22/04/17

HABITAÇÃO ACESSÍVEL EM LISBOA

Perto que estamos da próxima campanha eleitoral autárquica em Lisboa talvez seja possível colocar a questão da habitação no centro do debate politico.
Lisboa tem um grave problema cujo nome é "perda de população". Quer isto dizer que ao longo de décadas a capital perdeu centenas de milhares de habitantes. Entre a população de 1981 - 807937 habitantes - e a de 2011 - 547733 habitantes -  decorreu um período de 30 anos cuja principal característica foi o êxodo populacional. Sairam  24 pessoas de Lisboa, diariamente,  ao longo de 30 anos- Pessoas que foram residir noutro local.  A razão da mudança foi no essencial uma: falta de habitação a preço acessível.
Estamos a falar de  pessoas que foram espacialmente segregadas. Há que discutir a questão agora que ninguém pode continuar a dizer como até aqui: o Mercado resolve. (ver aqui , aqui , aqui e aqui, entre outros)
São necessárias politicas e meios para as concretizar. É necessário assumir compromissos e calendarizá-los. Para que se possa viver melhor em Lisboa, numa cidade mais democrática, mais inclusiva. Uma cidade para todos, como disse ambicionar o seu actual Presidente, num discurso recente. Com debate politico, com compromissos, com a habitação no centro da politica, daqui a quatro anos os lisboetas podem mais facilmente  julgar se sse caminho está a ser percorrido.
Os partidos politicos que disputam a autarquia devem mostrar e debater as suas propostas com os cidadãos. Está na hora de colocar a habitação no centro da politica autárquica. Afinal de que serve falar do direito à cidade se nem uma casa para nela residirem as pessoas conseguem.

ADENDA:  Sobre a Politica de Habitação em Lisboa escrevi dois pequenos post´s que talvez valha a pena ler conjugadamente com este. (aqui e aqui)

0 comentários: