17/08/12

18[*] mineiros mortos pela polícia na África do Sul



Publico - Presidente da África do Sul chocado com morte de mineiros pela polícia (via O Insurgente).

Alguns artigos (do blog Why Nations Fail) sobre a evolução da África do Sul:
*Parece que afinal foram mais de 30

4 comentários:

Libertário disse...

Este episódio de terrorismo de Estado na África do Sul é uma demonstração trágica da continuidade dos processos de exploração e dominação pós-descolonização, onde as novas elites, saídas dos chamados movimentos de libertação, se juntam às velhas elites colonialistas no sentido de manter o capitalismo, extraindo em seu proveito as mais-valias. A luta de classes retoma o seu papel na história desses países...

Anónimo disse...

Só?! Ora... Isso também eu e não sou presidente da África do Sul.
LTN

Retornado disse...

Na RSA tem muitos Madeirenses e con'tnentais, e estão a ir para Angola e Moçambique muitos milhares de jovens "doutores" e não só.

Sou um velho retornado disposto a dar aulas com se fica rico a "explorar pretos".

Até sei distinguir uma verdadeira árvore das patacas que é muito diferente de um cajueiro como muitos ingénuos se iludem.

Como retornado e ex-colonialista conheço os truques para "enganar" os angolanos e eles trabalharem para os "brancos" sem quererem nada em troca.

Pelas lições só levo dinheiro se os alunos forem filhos de velhos retornados, porque logicamente devem ser burros se não não seguiam as pegadas dos pais.

João Valente Aguiar disse...

O comentador de nome Libertário tem toda a razão e toca numa das questões absolutamente nevrálgicas: a transformação das lideranças de esquerda de raiz leninista/burocrática em novos gestores políticos de um rejuvenescimento do capitalismo pós-apartheid. Infelizmente a maioria da esquerda prefere andar a dormir e a não querer abordar e entender estes processos onde antigos resistentes se tornam em "extraordinários" gestores... Longa vida à classe dos gestores pois são infinitos os caminhos para a sua reprodução...