25/01/15

A vitória eleitoral do Syriza, Francisco Louçã e o PCP

Apresentado e apresentando-se como aliado do Syriza, é curioso que, ao comentar a sua vitória, Francisco Louçã lhe indique como alternativa a considerar — e a preparar cuidadosamente — a saída do euro e o regresso ao dracma, sem explicitar perante os telespectadores (o comentário teve lugar na rtp-1) que essa é uma via que, com a máxima clareza e ênfase crescente, Tsipras e o Syriza têm repudiado.

Igualmente divertido é ver como no PCP parecem vigorar dois discursos sobre a vitória eleitoral do Syriza — uma para consumo das massas a cativar, outra para os entendidos, a menos que o objectivo seja disciplinar os militantes, e prevenir reflexões perigosas, impondo-lhes a obediência simultânea a duas injunções contraditórias. Assim, para o deputado João Ferreira, os resultados do Syriza à beira de uma maioria, “representam também uma derrota para aqueles que, no quadro da União Europeia, procuraram - através de pressões, chantagens e ingerências inaceitáveis - condicionar a expressão eleitoral de profundo descontentamento e de profunda vontade de mudança que hoje percorre a sociedade grega”. Mas os mesmos resultados, segundo o deputado Miguel Tiago, permitem extrair também a conclusão seguinte: "Se, como parece, a burguesia grega se tiver de facto reagrupado no SYRIZA, lá terá o capitalismo mais um balão de oxigénio, quando só mesmo a sua morte nos libertaria o caminho".

4 comentários:

Anónimo disse...

Contraditórias para si que usa umas palas.

MS

Anónimo disse...

Quem está sem argumentos é, a meu ver, MSP. Com efeito, as massas populares recusaram nas urnas as medidas que a oligarquia europeia lhes queria impor. Seguidamente não poderão ficar prisioneiras das hesitações do Siryza e deverão impor a este com a força formidável da energia entretanto libertada uma acção consequente com a libertação do povo grego das algemas do euro e da UE.

João Pedro

Anónimo disse...

Ó sectário MSP, os partidos todos têm vozes divergentes, e já aquele que gosta de apelidar de estalinista não as pode ter?

Nem parece de de um democrata da sua cepa.

Anónimo disse...

Duas opiniões opostas num mesmo partido?!? INACEITÁVEL!!!!