02/04/13

Espaço Pub - Ideologias Políticas Contemporâneas



Já saiu o livro "Ideologias Políticas Contemporâneas" com chancela da Almedina. O capítulo sobre "Comunismo" é da minha autoria. Outros autores: Miguel Cardina e José Soeiro sobre "A esquerda radical", Ana Rita Ferreira sobre a social-democracia, Orlando Samões sobre "Liberalismo" e José Tomaz Castello-Branco sobre "Conservadorismo". Aqui fica um mini-excerto do meu capítulo.

«Onde Lenine via formas do capitalismo controladas por um conteúdo socialista, a realidade histórica encarregar-se-ia de demonstrar como um conteúdo capitalista poderia sobreviver em formas (estritamente discursivas e político-ideológicas) socialistas.
Assim se encerraria o processo revolucionário soviético nas suas fronteiras, territoriais, políticas e sociais. Ao internacionalismo proletário suceder-lhe-ia a formação de uma nação proletária. A um marxismo das relações sociais suceder-se-ia a hegemonia de um marxismo das forças produtivas. O socialismo seria doravante maioritariamente compreendido (e cristalizado) em torno do eixo triangular Estado-nação/crescimento económico/alianças inter-classistas. Doravante, o socialismo poderia ser uma forma de recuperação oblíqua e inesperada do capitalismo. Embora ainda hoje (continuar a) ser percepcionado como um seu contrário…»

1 comentários:

David da Bernarda disse...

O que é isso da "esquerda radical"? Olhando os autores será que se trata do BE? Não seria melhor fazer um sub-capítulo na social-democracia?