15/05/14

Simbólica do quê, exactamente?



Para a abertura da campanha das eleições europeias o BE decidiu ocupar uma casa durante um dia, promovendo lá uma série de atividades com o objectivo de “chamar a atenção para a situação da habitação na capital, onde os aumentos das rendas e a incapacidade de pagar os créditos levam a que as casas sejam abandonadas para posteriormente serem vendidas a preços abusivos.” (http://www.esquerda.net/videos/ocupacao-simbolica-na-praca-da-alegria-em-lisboa/32576). 
 A iniciativa começou na manhã de sábado e terminou por volta da meia noite desse mesmo dia, que foi preenchido com cinema, pintura de murais, debates, concertos e uma intervenção de Marisa Matias. O facto de a ação estar incluída na agenda de campanha para as eleições europeias não a tornaria, em princípio, menos capaz de se desenvolver naquilo que o uso de uma gramática de resistência (ou de alguns significantes de resistência?) promete: a rejeição da propriedade privada como formatadora da actuação através da ocupação de um lugar habitável e desocupado. A não ser que ao sair se feche a porta.
Na análise das dinâmicas dos movimentos sociais devemos ter em conta que muitas das ações, no momento em que são desencadeadas, ganham uma relativa autonomia em relação àquilo que esteve na sua origem. E é fundamental que uma qualquer acção assuma uma forma, que a suscite e que não lhe fique sujeita.Já alguém disse que a desocupação ao fim de um dia era tão simbólica como a ocupação. Talvez seja. Mas para nós a questão não é tanto a duração da ocupação mas sim o facto de a porta ter sido cerrada a cadeado no momento de desocupação. De que modo o trancamento da porta, à saída, concorreu para a persecução dos objetivos enunciados pelo Bloco ou para a defesa real do direito à habitação?

1 comentários:

David da Bernarda disse...

Alguém sabe se esse senhor idoso da foto é aquele político que costumava receber as malas de dinheiro do Carlucci, meteu o socialismo na gaveta, mandou a GNR devolver as terras aos agrários e convidou os capitalistas fugidos a regressarem a Portugal?
É que a mim parece, mas como está de braço dado com esse casal do Bloco de Esquerda estou em dúvida.