22/05/18

A "Intellectual Dark Web"

Ultimamente tem-se falado de uma "Intellectual Dark Web", que supostamente seriam alguns autores que se desviariam de um suposto consenso intelectual "progressista.".

Mas a partir do momento em que essa suposta "Dark Web" seriam pessoas como Jordan Peterson ou Ayaan Hirsi Ali, que têm mais divulgação que quase todos os seus oponentes, não me parece haja nada de "dark" (no sentido implícito - ou mesmo explícito - de ideias e opiniões fora do mainstream e do que aparece nos media) na tal "Dark Web"; a mim parece-me algumas pessoas que estão perfeitamente dentro do establishment intelectual e mediático a se armarem em rebeldes fora do sistema (não muito longe da "victimhood culture" que dizem criticar).

[Já agora, temos aqui dois artigos, de pessoas que me parecem ideologicamente muito mais perto dos darkwebers do que eu, explicando melhor o que eu disse aqui]

0 comentários: