12/06/14

A "democracia electrónica" de Beppe Grillo

Ao contrário dos partidos normais, onde a decisão de decidir a que "família europeia" se juntar é tomada no segredo dos bastidores por uma elite todo-poderosa, o Movimento 5 Estrelas de Beppe Grillo deu aos seus militantes (ou também aos simpatizantes?) o poder de tomar essa decisão; assim, no seu blogue foi organizado uma espécie de referendo informático para escolher em qual dos 9 (existentes ou previstos) grupos parlamentares europeus o M5S vai aderir; isto é, não é bem isso, mas é quase: na votação online, os grillistas puderam escolher entre aderir ao grupo do UKIP (do populista anti-imigração Nigel Farage, com que Beppe Grillo teve um encontro animado há umas semanas), ao grupo conservador (que tem como principal força os Conservadores britânicos de Cameron) ou aos "Não-Inscritos" (isto é, não aderir a grupo nenhum). Pelos vistos 90% dos votantes optaram por aliar-se ao UKIP (parece algumas sondagens feitas pela impressa italiana indicavam que o grupo favorito entre os simpatizantes do M5S era o Grupo Verde/Aliança Livre Europeia, mas essa hipótese não foi posta a votação).

Não é inspirador este modelo de democracia directa electrónica, em que as bases podem verdadeiramente tomar elas as decisões, sem serem de forma alguma condicionadas ou "empurradas" pelos dirigentes num caminho especifico?

5 comentários:

Miguel Serras Pereira disse...

Mas, caro Miguel, como podes achar "inspirador este modelo de democracia directa electrónica, em que as bases podem verdadeiramente tomar elas as decisões, sem serem de forma alguma condicionadas ou "empurradas" pelos dirigentes num caminho especifico", se és tu próprio que, muitíssimo bem, que os grillistas só "puderam escolher entre aderir ao grupo do UKIP (…), ao grupo conservador (…) ou aos 'Não-Inscritos'", quando "sondagens feitas pela imprensa italiana indicavam que o grupo favorito entre os simpatizantes do MSS era o GrupoVerde/Aliança Livre Europeia", "hipótese [que] não foi posta a votação"?

Um abraço

miguel(sp)

Miguel Madeira disse...

A ideia do post era ser sarcástico, mas confesso que eu próprio, depois
de o escrever e re-ler fiquei na dúvida se tinha deixado suficientes
pistas para os leitores perceberem a itenção.

Miguel Serras Pereira disse...

Miguel,
confesso que eu próprio fiquei com dúvidas. Ainda bem que esclareces e que, afinal, estamos os dois de acordo.

Obrigado e abraço

miguel(sp)

Anónimo disse...

tb tinha ficado na dúvida... :-)

Anónimo disse...

O M5S é a maior prova que a democracia direta eletrônica e a horizontalidade são hoje princípios úteis para integrar a classe trabalhadora numa organização conservadora. O mesmo acontece na Espanha com a "Revolucion Integral",na qual ativistas de extrema-esquerda seguem o fascista e decrescentista Felix Rodrigo Mora. (E olha que eu defendo ambos princípios...)