22/05/13

Martim

É fácil defender o empreendedorismo quando se tem um nome como Martim.

1 comentários:

Libertário disse...

Não compreendo por que a esquerda, até alguns libertários, têm um problema sério com a capacidade de auto-organização das pessoas que lhes permita viverem sem patrões, nem Estado.
O que os liberais chamam de «emprendedorismo», e que pode resultar de uma especial capacidade de acção e criação individual, nós poderíamos chamar, a partir de uma visão diferente e oposta, autogestão e cooperação. Só que nestes casos seria resultante de uma capacidade de associação e criação colectiva de trabalhadores ou desempregados.

Dito de outra forma, os trabalhadores, principalmente os que estão desempregados, deveriam procurar alternativas criando formas organizativas cooperativas que não dependessem de capitalistas, nem do Estado. Em vez de passivamente esmolarem trabalho junto dos capitalistas e do Estado. Isto para mim é a real alternativa libertária imediata ao capitalismo privado, e ao seu dito empreendedorismo do lucro pessoal, bem como ao trabalho assalariado no aparelho do Estado. As cooperativas e empresas autogestionárias podiam ser as bases experimentais de uma nova ordem social.