao lado do grande ponto. De facto a estrutura económica do Egipto vinha já em profundo declínio e o legado deixado a Morsi e à IM era, no mínimo, inquinado. O ponto essencial resulta da profunda incompetência do Governo Económico de Morsi. Apenas conseguiu acelerar a decadência económica e aprofundar a escassez pela quebra de produção em todas as áreas! A coisa deslizava à deriva. O declínio económico empurrava ainda mais a IM para a meta política e descuidava ainda mais as políticas públicas de incremento de produção. Ora, só os animados de um misticismo apocalíptico poderiam continuar a suportar o caminho, e a coisa dá-se agora à virtude, à mitologia e à reconstrução histórica, parece-me!!
Tendo, deste modo, a compreender a intervenção das Forças Armadas que se constituem como a única reserva republicana no Egipto, os custódios da civilização Greco-Islamica!!
Um grande bem haja para si,

JMS disse...

Como é possível continuar a discutir a questão egípcia como se de um problema de política se tratasse? Que obsessão a vossa, de interpretar sempre as movimentações sociais como se estas nascessem de discordâncias ideológicas. Os egípcios não saíram à rua por motivos políticos. Isso é o que a imprensa capitalista nos quer fazer crer. Saíram à rua porque o país está à beira duma colossal crise malthusiana, graças aos altos preços dos cereais e do petróleo. De 30 milhões em 1960, os egípcios passaram para 80 milhões em 2013. Num país cuja superfície é 93% deserto, e que precisa de importar trigo (ao contrário do que sucedia há 40 anos) e um petróleo cada vez mais caro, tudo isto reprtesenta uma conjunção catastrófica para o Egipto.

Informemo-nos:

http://www.resilience.org/stories/2011-02-15/peak-oil-climate-change-political-turmoil-lesson-egypt

http://www.peakoil.net/egypt-condemned-to-continued-chaos-without-its-earnings-from-oil

Anónimo disse...

É muito salutar que se tenha a coragem de discutir e tentar perceber o que se passa no Egipto. É um bom sinal da consciência politica que nos deve impulsionar para tirar ilacções e apontar alternativas. O que se sabe, por ora, é que as F.Armadas egipicias conseguiram apoderar-se do poder de Estado, afogando no sangue as camadas mais radicais da Irmandade. Contam com o apoio equivoco dos USA e o financiamento dos estados teocráticos da zona, com a Arábia Saudita e o Qatar à cabeça. E também manipularam as élites e esbirros para-policiais(tipo pides) que a era Mubarak amparou durante mais de três décadas,principalmente nas grandes manifs.decisivas do final de Julho p.passado. De momento, a Liga Independente dos Sindicatos do Egipto teve a coragem de avisar a Junta Militar para não tentar estender o estado de emergência ao congelamento/cerceamento dos direitos sindicais.Se a Irmandade perdeu a "partida" por longos anos,nada contraria a hipótese de novas forças politicas tentarem agudizar a luta de classes, desmistificando a tentação neo-bonapartista da Junta e cativando o desencanto e desespero de largas franjas do proletariado
urbano e rural. Niet

Argala disse...

Quem é que ainda tem coragem de falar em "Revolução Egípcia"? Talvez alguns liberalóides incultos que ainda falam em "luta de massas", "revolução democrática" e outras parvoíces. Como se uma revolução não implicasse a necessidade de purgar daltabaixo, todas as estruturas de poder (dentro e fora do Estado).

Uma Revolução sem Revolução, como dizia Robespierre, onde a junta militar consente eleições e assina um acordo com a Irmandade Muçulmana para gerir a coisa pública por uns tempos. É pior que a transição espanhola.

Os macacos obscurantistas do Morsi gerem a coisa, a população não gosta, a junta militar teme o pior, e tira a bola ao menino.

Cumprimentos

Niet disse...

Este senhor Argala é um patusco hibrido e confusionista sem dimensão alguma: invoca e enrola-se nos reguiços torpes de um malabarismo deprimente e anti-conceptual, sem uma onça de teor informativo sobre um golpe militar contra-revolucionário num paissuper-estratégico do Médio Oriente; e tenta ludibriar-nos com flashes de um historicismo vesgo e rudimentar a propósito da Grande Revolução Francesa, inoculando fantasmas e truques de teatrinho de praia num arrazoado disparate e coleante. Niet

Argala disse...

O que é que pode haver aí para comentar? Sobra muito pouco excluíndo os insultos. Talvez isto:

"sem uma onça de teor informativo sobre um golpe militar contra-revolucionário"

A contra-revolução é o governo de Morsi, tal como a junta militar. A sua leitura, como de costume, está errada. Até a leitura do próprio texto aqui recomendado.

Anónimo disse...

O sr. Argala continua a sua saga de tentar deitar poeira para os olhos dos incautos. Na primavera passada, aqui mesmo neste blogue, defendia com unhas e dentes o Hezbolah e a politica criminosa de Assad, per
orando a trouxe-mouxe um inaceitavel
anti-semitismo nauseabundo. Agora, demora dias e dias para construir uma " defesa " trabalhada pela má-fé e um ignóbil processo de intenções. Basta de argoladas, sr. Argala: não quero mesmo " discutir " nada consigo, percebe? Niet