21/01/15

A centralização/descentralização da contratação de professores

Isto é um assunto já de alguns meses; na altura pensei em escrever alguma coisa - embora o assunto já tenha perdido a atualidade, vou aproveitar para falar disso agora.

Quando, há uns meses, houve aquela confusão com a colocação dos professores, muita gente sugeriu que o problema era culpa do sistema centralizado de recurtamento e que a solução era a descentralização.

É possível - consigo imaginar argumentos a favor de um modelo e de outro (ainda que penso que seja conveniente que, mesmo que a decisão de contratar seja descentralizada, haja alguma plataforma centralizada de apresentação e gestão de candidaturas, nem que seja puramente informativa: não é prático que alguém que esteja disposto a concorrer a todas as escolas do país tenha que envia curricula para todas elas; nem que quando uma escola escolhe os seus futuros professores tenha que telefonar a cada um para saber se ele já está colocado ou não).

No entanto, o que noto é que muitos dos defensores da descentralização da contratação parecem fazer uma defesa muito seletiva desse principio: raramente falam contra os agrupamentos escolares, os centros hospitalares, as centrais de compras dos ministérios, etc. - muito pelo contrário: muitos são dos que mais elogiam essas medidas como "racionalização"; ou seja, parece que só na contratação de funcionários é que a descentralização tem virtudes.

É verdade que é um bocado injusto estar a fazer juizos de intenções e supor que as pessoas não defendem realmente aquilo que dizem defender, mas não consigo deixar de suspeitar que muitos dos alegados defensores da descentralização no fundo não é na questão descentralização vs. centralização que estão preocupados (já que nunca os vejo protestar contra as outras centralizações): se calhar o que verdadeiramente os incomoda é os professores serem contratados por um programa de computador e de acordo com uma fórmula matemática, em vez de por um director de acordo com o seu critério pessoal.

1 comentários:

Anónimo disse...

se muita gente sugeriu que a culpa era do sistema centralizado, só se pode concluir que muita gente é tonta e seguidista de um antigo entrista maoísta e assalariado pela CIA apostado em implodir o ministério .

O velho sistema das litas ordenadas nacionais é o que dá menos sarilho de todos e não se percebe que virtude traria ao sistema cada professor concoorrer individualamente a dezenas de escolas, escolhendo no final a que lhe interessava, abrindo então as dezenas de vagas restantes aos professores que estavam atrás dele nas outras escolas e assim sucessivamente.


Parece um sistema tão inteligente e prático como o das scuts porticadas