01/12/18

Importantes mudanças em curso.

Angola está a mudar a partir do interior do MPLA e da sua liderança. João Lourenço está a fazer uma revolução a partir da Presidência da República. O discurso na abertura da 6ª sessão do comité central do MPLA é uma peça política que sinaliza essa transformação. A sociedade angolana vai democratizar-se e vai progredir. Haverá mais justiça social e menos desigualdade. O combate à corrupção, que durante décadas canibalizou os recursos de todos em favor de alguns influentes "camaradas", é o catalizador dessa mudança. Chegará o tempo em que o MPLA será substituído no poder. Mas, aí chegado, deixará um país mais democrático e mais próspero, melhor governado. Não é coisa menor, antes pelo contrário: João Lourenço meteu mãos a uma tarefa colossal. A sua coragem política parece ser capaz de rivalizar com a sua determinação tranquila e até suave. Um nome para a galeria dos grandes dirigentes africanos.

2 comentários:

Abraham Chevrolet disse...

A Unita nunca se superiorizou ao MPLA fosse lá de que forma fosse.Aquela perdeu a ocasião de toda uma vida,quando ao perder as primeiras eleições,poderia ficar sentada na Oposição,reunindo forças e organizando-se,para estar pronta na altura de aceder ao poder,algo inevitável dado o estado de ruína na Angola de então. A sofreguidão era tal que preferiram de imediato a guerra,caminho directo para o Cuito-Canavale.
Ninguém em Angola tem as mãos limpas,por isso devemos ler,reler e voltar a ler a História de Angola,desde a Antiga à Comtemporânea,inclusivé.

Niet disse...

"JlO ", o general " exonerador implacável ", tem sido uma grande revelacäo democrática para o futuro de Angola e África. O imperalismo continua a corromper sem dó nem piedade. A divida angolana externa é colossal, sobretudo para com a China. As forcas de Esquerda portuguesas e luso-brasileiras podiam oferecer os seus servicos estratégicos para consolidar a cruzada anti-corrupcäo e nepotismo aviltante que minou Angola nas últimas quatro décadas.