08/05/17

Eleições em França : derrota do fascismo ou derrota da esquerda realista ?

Les deux mon général.

2 comentários:

José Guinote disse...

Completamente de acordo meu caro João Viegas. A esuqerda realista tinha sido derrotada na primeira volta. E julgo que não estamos a falar do PS de Hollande e de Valls.

joão viegas disse...

Meu caro José Guinote,

Claro que não estou a falar dessa "esquerda". Infelizmente, estou a falar das propostas genuinamente de esquerda, aquelas por quem tudo indica que a maioria dos Franceses aspirava : uma distribuição mais equitativa dos sacrificios e uma redistribuição efectiva da riqueza ; uma harmonização fiscal e social a um nivel que corresponda à concentração do capital (ou seja a nivel europeu, sem abdicarmos de lutar, atravês da UE, contra a delinquência financeira internacional e em favor de uma regulamentação internacional exequivel) ; uma reforma em profundeza dos serviços publicos que vise garantir que eles cumprem realmente a sua função de restabelecimento do equilibrio das oportunidades, etc.

Este programa é que foi derrotado e que, hoje, deixou totalmente de ser audivel. Isto é altamente preocupante, porque significa também que, numa altura em que as pessoas queriam pronunciar-se (e deveriam ter-se pronunciado) sobre ele, o jogo democratico impediu-as de facto de o fazer. Este é um problema sério que temos de resolver. Não apenas como esquerdistas, também como democratas.

Por isso, se me congratulo com a primeira das derrotas mencionadas no post, preocupa-me bastante a segunda e acho que é imperativo e urgente voltar a colocar esta alternativa democratica de pé. Caso contrario, daqui a 5 anos, não teremos nada com que nos congratular...

Um forte abraço