30/08/16

Ainda o Sismo em Itália.

O assunto já quase saiu de cena. Afinal já são nulas as expectativas de encontrar sobreviventes. A imprensa internacional vai abandonando o local e outras catástrofes disputam a sua atenção.
O primeiro-ministro italiano veio reconhecer uma evidência: o seu Governo, como os que o antecederam, não fazem cumprir a Lei. Os edificios não são construídos de forma a serem sismicamente resistentes. Devia ser um crime, tornou-se uma fatalidade, com que todos parecem conviver tranquilamente Mas, nesta altura, há centenas de vitimas, milhares de familiares afectados, comunidades inteiras destruídas. É necessário fazer alguma coisa. Renzi decidiu avançar com um Plano de reforço sísmico das construções. Aquilo que desde 2000 se promete, sem que nada de importante se faça. Esta inércia, ou incúria, já passou um duro teste: o sismo de Áquila. E sobreviveu, a incúria.
Em Amatrice ruiu uma escola inaugurada em 2012 e que obrigatoriamente deveria ter sido construída de forma a resistir a um sismo com esta intensidade. Ruiu!!! Espero que o Plano de Renzi não vá pelo mesmo caminho.

0 comentários: