23/03/19

EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA(actualizado)

A luta dos professores pela recuperação dos seus direitos é, em primeiro lugar, uma luta em defesa da Escola Pública. O PS, que em tempos ,saudosos, tinha feito da educação a sua paixão, concretiza um desgastado remake da funesta política adoptada nos tempos da dupla Sócrates-Maria de Lurdes Rodrigues. Com outros protagonistas - Costa-Tiago Brandão Rodrigues -, mas a mesma velha e lamentável política cujo único objectivo parece ser maltratar a escola pública agredindo os professores.

Não sou capaz de prever se a manifestação desta tarde se aproxima, ou não, da que há onze anos reuniu quase cem mil manifestantes em Lisboa, mobilizados contra a agressão que o então primeiro-ministro conduzia contra a classe profissional dos professores.
Motivos para que isso aconteça haverá certamente. Desde logo a hipocrisia da intervenção pública do actual ministro que reforça um novo paradigma na actuação ministerial no domínio da educação: executar o que lhe mandam fazer, sem desviar um milímetro dos objectivos traçados, diabolizando ao máximo os professores e os sindicatos que os representam.

Não fora a sensação que transmite, a cada aparição pública, de que estamos apenas perante um pau mandado, sem projecto, sem espessura política e intelectual que lhe valham, e Tiago Brandão Rodrigues poderia orgulhar-se de ter conseguido um objectivo aparentemente insuperável: ultrapassar pela direita a péssima ministra socialista que o antecedeu e que conseguiu mobilizar cem mil professores numa manifestação contra si, Maria de Lurdes Rodrigues de seu nome.

Hoje à tarde ficaremos a saber se o menino Tiago já se conseguiu elevar ao nível da sua velha ideóloga.

ACTUALIZAÇÃO: Uma grande manifestação de professores. Cerca de oitenta mil manifestaram-se contra a política do Governo. A maior manifestação da legislatura. Bem feito, caro ministro, António Tiago Costa Rodrigues

2 comentários:

Anónimo disse...

Aí temos de novo a santa aliança do nogueira com toda a direita!

Já vi este filme há uns anos atrás e deu no que deu. Espero que desta vez, os portugueses abram os olhos e ponham os nogueiras, os dias da silva e já agora as ritas cavaco, no seu devido lugar!

José Guinote disse...

Um comentário imbecil, feito sob anonimato, mas que deve ser divulgado pelo seu valor pedagógico. Um esquematismo primário para justificar o injustificável.