23/05/13

A RPC enjaula mendigos em defesa dos direitos dos turistas e da liberdade religiosa


Mendigos encerrados en jaulas. La escena se ha podido ver en China, concretamente en la provincia de Jiangxi, donde las autoridades han recluido tras los barrotes a los indigentes para evitar que molesten a los turistas pidiendo limosna.

Tal y como informa el portal Minutouno.com, los vagabundos han sido enjaulados debido a que en esta región china se celebra un festival religioso y las autoridades locales no quieren que los visitantes se sientan incómodos. Aunque han explicado que "la medida es transitoria" mientras dure el festival, previamente advirtieron que "serán expulsados de la ciudad" quienes no la acaten. Según un portavoz, los mendigos "están de lo más cómodos" y están siendo alimentados con agua y comida. "Cuando se cansen pueden retirarse y abandonar la ciudad", apuntó. 


Suponho que haverá quem comente, à direita, que o objectivo da medida é defender a liberdade turística e religiosa, e, à esquerda, que, se os mendigos fossem fuzilados, seria pior…

4 comentários:

Anónimo disse...

Esta "notícia" tem tudo para cheirar mal. Uma pequena pesquisa mostra que a mesmíssima notícia já tinha sido amplamente divulgada em setembro de 2012! Com um pouco mais de esforço, chegamos a "notícias" semelhantes de 2009! É claro que a paranóia reinante por aqui torna esta "notícia" especialmente apetecível. Repare-se no contraste: sobre a iniciativa da CGTP de sábado nem uma palavra. Neste momento temos um governo que atira para a miséria milhares de portugueses forçando muitos a se tornarem pedintes. Enquanto isso, por aqui temos um ex-comunista, ex-estalinista, que num tempo recorde se tornou num anti comunista, que quer à viva força fazer passar a tese de que o PCP está a ajudar a instauração de fascismos em Portugal! A degradação moral e ética de certas pessoas não deixa de nos espantar.

Miguel Serras Pereira disse...

Prezado Anónimo,
as fontes a que recorreu devem-no ter informado mal a meu respeito. Se por "ex-comunista" quer dizer que fui alguma vez militante, simpatizante ou "companheiro de jornada" do PCP, engana-se. O mesmo se diga, por maioria de razão, da ideia de que fui alguma vez "estalinista", ou manifestei outra opinião a respeito do faraó vermelho que não fosse de desprezo e repulsa.
Quanto ao resto, não sei se Você acha que vale a pena lutar pela instauração de um regime como o da RPC em Portugal, mas lá que dá ares, dá. Se assim for, resta-lhe apoiar o actual governo, reclamando que os pedintes que já faz sejam enjaulados e impedidos de prejudicar as reformas estruturais em curso. Se assim não for, pense duas vezes antes de contar histórias a respeito de pessoas que não conhece. Ou esteja calado.

msp

P.S. A alusão ao tempo recorde da minha conversão em renegado é especialmente saborosa. Basta comparar o que escrevi e publiquei antes do 25 de Abril e imediatamente após essa data, em 1974-1975, com o que hoje escrevo para o comprovar.

Anónimo disse...

Que eu saiba, o único "ex-comunista, ex-estalinista, que num tempo recorde se tornou num anti comunista, que quer à viva força fazer passar a tese de que o PCP está a ajudar a instauração de fascismos em Portugal" é o seu novíssimo colega de blog que até há bem pouco tempo era seu crítico e polemizava consigo exatamente por casa do seu (já antigo) anti comunismo. Se não conseguiu perceber a quem me referia, paciência. Entretanto, quanto ao essencial, zero: enquanto por aqui vocês se perdem com ataques cretinos (intelectualmente abjetos) ao PCP e silenciam as iniciativas de luta promovida pela CGTP contra este governo e as suas políticas, resolvem postar uma "notícia" que é no mínimo esquisita (coisa que não é preciso ser-se muito inteligente para se perceber). Quanto às minhas supostas simpatias pela RPC, bem que gostava que me esclarecesse onde é que a partir do meu 1.º comentário se pode tirar essa ilação. Faça você tanto quanto eu faço para que se derrube este governo o mais rapidamente possível, exatamente para que deixe de haver pedintes. É sobre isto que é vital não ficar calado.

Miguel Serras Pereira disse...

Anónimo,
" Quanto às minhas supostas simpatias pela RPC, bem que gostava que me esclarecesse onde é que a partir do meu 1.º comentário se pode tirar essa ilação", escreve V. Mas é também V. que posta aqui um comentário que insinua que a denúncia da ditadura de classe chinesa é um ardil para defender o governo de Passos Coelho e a oligarquia governante na UE.

Quanto ao meu "anticomunismo", remeto-o, e a quem mais por aqui passar sinta curiosidade pelo assunto, para um post que aqui publiquei há já tempos, e do qual aqui transcrevo esta passagem:

' a organização do combate democrático cuja extensão se confunde com a "construção do socialismo" deve ela própria ser democrática e socialista, deve ela própria ser expressão do auto-governo e da autonomia colectivos, os quais, pelo seu lado, estipulam e afirmam a autonomia e a responsabilidade dos indivíduos seus agentes, cidadãos apostados em dar-se, por sua conta e risco próprios, e sabendo que o fazem, a sua própria lei. Nessa medida, o compromisso com a dimensão política do "horizonte do comunismo" (Daniel Bensaïd), da "hipótese comunista" ou da "revolução social", não reconhece direcções superiores nem exteriores ao desenvolvimento da participação, em condições de igualdade de poder, exercida pelos interessados. E a recusa de reconhecer qualquer competência, estatuto, legitimidade ou superioridade de comando ao PCP, como a qualquer outra organização partidária, que se declare proprietária ou instância de administração e condução profissional do "movimento comunista", é bem menos "anticomunista" do aqueles que, em defesa da ordem hierárquica que instituíram em proveito da sua condição de representantes ou dirigentes e candidatos a governantes "mais justos" das "massas" oprimidas e exploradas, não se cansam de denunciar o "anticomunismo" de quem não lhes bate a pala nem, diante deles, se perfila de medo, ou acede a prestar-lhes serviços de sacristia' (cf. http://viasfacto.blogspot.pt/2010/06/sobre-o-anticomunismo-uma-ou-duas.html ).

Quer entender agora?

msp