30/06/15

O que significa exatamente "sair do euro"?

Uma coisa que não é muito claro em toda esta conversa de "a Grécia terá que sair do euro?" é que não é muito claro o que se quer dizer exatamente com "sair do euro". Deixar de usar o euro como moeda? Deixar de fazer parte do sistema que funciona em torno do BCE?

É que são coisas diferentes.

Países integrados no mecanismo do BCE - Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslovénia, Eslováquia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal (os tais 19 que com menos um ficam 18)

Países que a União Europeia autoriza a usar o euro (e a cunhar algumas moedas) - Andorra, Mónaco, São Marino e Vaticano

Países que usam o euro sem autorização de ninguém - Kosovo e Montenegro (tal como o mundo está cheio de países que usam o dólar norte-americano por sua iniciativa)

País sem moeda própria que usa o euro e mais uma porção delas - Zimbabué

[E mais uma porção de países e cidades em que há uma moeda oficial mas o euro é moeda corrente]

2 comentários:

JS disse...

Conceito pertinente. Muito, muito pertinente...
Ps. MM, desconhecia que tinha espírito de humor.
Com um "staff" de 500 prestimoso ... Huau!

Francisco disse...

A realidade tem uma força demolidora... longe vão os tempos em que uma certa esquerda pregava contra a saída do euro... pecado mortal contra o "internacionalismo", capaz de gerar miséria infinita e até abrir as portas ao fascismo!
Torna-se agora claro que para romper com o regime austeritário-neo-liberal é necessário "sair do euro".

Dito isto é verdade que "sair do euro" pode ser feito de várias formas! Neste post foram dados alguns exemplos, mas até existem outras variações. O que é certo é que é necessário romper com as amarras do euro. Este avanço na discussão à Esquerda é já uma contribuição super positiva dos eventos na Grécia. Independentemente até do que ainda está por acontecer... e que não será necessáriamente positivo.