25/09/13

Panopticon



Pan-óptico é um termo criado por Jeremy Bentham, em 1785, para designar um edifício cuja estrutura permite a observação contínua, por apenas uma pessoa, de todos aqueles que se encontram no seu interior. Inicialmente defendido no contexto prisional, foi depois proposta a sua aplicação em qualquer situação em que houvesse interesse na existência de vigilância contínua no interior dum edifício (escola, fábrica, asilo, etc.).

Em 1975, Michel Foucault retoma o conceito na sua obra Vigiar e Punir (original em francês, traduzido para português e inglês), Terceira Parte: Disciplina, demonstrando que as estruturas de Poder na sociedade moderna requerem mecanismos que permitam:

"(…)em primeiro lugar, (…) obter o exercício do poder com o menor custo possível (economicamente, pela menorização da despesa envolvida, politicamente, por sua discrição, sua baixa exteriorização, sua relativa invisibilidade, o pouco de resistência que despertam); em segundo lugar, (…) elevar os efeitos deste poder social à sua intensidade máxima e estendê-los, tanto quanto possível, sem que nenhum fracasso ou intervalo ocorra; em terceiro lugar, (…) ligar esse crescimento "económico" do poder com a produtividade dos aparelhos (educacional, militar, industrial ou médico) no interior dos quais é exercido; em resumo, para aumentar tanto a docilidade como a utilidade de todos os elementos do sistema.(…)"

Estes mecanismos foram sendo constituídos, e testados, com o advento do Capitalismo, sendo dele indissociáveis:

"Se a descolagem económica do Ocidente começou com as técnicas que possibilitaram a acumulação de capital, pode-se dizer, talvez, que os métodos para administrar a acumulação de ​​homens permitiram um avanço político em relação às tradicionais, rituais, dispendiosas, violentas, formas de poder, que logo caíram em desuso e foram substituídos por uma subtil e calculada tecnologia de sujeição. De facto, os dois processos - a acumulação de homens e a acumulação de capital - não podem ser separados; não teria sido possível resolver o problema da acumulação de homens sem o crescimento de um aparelho de produção capaz de simultaneamente os sustentar e utilizar; inversamente, as técnicas que fizeram a acumulação de homens útil aceleraram a acumulação de capital. A um nível menos geral, as mutações tecnológicas do aparelho de produção, a divisão do trabalho e a elaboração das técnicas disciplinares sustentaram um conjunto de relações muito próximas (cf. Marx , Capital , vol. 1 , capítulo XIII e a análise muito interessante em Guerry e Deleule). Cada torna possível o outro e necessário; cada fornece um modelo para o outro. A pirâmide disciplinar constituiu a pequena célula de poder no qual a separação, coordenação e supervisão das tarefas foi imposta e tornada eficiente; e a partição analítica do tempo, os gestos e as forças corporais constituíram um esquema operacional que poderia ser facilmente transferido dos grupos a serem submetidas aos mecanismos de produção; a projeção maciça de métodos militares na organização industrial foi um exemplo desta modelização da divisão do trabalho seguindo o modelo estabelecido pelo esquema de poder. (...) Digamos que a disciplina é a técnica unitária através da qual o corpo é reduzido como força 'política' ao menor custo e maximizado como força útil. O crescimento de uma economia capitalista deu origem à modalidade específica do poder disciplinar cujas fórmulas genéricas, técnicas para submeter forças e corpos, em suma, "anatomia política", podiam ser implementadas sob os mais diversos regimes políticos, aparelhos ou instituições."

Passados quase 40 anos, essas estruturas de Poder alcançaram uma capacidade de observação, condicionamento (a interiorização de que estamos a ser continuamente observados induz a auto-censura inconsciente, a conformidade perante o que é esperado de nós pelo sistema de Poder prevalecente) e controlo (através da identificação precoce de "nodos" no sistema - pessoas, grupos, eventos - que potencialmente poderão vir a abalar as estruturas de Poder) cujo âmbito para já apenas conseguimos conhecer de modo fragmentado.

0 comentários: