25/07/14

A obsessão da direita com Mário Nogueira

Uma coisa que salta à vista é a obsessão da direita blogosférica com Mário Nogueira (exemplo).

Será que ainda não perceberam que a Fenprof tem muita pouca força real? Veja-se o que aconteceu com a avaliação dos professores, em que a Fenprof fez um acordo com o governo Sócrates apenas para ser ultrapassada por movimentos ad-hoc “radicais” que continuaram a boicotar a aplicação do acordo e obrigaram a Fenprof a recuar (veja-se aquela caso em que os movimentos convocaram uma manifestação contra a avaliação para um dado fim de semana, e alguns dias depois dessa convocatória, a Fenprof, para não ser ultrapassada, convocou uma manifestação para o fim de semana anterior).

Aliás, conjugado as sondagens feitas na altura com os casos concretos que eu conheço, dá-me a ideia que a votação recorde do Bloco de Esquerda em 2009 foi em parte por causa disso – professores que normalmente votavam PS ou CDU, mas que por estarem zangados com o acordo Maria de Lurdes Rodrigues – Mário Nogueira, nesse ano votaram Bloco.

O que é curioso é que, pelo menos os liberais, que noutras coisas falam tanta da “ordem espontânea”, quando se trata de protestos dos professores, parecem que só os conseguem processar mentalmente imaginando um mega-planificador central organizando tudo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Atão conclui-se que esses professores votaram no BE por se terem zangado com a Lurdes Rodrigues e por tererm acordado com o Nogueira e não que votaram no BE por se terem zangado com as políticas da Lurdes e do PS.

É um raciocínio interessante. Eleitores tão apostados nas políticas da Lurdes e do PS que se zangaram com ela quando foi acordar com uma parte dos adversários, votando então noutro dos adversários.

E se não é interessante é ao menos rebuscado.

Miguel Madeira disse...

Mais exatamente, não votaram no PS por causa da política da MLR e não votaram na CDU por causa do acordo MLR/Fenprof

cris disse...

ó Madeira , a tua obsessão para com o Mário Nogueira é igual á da direita. A luz que vos cegue é a mesma: chama-se anticomunismo.

Anónimo disse...

essa história terá que ser feita, mas a impressão que tenho é que as negociações da fenprof em geral levaram a acordos piores. e, segundo consta, normalmente os acordos são conseguidos a troco de um par de medidas simbólicas e benesses para os sindicalistas.