11/09/12

Ui, doeu mesmo!...


A antecipação era grande. O que é que este (des)governo iria anunciar, no seguimento da "promessa" do primeiro-pinóquio, feita na última sexta-feira, de que quem usufrui de rendimentos do capital também conheceria sacrifícios? Agora sabemos:

os dividendos e as mais valias mobiliárias passarão a ser taxadas a 26,5%, em vez dos 25% actuais, em 2012 e 2013.

Mais 1,5%! É terrível, quantos iates é que deixarão de ser comprados?!... Comparado com isto, é insignificante o roubo permanente de 7% do salário a todos os trabalhadores por conta de outrem do sector privado, 14% do que recebiam os reformados e pensionistas do sector privado, 17,5% a 24% do salário a todos os funcionários públicos e ao que os reformados e pensionistas do sector público têm direito a receber. É óbvio que o Tribunal Constitucional só terá de concordar que passou a haver uma repartição equitativa dos sacrifícios entre os que vivem do seu trabalho e os que gozam os rendimentos de capital. Aliás, note-se que enquanto o pinóquio-das-finanças anunciava a "terrível machadada" nos rendimentos do capital, também fez saber que os reformados e pensionistas do sector público vão passar a ter em 2013 o mesmo corte nas suas reformas e pensões mensais, 3,5% a 10%, que os funcionários públicos sofrem nos seus salários mensais desde 2011. Assim, sim, levam todos por "igual".

4 comentários:

Zuruspa disse...

E näo sabe que em português se separam os decimais com vírgulas?

Pedro Viana disse...

Corrigido! Obrigado pela chamada de atenção no que se refere a um aspeto tão essencial nos dias que correm.

Diogo disse...

Até que enfim! Equidade nos sacrifícios tão necessários!

Manifestante disse...

MANIFESTAÇÃO CONTRA TODOS OS SACANAS QUE ESTÃO NO PODER OU PASSARAM PELO PODER

As manifestações antitroika estão marcadas para sábado às 17h. Em Lisboa, a concentração terá lugar na Praça José Fontana e no Porto na Avenida dos Aliados. Braga, Funchal, Guarda, Coimbra, Loulé, Faro, Vila Real, Covilhã e Portimão são outras cidades onde o protesto irá também ter lugar.

Ler mais:

http://www.queselixeatroika15setembro.blogspot.pt/p/lista-de-eventos.html