14/06/13

O caso Inês Gonçalves

No Blasfémias, Vitor Cunha levanta algumas suspeitas sobre o perfil do Facebook de uma Inês Gonçalves, autora de este texto.

Eu não faço ideia se a Inês Gonçalves existe ou não (bem, à falta de uma, eu conheço duas Inês Gonçalves, mas nenhuma é esta).

No entanto, algumas das coisas que Vitor Cunha escreve não me parecem correctas (levando-me a pensar que ele deveria dar uma olhada nos ficheiros de "ajuda" do Facebook para perceber melhor as especificações técnicas).
Inês Gonçalves, estudante do secundário, 18 anos, lançou-se no Facebook em Janeiro de 2013 (como qualquer adolescente do 12º ano, descobriu o Facebook em Janeiro de 2013).
É ir ao perfil dela, clicar em "Mostrar 2009", que aparece lá "Aderiu ao Facebook  August 29, 2009 at 11:27pm".
 Não tem fotos dela própria,
E esta, ou esta? Creio que é efectivamente possivel adicionar posts com datas antigas no Facebook, mas atendendo a que estes posts têm comentários (e com data do comentário), acho pouco provável que tenham sido metidos agora à pressa.
 Inês Gonçalves não gosta de música, TV, bikinis, motas ou verniz garrido para as unhas. Não gosta de rapazes, malta da televisão, actores de cinema ou praias. Gosta sim dos grupos “Arrenda Lisboa Low Cost“, “Jovens do Secundário do BE de Lisboa“, “Indignados do Secundário – Movimento Estudantil“, “Democracia Local“, “José Mário Branco“, “Contra a privatização das Águas de Portugal“, “Não entro na PT Bluestation“, “Plataforma cidadã de resistência à destruição do SNS” e “Grupo de cidadãos contra a privatização da água – Leiria“.
Pronto, é possivel que a rapariga seja uma obcecada por política; mas há outras possíveis explicações - não há grande razão para alguém ir de propósito ao site do seu grupo musical, programa de TV, verniz ou filme favorito fazer um "like" (muitas vezes, até nem há nenhuma razão para ir a um site dessas coisas; vejo motivos para ir ao site do grupo musical - caso disponibilizem músicas ou telediscos ou datas de digressões - ou do programa de TV - para ver resumos de episódios perdidos, ou ler especulação dos fãs sobres os episódios seguintes - mas de outras coisas não); já das causas há razão - divulgá-las.

Nos comentários ao post de Vitor Cunha, foi levantada a questão das opções de privacidade, mas suspeito que se trata de outra coisa - na página do perfil do Facebook as coisas mais antigas aparecem sob a forma de botões dizendo "Mostrar [ano yyyy]", o que realmente pode criar a ilusão que o perfil só começou a funcionar em janeiro de 2013 (atenção que eu uso a extensão Social Reviver, que altera a forma como se visualiza o Facebbok; é possivel que algumas de coisas que escrevo não se apliquem a quem não use essa extensão).
Se eu fosse um cínico diria que a Inês Gonçalves parece corresponder à descrição de um tipo de meia-idade com bigode.
E agora, claro, temos o argumento mais fraco de tudo o que Vitor Cunha escreve - alguém de meia-idade usa bigode, nos dias de hoje??? Se ele tivesse escrito "um jovem adulto com um mestrado em Antropologia Cultural armado em hipster" ou "um sexagenário de bigode que trata toda a gente por «pá»" ainda vá lá. Mas, "meia-idade"???? A geração que em 1985/86 inundou os liceus de autocolantes a dizer "Prá frente, Portugal" e que muitos se estrearam no voto em 87 ou em 91, dando maiorias absolutas a Cavaco Silva??? E que a nível internacional criou a palavra "yuppie" e serviu de inspiração a personagens como este?? Na verdade, eu tenho uma teoria - não faço ideia de qual a idade de Vitor Cunha, mas quase que apostava que deve, ou ser mais ou menos da minha, ou então um pouco mais novo (com um "pouco mais novo" quero dizer algo entre os 25 e os 38 anos); como toda a gente a partir de certa idade, recusa-se a admitir que está a ficar velho, e por isso continua a chamar "meia-idade" às pessoas que eram de meia-idade nos seus tempos de jovem, ou seja, a "geração do 25 de Abril", com os seus bigodes, os seus "pá, isto; pá, aquilo" e as suas simpatias esquerdistas.

Adenda: noto agora que as fotografias da rapariga estão marcadas como "Conteúdo partilhado com: Amigos de Amigos"; como temos 6 amigos comuns, deve ser por isso que eu consigo ver as fotografias e aparentemente o Vitor Cunha não

7 comentários:

São Canhões? Sabem mesmo a manteiga... disse...

não diz de que escola é, nem da turma o que difere da maioria de perfis

não tem grupos de antigos alunos do 9ºano nem a simpática professora de inglês a quem pediu para se juntar umas 600 vezes

Porquê este anúncio?Anúncios –
Facebook® Account Sign Up World's Largest Online Community.
Join for Free & Enjoy the Benefits!
www.Facebook.com

s-mendonca@mail.telepac

It's in reality a nice and helpful piece of information. I'm hаρpу that уou shareԁ this helρful іnformation ωith us.
Please stау uѕ up to dаte like this.

Thanκѕ for sharіng.
Take a look at my webpage :: V2 Cig Review
até um anti-social tem mais vida no facebook ca inês...ou o inês de pretucalé

Anónimo disse...

Adolescente que goste do José Mário Branco deve ser presa por gerontofilia.

Miguel Madeira disse...

"não tem grupos de antigos alunos do 9ºano nem a simpática professora de inglês a quem pediu para se juntar umas 600 vezes"

Pelo menos eu só consigo ver os amigos comuns entre mim e ela (os tais 6), logo não é possível dizer se tem lá ou não os colegas do 9º ano.

Ana Cristina Leonardo disse...

mas se o público a entrevistou
http://p3.publico.pt/node/8295

a disse...

ah , tb não percebi pq dizia o cunha que não tinha fotografias pq eu via-as. tb tinha um amigo em comum , era por isso , então .

joão viegas disse...

Ola,

A Ana Cristina Leonardo não esta a sugerir que a realidade possa ter alguma coisa a ver com as preocupações desta gente, pois não ?

Boas

Ana Cristina Leonardo disse...

Não, João. Mas confesso que fiquei perplexa com tanta estupidez