02/07/20

Monitorizar o "discurso de ódio"

Vigiar o "discurso de ódio" na internet implica puder-se vigiar TUDO o que é dito na internet, já que só se sabe se o que alguém publicou é "discurso de ódio" depois de se ler o que foi publicado.

1 comentários:

joão viegas disse...

Ola Miguel,

Julgo que não é bem assim e, se assim fosse, seria perigoso, uma vez que importa muito que o principio continue a ser a liberdade de expressão.

Tanto quanto percebo, sem ter ido ver de forma aprofundada, o que o governo entende por "monitorizar" é apenas definir um quadro juridico que permita a identificação dos autores e dos editores, de maneira a que possam ser responsabilizados em caso de queixa. Julgo que é assim que funciona para a imprensa escrita, e tem sido benéfico. O grande problema é aplica-lo à net.

Seja como fôr, e salvo mehor informado, julgo que ninguém pretende instaurar um regime de autorização/censura prévia que, em Portugal, ainda esta conotado com o fascismo (e em qualquer parte do mundo com um regime ditatorial). Trata-se apenas de permitir que quem se sente vitima de um abuso tenha facilmente como identificar os presumiveis infractores e agir contra eles. Não sairiamos portanto de um regime de liberdade de principio com penalização dos abusos, que é apesar de tudo o regime mais protector das liberdades.

Um abraço