25/09/14

Cooperativa de Habitação e Construção Económica – Bairro dos Trabalhadores, em Azeitão


Recebi este e-mail de um amigo. A situação entretanto evoluiu, mas aqui conta-se a história toda e remete-se para a página onde as informações são actualizadas. É daqueles casos em que não sobra qualquer margem para dúvidas sobre de que lado está a justiça e não custa nada divulgá-lo.
Alguns de vocês sabem o que está a acontecer com o bairro onde vivi a vida toda e onde ainda vive a minha mãe e sobrinho, em Azeitão. Ao longo do último ano partilhei aqui algumas notícias e informações. A situação piorou bastante entretanto. Para não me alongar, e para aqueles que não sabem do que falo, apesar de as pessoas que habitam essas casas terem pago as mesmas na íntegra ao longo de mais de 25 anos, a cooperativa de habitação que as construiu foi declarada insolvente, a situação foi escondida dos moradores até a uma situação limite e essas casas entraram como parte do pagamento da dívida aos credores (apesar de a cooperativa admitir que as casas não tem nada a ver com o assunto e, apesar de, como disse, as casas estarem pagas e todos os moradores terem comprovativos disso). No sábado, por mero acaso, e sem que nenhum morador tivesse sido informado directamente do sucedido (ou soubesse sequer que essa possibilidade estava iminente), alguém reparou que tinha sido publicado na imprensa um anúncio a anunciar um leilão, a fechar dia 2 de Outubro, dessas casas (está lá, com moradas, valor de cada casa e tudo). Obviamente, sem qualquer informação de que essas casas estão habitadas...
Estamos a preparar uma manifestação para esse dia no "local" do leilão (posso dar informações sobre isso aos interessados assim que as tiver), mas, para já, peço-vos que quem conheça pessoalmente algum deputado, seja de que partido for, chame a atenção para o sucedido. Todos os deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal (e outros) estão informados (foram, pelo menos, contactados), portanto essa "chamada de atenção" que vos passo é no sentido de reforçar a urgência desta situação para que esta mereça a atenção deles. Caso tenham amigos jornalistas e caso estes tenham interesse e disponibilidade para trabalhar sobre o assunto, peço-vos igualmente que os informem da situação (dêem-lhes o meu contacto, ou passem-me os contactos deles, como preferirem).
Partilho, também, uma página, criada por alguns dos meus vizinhos, que será actualizada sempre que houver novidades sobre a situação (acções a ser planeadas, notícias sobre o processo, cobertura dos média, etc.). Peço-vos, por favor, que divulguem essa página.


1 comentários:

Álvaro disse...

Hum, conheço o grafismo naquela faixa...isto das cooperativas falidas tem algo que se lhe diga não é ricardo? Vamos lá a ver como nos toca a nós ali em PA...