05/03/20

Os fascistas já começam a dizer que são fascistas

Pelo menos na Finlândia...

Finns Party to sack youth wing's vice chair for declaring himself a fascist (Yleisradio Oy):
Toni Jalonen called himself an ethnic nationalist, a traditionalist and a fascist at a meeting in Estonia on Sunday.

The Finns Party plans on ousting its youth wing's second vice chair, Toni Jalonen, due to statements he made at a conference in Tallinn, Estonia on Sunday in which he declared himself a fascist.

The event was organised by an Estonian conservative nationalist youth organisation. Videos of Jalonen's speech began appearing on social media towards the end of the weekend.
Esta notícia diz que o Partido Finlandês (durante algum tempo usou o nome "Verdadeiros Finlandeses" - ouvimos falar deles quando foi o acordo com a troika, em que, no parlamento finlandês, foram que mais se opôs a que se emprestasse dinheiro a Portugal; atualmente senta-se no Parlamento Europeu com  a Liga italiana, a Frente Nacional francesa, etc.) ia expulsar o vice-presidente da sua organização juvenil, mas acabaram por ter que expulsar a "jota" toda.

E atenção que não estamos a falar de um partido marginal, estilo o PNR ou mesmo o Chega - estamos a falar do segundo partido mais votado na Finlândia e em primeiro lugar na maior parte das sondagens.

Claro que se pode dizer que todo esse episódio provará que o Partido Finlandês não é fascista, já que até se dispõem a ficar sem organização juvenil só para expulsarem um fascista assumido; talvez (embora é possível que nalguns seja só uma questão de estratégia); mas por outro lado também indica que haverá lá mesmo uma dose substancial de fascistas e filo-fascistas, ao ponto de, até pelos vistos há poucas horas, serem provavelmente dominantes (afinal, se para expulsar um, foi preciso expulsar a "jota" toda) na organização juvenil de um dos maiores partidos; e sobretudo, já haverá um ambiente que leva a que fascistas já se sintam à vontade para se dizerem como tal (em vez de andar às voltas com eufemismos como "direita nacional/popular/social").

0 comentários: