28/10/18

No dia em que o Brasil vira as costas à Democracia. Acerca das razões que aqui nos conduziram.

Os diagnósticos sobre as razões que levam milhões de pessoas a escolher personagens como Bolsonaro, o obscuro deputado brasileiro adepto confesso da ditadura militar brasileira, são vários. Muitas delas serão claramente erróneas, já que pretendem ignorar as responsabilidades de quem governou em nome da esquerda, eleito para qualificar a democracia e tornar a sociedade mais justa.

Há muita gente à esquerda que relativiza e minimiza a importância que a corrupção desempenhou na degradação da situação brasileira. A corrupção que com o PT atingiu níveis brutais permitiu duas coisas: manter por mais tempo o PT no poder e impedir políticas de redistribuição efectiva da riqueza produzida. O PT associou uma corrupção estrutural -que não apenas manteve como em grandes sectores ampliou e expandiu -  com um assistencialismo quanto baste. Enquanto os grandes negócios permitiam aos poderosos, e aos seus amigos petistas da classe no poder, apropriarem-se da riqueza produzida no país, o PT, generosamente, ia distribuindo algumas migalhas pelos mais pobres sem com isso mostrar vontade de alterar a sua situação estrutural. O PT foi implacável quando foi necessário retirar os pobres do caminho para avançar com os grandes eventos. Vejam-se os grandes eventos como o Campeonato do Mundo de Futebol e a "limpeza" feita para libertar os terrenos.

O PT foi um partido que evoluiu no sentido dos partidos socialistas europeus que - abrigados sob a tenebrosa bandeira da terceira via de Blair  - escavacaram a social-democracia, liquidando os objectivos de melhorar a distribuição da riqueza, promover uma maior justiça social e igualdade, uma sociedade mais justa. Bem embalados pelas "campanhas mediáticas" de promoção das igualdades de género e de respeito pelas minorias - objectivos muito importantes mas que apenas favorecem os membros das classes favorecidas, cujos direitos são reconhecidos, sem alterar as condições de desigualdade presentes na sociedade - abandonaram os objectivos de combate às desigualdades estruturais e à sua correção.  Pelo meio foram cedendo aos ditames neoliberais colaborando na destruição do estado social ou, como aconteceu no Brasil, nunca passando este de um nível incipiente.

Por isso vale a penas escutar esta conversa entre Slavoj Zizek e Owen Jones. Na verdade Trump e Bolsonaro são consequências.  É em Clinton e em Lula -. como símbolos da corrupção do socialismo democrático - que temos de encontrar as razões para tudo estar a correr tão mal. Quem recebeu o poder das mãos do povo e não foi capaz de mudar a forma como se faz a política, continuando a fazer uma política para os poucos que gravitam em torno do poder.




2 comentários:

Libertário disse...

Totalmente de acordo com o texto. Acrescento só umas notas. Além do grande esquema de corrupção, o PT fez todo o tipo de acordos com os seus aliados conservadores e reacionários, muitos dos que agora estão com Bolsonaro, sempre envolvendo dinheiro público, traindo completamente o seu programa não avançando com a reforma agrária, reforma urbana, reforma tributária e segurança pública.
Mas este mesmo partido tão "táctico" e "pragmático" não foi capaz de nestas eleições de fazer um acordo político claro com os restantes partidos: PDT, PSDB, PPS, PV e Rede para impedir a vitória de Bolsonaro, porque exigia reconhecer claramente o que fez de absolutamente inaceitável nos seus governos e afastar-se de dirigentes como Lula, Dilma, Genoíno e Dirceu &Cia…
O único argumento do PT no segundo turno das eleições foi votem em Haddad ou serão co-responsáveis pelo "fascismo" que aí vem!

Niet disse...

O PT racionalizou um processo de burocratizacäo cientifica.O José Guinote apura com bisturi os impasses e vicios de um sistema partidário paralizado pelo imaginário capitalista do chefe déspota e do carnet de cheques... Erros descomunais cometidos pelo PT e os seus aliados oportunistas, sendo o maior e mais grave a defesa sem limites da corrupcäo a todos os niveis da sociedade e do Estado que acabaram por minar uma alternativa democrática duradoura e desdobrada em novas forma de poder popular e autonomia, coisas que o generoso Libertário evita perspectivar.... Entretanto, 24 horas depois de eleito Bolsonaro acaba de se colocar de maos e pés atados à mercê de Trump, sem o minimo de pudor e dignidade.A conjuntura económica mundial de sobreaquecimento e graves disfuncionamentos no comércio intercontinental, os diferendos multiplos de ordem politia e económica entre a China e os USA,por um lado, e a Uniäo Europeia a a Russia,por outro, agravam as potencialidade, como frisa Cornelius Castoriadis,de gerar uma hipotese de mudanca plausivel ," ao mesmo tempo que há um movimento colectivo, os individuos transformam-se e, ao mesmo tempo que os individuos s transformam,emerge um movimento colectivo . Näo faz sentido perguntar qual das duas coisas: pressupöem-se uma à outra,dependem uma da outra e säo criada ao mesmo tempo ". O debate näo pode parar.Niet