09/03/14

Os alemães fazem três vezes mais que os portugueses?

Segundo Belmiro de Azevedo, sim.

A expressão coloquial "fazer mais" é ambigua, podendo ter vários significados - ficar mais horas a trabalhar, produzir mais por hora, produzir mais no total...

Indo às estatísticas da OCDE temos:

 
Time 2012
Variable Average hours worked per person GDP per hour worked as % of USA (USA=100)
Country
Germany 1 393 90,9
Portugal 1 691 53

Se formos pelo sentido "trabalhar mais", é exactamente ao contrário - os portugueses, em média, trabalham mais horas que os alemães; se formos pelo sentido de produzir mais por hora, efectivamente um trabalhador alemão produz mais (quase o dobro) do que um português, mas está muito abaixo de produzir "três ou quatro vezes mais"; se formos pela produção total (é só multiplicar a produtividade por hora pelo número de horas), um alemão produz 40% mais que um português.

E, claro, não nos podemos esquecer que um lenhador com uma motosserra "produz" mais que um  com um machado, mas será que podemos dizer que "faz mais"?

1 comentários:

Unknown disse...

É mais facil perceber que é verdade que a produção alemã é superior a de Portugal - a idade da reforma passou para os 63 anos e nos países progressistas como França, Portugal..passou para os 66.
Quem trabalhou com alemaes ou na Alemanha sabe que as regras são para se cumprir com rigor desde a hora de entrada e que greves nalguns sectores há anos que não há e as que se fazem são de umas poucas hora de aviso.Quemcomoeu jáfiz greve de doismeses percebe como se arruinam sectores inteiros com irracionalidades revolucionarias próprias de criminosos ou atrazados mentais.