06/09/13

O "caso Elvas"

Acerca do ocorrido com a candidatura do BE em Elvas, tenho uma teoria sobre a raiz do problema:

A política do BE nos últimos anos tem andando muito à volta de "casos" - menos que uma critica aos fundamentos do sistema capitalista, muitas das intervenção do Bloco tem sido no sentido de denunciar casos concretos de cumplicidades entre capitalistas concretos e políticos (governantes, autarcas) concretos.

Isso leva a que muita gente simpatize com o (ou talvez mesmo adira ao) BE menos por identificação com um ideologia anticapitalista (ou mesmo apenas anti-"neoliberal") e mais como sendo "o partido que está contra este corruptos que nos governam" (a que por vezes se juntava a admiração puramente pessoal por Francisco Louçã).

Esse populismo não-ideológico anti-classe política instalada, que tem alguma influência nas bases do Bloco, até pode ter pontos positivos (p.ex., poderia servir de ponto de partida a um discurso de critica da democracia representativa em defesa da democracia participativa), mas tem o defeito de que pode ser bastante vulnerável a posições conservadoras ou até reacionárias: quanto alguém tem um pensamento político pouco elaborado (e, sobretudo, pouco ideológico), é fácil ser-se influenciado, nem que seja simplesmente por "default", pelos preconceitos sociais dominantes.

Declaração de interesses: sou candidato pelo Bloco de Esquerda à Assembleia de Freguesia de Portimão.

1 comentários:

joão viegas disse...

Em suma : como ser popular sem ser populista (no sentido de demagogo) ? Com pedagogia, responsabilidade e ética politica, como aquela que levou neste caso a direcção do BE a desacreditar candidatos que, manifestamente, se afastaram completamente dos principios de que o movimento se reclama. Um movimento politico so pode ter coerência (e força) na medida em que se aguenta com firmeza sobre os seus principios.

Organizar-se por forma a que não seja possivel acontecerem estas cenas tristes seria ainda um passo suplementar, e so temos que achar justo que o BE pague o preço de não ter sabido alcançar este patamar...

Declaração de interesses : não sou nem candidato, nem membro do BE (mas ja votei no BE, e não foi so uma vez)

Boas