11/03/14

Debates televisivos nas Europeias em risco?

Os meios de comunicação social dizem que, mesmo com a alteração legal, pode não ser possível realizar debates para as eleições europeias:
A constatação é feita pela Confederação Portuguesa de Meios de Comunicação Social (CPMCS), que garante que, se for aprovado nos moldes atuais o projeto-lei "deixará tudo na mesma". Em causa está o facto de a proposta da maioria parlamentar incluir um artigo que obriga a que seja garantido "no tratamento jornalístico ou na realização de debates" no período de pré-campanha uma "igualdade de circunstâncias das forças políticas com representação parlamentar". Para o presidente da CPMCS, Albérico Fernandes, este artigo "deixa tudo na mesma" para os meios de comunicação, na medida em que trava o princípio da liberdade editorial de cada órgão na organização de debates e na cobertura das eleições em pré-campanha (ou seja, antes dos 15 dias de campanha formal).
Confesso que não consigo perceber isso - afinal, desde que eu me entendo que houve debates para as legislativas com os cabeças-de-lista (ou os líderes, nas legislativas) dos partidos com representação parlamentar (os 4 ou os 5, conforme o caso), e sempre se conseguiu fazer isso. Onde está a inexquibilidade?

0 comentários: