26/12/19

Ler os Outros: Sobre a corrupção e o seu combate

Um tema para todas as estações: o combate à corrupção.

Numa época marcada pela emergência das forças reaccionárias, xenófobas e fascistas, que adquirem uma cada vez maior expressão parlamentar, verifica-se que o combate à corrupção tende a ser instrumentalizado por essas forças.

As reacções daqueles que governaram em nome da esquerda - embora muitas vezes a leste do que se poderia considerar uma governação de esquerda - é, muitas vezes, pela singularidade das soluções adoptados, apenas e só a confissão da falta de empenho em combater a corrupção. Há nesta opção uma escolha e uma decisão política claras. Na relação entre o Estado e o Mercado o Governo opta por um lado A corrupção permite ao Estado intervir no processo económico como facilitador definindo quem ganha e quem perde, favorecendo uns em detrimento de outros, actuando por exemplo ao nível das regras do urbanismo e ao nível da contratação pública.

Vale por isso a pena ler este texto de Maria José Morgado publicado no Expresso. Uma boa leitura para a quadra natalícia, para todas as quadras, aliás.


0 comentários: