05/06/17

A crise no Golfo Pérsico

A respeito da rutura da Arábia Saudita e dos outros emiratos do Golfo com o Qatar, dá-me a ideia que o Médio Oriente está dividido em três blocos:

- O bloco Irão-Síria, apoiado pela Rússia

- O bloco Arábia Saudita-Egito-Emiratos Árabes Unidos, apoiado pelos EUA (e provavelmente também por Israel, embora todas as partes provavelmente negarão qualquer ligação)

- O bloco Turquia-Qatar

A relação entre os 3 blocos é complicada (e até ontem à noite o segundo e o terceiro podiam ser vistos como sub-blocos de um bloco comum): na Síria e (até ontem) no Iemén o segundo e o terceiro estão do mesmo lado contra o primeiro, mas Líbia o que há é uma guerra entre os aliados do segundo e do terceiro (os aliados naturais do primeiro bloco seriam provavelmente os apoiantes de Kaddafy, mas parecem não terem importância).

Para quem cresceu nos anos 80, o primeiro bloco parece-me o herdeiro do que na altura se chamava os "radicais" (Argélia, Líbia, Síria, Iraque, Irão e Iémen do Sul) e o segundo dos "moderados" (Egito, Jordânia, Arábia Saudita e emiratos do Golfo); o terceiro é que é a novidade.

Já agora, interrogo-me se a rutura Arábia Saudita - Qatar não terá sido o resultado da visita de Trump, estilo "façam qualquer coisa para mostrar que estão contra o terrorismo"; as monarquias do Golfo têm todas as mão sujas, mas singularizar aquela que tem laços mais visíveis com a Irmandade Muçulmana (e, para bónus, um país fraquinho) talvez seja a maneira das outras darem a entender que elas são boazinhas.

3 comentários:

Niet disse...

A Russia arma o Iräo e a Siria. Os EUA näo conseguem resolver a " guerra " no Iraque e no Afeganistäo, há longos anos, onde o Iräo se infiltrou em cruzada vitoriosa teologico-militar. Trump ameaca reduzir a pó os persas e intimida com sancöes o estado semi-ditatorial de Poutine.

Niet disse...

Adenda: As ameacas duplas dos EUA e dos sauditas contra o Qatar visam colocar em sentido um pequeno estado muito liberal e independente, que preza e cultiva a amizade com os seus vizinhos e admira muito a luta de " libertacäo " que o presidente persa reeleito Rohani tem levado a cabo pelos iranianos.

Niet disse...

AD-II. A solidariedade para com os Irmäos Muculmanos e o Hamas também pesa muito na atitude de represálias saudita-americana contra o Qatar.