14/02/12

Kropotkin


No dia 8 de Fevereiro de 1921, morreu Petr Kropotkin. Como aqui foi relembrado, Kropotkin necessita de ser re-lido numa época em que a teoria política que ajudou a desenvolver, o anarquismo, renasce na prática quotidiana da revolta contra o sistema político e sócio-económico hegemónico.

9 comentários:

Anónimo disse...

P. Kropotkin foi um adversário sublime, rigoroso e apaixonado de Marx e Lénine. A sua vida é um romance inolvidável, as suas teses sobre a Comuna - a necessidade dos "sovietes " a partir das aldeias- e sobre a Revolução Francesa, a Grande Revolução - são marcos indispensáveis e incontornáveis para quem deseja libertar-se, a sério e com elevação ética e estéctica! Niet

HORIZONTE XXI disse...

"...renasce na prática quotidiana da revolta contra o sistema político e sócio-económico hegemónico."

Cuidado,pode dar espaço a mal interpretações.

Abraço livre.

Anónimo disse...

Quem me diz onde encontrar textos de referência em português ?

Abraço
nelson anjos

Anónimo disse...

deviam era ler marx.

Pedro Viana disse...

Caro Nelson,

Que eu saiba existe um panfleto e um livro de Kropotkin que foram traduzidos em português e continuam à venda. O panfleto chama-se "A Moral Anarquista" e foi editado pelas Edições Silabo, enquanto que o título do livro é "A Conquista do Pão", editado pela Guimarães Editores. A tradução para inglês de ambos pode ser encontrada aqui, sob o título de "Anarchist Morality" (5o na lista) e "The Conquest of Bread" (11o na lista). No website indicado estão disponíveis muitas outras obras de Kropotkin, incluindo "Fields, Factories and Workshops" que desenvolve as ideias apresentadas em "Mutual Aid" e "The Conquest of Bread".

Cumprimentos,

Pedro Viana

L disse...

nelson anjos,

Em português no site http://seeunaopuder.blogspot.com/p/livros.html

Ajuda Mútua: um fator de evolução
A Conquista do Pão

Anónimo disse...

Alguns textos em português online:
http://pt.scribd.com/doc/55962656/Kropotkin-A-Lei-e-a-Autoridade

http://pt.scribd.com/doc/51095271/Kropotkin-Comuna-de-Paris

Libertário disse...

Diversos títulos de Kropotkin, bem como de outros autores anarquistas,em edições portuguesas e brasileiras podem ser encontrados na Livraria Letra Livre em Lisboa, na Livraria Utopia no Porto e no Centro de Cultura Libertária em Almada.

Anónimo disse...

Um abraço e o meu obrigado a todos

nelson anjos