29/01/13

Ainda sobre o "escurinho": duas observações importantes

O teor racista da tirada de Arménio Carlos pelo Rick Dangerous:


«uma vez que a troika não traz ouro incenso e mirra, a única razão para a comparação é mesmo o facto de serem 3 e um ser preto. E por isso, o Arménio Carlos só se lembrou de fazer a comparação porque um deles é preto. E por isso, é uma comparação racista».

E uma lembrança muito oportuna do Party Program sobre a hipocrisia dos que defendem o Arménio Carlos da maneira mais pateta possível:

«No mínimo preocupante é também ver como pessoas que há menos de um ano acusavam os estivadores de ser o Einsatzkommando de Leixões por cantarem o hino nacional achem agora isto normal e uma tempestade num copo de água».

3 comentários:

Viva o avante, o nosso Pravda disse...

duas observa mações, felizmente não disse nada sobre o rei mago oriental senão tinha sido crucificado

até na carris se faziam piadas sobre os etíopes nos anos 80 e nesse tempo o Mengistu Hailé Mariam era aliado do PCP

deixem o camarada arménio em paz
senão o bernardino soares ganha a câmara de loures.....e então é que ninguém encontra a junta de moscavide

José disse...

Caro João Valente Aguiar,

Discordo da primeira citação. Creio que se enquadra muito bem naquilo para que o Miguel Serras Pereira alerta no comentário das 21:17 à publicação anterior. Afinal: o indivíduo é, de facto, preto; um dos reis magos era preto; os reis magos são três e vêm não sei de onde fazer não sei o quê. Analogia inspirada? Não. Racismo? Apenas por isso, também não. E argumentar que é a pobreza da analogia em si que justifica a acusação de racismo é um claro exagero. Até porque Arménio Carlos não é exactamente um orador de mão-cheia.

Anónimo disse...

Via Victor Serge- de quem as éditions Agone acabam de publicar os "Cadernos" -uma caracterização do aparatchik/ comissário politico estaliniano- da estirpe de um Arménio Carlos-estampada por Maximo Gorki num diálogo privado: " O comissário do partido engloba faseada e cumulativamente os traços do policia, do censor e do cura: perturba-nos selváticamente, censura os nossos escritos e deseja ainda colocar as suas garras na nossa alma..." Num outro passo da mesma crónica , Serge narra a reacção ao vivo de Gorki quando este lhe entrega um recado de Zinoviev a desculpar-se de um corte censório:" Você não conhecem estes bolcheviques! Só crimes e cretinices ! Diga-lhe que eu estou farto !" . Salut! Niet