13/08/10

Da Correcção Dietética à Abstinência do Entendimento

Tal como há quem considere diferente — apesar de tudo e sem ignorar as crescentes zonas cinzentas que sabemos — avisar dos malefícios do tabaco e proibir que se fume, sempre tive por coisas distintas assegurar aos cidadãos o direito de se informarem do teor do pão que comem, como se faz na Finlândia, e proibir-lhes a ingestão de pães decretados pelos governantes como dieteticamente incorrectos.
Mas eis que Fernanda Câncio, recorrendo a uma abstinência do entendimento que até há pouco não lhe conhecíamos, explica que é tudo a mesma coisa e que sustentar o contrário é uma insídia de pseudo-liberais de má-fé, apostados em comprometer a acção dos nossos neo-providentes pastores legítimos em benefício da saúde do rebanho:

é certo que noutros países — caso do reino unido — a sensibilização dos panificadores por parte de uma agência oficial deu resultado, e na finlândia se optou por obrigar — sim, obrigar, tipo com decreto — à colocação de etiquetagem sobre sal (a informação está no documento francês). mas, por mais que a malta goste de ser a vanguarda do mundo, não é o caso na lei do sal no pão. como se descobre em para aí dois minutinhos.

0 comentários: