24/01/20

Divisões no MAS boliviano: Morales contra as organizações de base (ATUALIZADO)

A esquerda boliviana parece estar numa grande confusão, a respeito da escolha do candidato presidencial; as organizações que integram o MAS (que em muitos aspetos funciona mais como uma federação de movimentos do que como um partido tradicional) decidiram por unanimidade apresentar David Choquehuanca como candidato a presidente e Andrónico Rodríguez a vice-presidente; no entanto Evo Morales, a partir da Argentina, decidiu que os candidatos seriam  Luis Arce a presidente e Choquehuanca a vice-presidente, o que está a causar contestação no movimento. Entretanto, a Central Operária Boliviana defende uma terceira alternativa: Choquehuanca a presidente e o sindicalista mineiro Orlando Gutiérrez a vice-presidente.

Os vários candidatos a candidatos:
  • Luis Arce (o preferido de Morales): o ex-Ministro da Economia e Finanças
  • David Choquehuanca (escolhido pelos movimentos sociais para candidato a presidente e por Morales como candidato a vice-presidente): o ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros ("chanceler")
  • Andrónico Rodriguéz (o que era para ser candidato a vice-presidente): dirigente da federação dos cultivadores de coca
  •  Orlando Gutiérrez: como dito acima, dirigente do sindicato dos mineiros

Editado às 11:08 de 2020/01/24: "David Choquehuanca cedes his claim to be the MAS-IPSP candidate for president in El Alto assembly. Grassroots representatives concede and back Arce/Choquehuanca ticket." / "Pacto de Unidad retrocede y acepta apoyar binomio Arce – Choquehuanca"

0 comentários: