30/03/15

O caso do avião da Germanwings

Não me vou pronunciar sobre todas as considerações técnicas e médicas que têm sido feitas sobre o assunto.

Mas, a acreditar na versão dos factos que tem sido transmitida, a conclusão é que as medidas de segurança implantadas para impedir ataques terroristas tornaram-se contraproducentes - a partir do momento em que o "terrorismo" veio de quem estava no comando, as regras securitárias deram-lhe muitos mais margem para agir do que teria de outra maneira.

Pensem nisto.

12 comentários:

João Vasco disse...

Que metáfora certeira!

João Vasco disse...

Miguel Madeira,

Acho que a metáfora que fazes passa "ao lado" de quase todos os leitores.

Coloquei o teu texto num "status update" de facebook com link para o teu post no Vento Sueste.

Todos os comentadores que responderam falaram sobre a questão da aviação. De seguida, eu explicava a metáfora. O próximo comentador, sem ter lido os comentários, voltava a falar sobre a questão das portas trancadas no contexto da aviação, que não sabemos quantas vidas já terá salvo, e por aí fora.

O "pensem bem nisso" depois da tua formulação mais abstracta, aparentemente, não foi suficientemente claro :(

Miguel Madeira disse...

O facebook é particularmente mau para textos que requeiram um certo grau de contexto interpretativo:

- ao contrário da leitura direta de um blogue, que normalmente implica uma familiarização com os temas que costumam lá ser discutidos, chegar a um post via facebook implica ler o post sozinho, sem o enquadramento do blogue

- o facebook tem o problema adicional de que normalmente só se lê os últimos comentários, o que leva a que os comentários muitas vezes sejam feitos apenas ao post (enquanto num blogue são feitos ao conjunto post + comentários anteriores), perdendo toda a discussão à volta.

João Vasco disse...

Sim. Deve ter sido isso que se passou.

Miguel Madeira disse...

Ou então sou mesmo eu que às vezes tenho um estilo muito críptico

erro grosseiro o facebook é como o Público lê-se hoy e embrulha castanhas demain disse...

O facebook é particularmente mau....mau para textos e bom para vídeos é pedantismo ---- para textos que requeiram um certo grau de contexto interpretativo:...em educacion pensiero crítico ou capacitá de leitura e interpretação de textos axo qué o que se usa

à 1 e 13? este gajo entra às 10 da matina disse...

olhó lord

Anónimo disse...

Exploquem-me qual rebuscada metáfora está aqui prsente, que não apanhei, por favor.

Miguel Madeira disse...

Normalmente entro às 10 e saiu às 18, com uma hora de almoço.

Miguel Madeira disse...

"Exploquem-me qual rebuscada metáfora está aqui prsente, que não apanhei, por favor."

Que as medidas securitárias que consistem em dar mais poder a alguém (ao governo, à policia, ou neste caso dar a quem está dentro do cockpit o poder de não deixar mais ninguém entrar) tornam-se "insecuritárias" quando o perigo vem desse alguém a quem se deu poder.

Uma variante do velho dito "quem guardará os guardas?"

Anónimo disse...

Kafka bem o disse: Nem Deus o obrigaria a tentar escrever... Processo terrivel o da mediatização do crash do Airbus 320 da Germanwings!Quem pode antecipar efeitos mortiferos de um multiprocesso de contornos nevróticos agudos- como a implacável Press descobre a todas as horas na história clinica e psicanalitica do co-piloto...- a razar a demência pura e dura, incomunicável? Niet

Anónimo disse...

Ah... Não estava a perceber a rebuscada metãfora, porque mão existia propriamente uma. O argumento, afirmação, é bastante simples e clara. Aliás, nada original, acho que toda a gente percebeu a ironia dete atentado ter sido possível pelas novas aparentes medidas de segurança. Constatou o óbvio.