29/07/12

Viagens na terra deles. Colagem de Verão entre fumo de incêndios …


Pai realista. André Jordan é conhecido como o pai do imobiliário português e um dos grandes empresários do turismo do país, criador da Quinta do Lago. Fala quem sabe: «Portugal é um país que tem um carro chefe que é o turismo e o imobiliário. Não adianta fingir que os moinhos de vento ou as pequenas exportações de sapatos são a solução. (…) O Algarve precisa de ter um programa muito bem desenhado que não seja discoteca na praia, mas sim programas que atraiam uma burguesia de meia-idade com alguma cultura. (…). Não sou pessimista, sou realista ».
Okupas e decadência. «Se todos os edifícios devolutos que existem em Lisboa fossem ocupados, isto permitia-nos alojar 40 mil pessoas», diz um estudo da câmara municipal da cidade que nos últimos trinta anos perdeu cerca de 300 mil habitantes. Lisboa tem 55 mil edifícios dos quais 12 mil precisam de obras de reabilitação.
Problema do capital. O investimento empresarial devera cair 16,7% este ano de 2012, segundo o inquérito de conjuntura ao investimento divulgado em 9 de Julho pelo Instituto Nacional de Estatística. Entre os principais factores que limitam os investimentos destaque-se a deterioração de vendas e a incerteza sobre a rentabilidade dos investimentos.
Ameaça jesuítica. «Se o sucesso for certo, a crise estará ultrapassada. Se o fracasso for certo, não teremos apenas crise, mas antes uma catástrofe», Victor Gaspar, ministro.
Imaginação limitada. «Não consigo imaginar mais austeridade», António José Seguro, Secretário-geral do PS.
Sensibilidade da normalidade. « O pior que pode acontecer é espalhar-se a ideia de que há greves em Portugal. Os turistas são muito sensíveis à quebra da normalidade», afirma Fernando Pinto, presidente da TAP Air Portugal.
Uma mini-economia... 99,9% das empresas portuguesas têm menos de seis trabalhadores e o salário anual médio em Lisboa é quatro mil euros mais elevado do que no Norte do país.
…em crise. Mais de dez mil empresas nacionais foram extintas no primeiro semestre de 2012.
Miséria. A percentagem de trabalhadores que recebem o salário mínimo aumentou 40% em três anos, segundo a CGTP.
Solução macaca. Segundo os dados divulgados pelo Eurostat, a taxa de desemprego portuguesa mantém-se no valor mais alto de que há registo, não dando quaisquer sinais de se estar a iniciar uma inversão da tendência. As alterações feitas às regras do subsídio de desemprego nos últimos anos foram no sentido de reduzir a despesa pública com este apoio social. Um dos resultados tem sido a redução da percentagem de desempregados com apoio estatal. 52,2% dos desempregados não recebe nenhum subsídio.
A troika é mais dívida. Os empréstimos dos bancos portugueses junto da Banca Central europeia passaram de zero em 2002 a 60 milhões de euros em 2012.
Prevenção de incêndios. «Mas até a manifestação de onde o Ministro da Economia, sem capacidade de reacção, teve de sair sob proteção da GNR disse mais do desespero popular do que da fúria, do descrédito nos governantes e políticos em geral, do que de acções concertadas para pressionar um eventual derrube do Governo. (…) O misto de revolta e resignação que dá hoje forma aos protestos públicos no país da «paciência» pode, a prazo, desembocar no que ninguém quer: em violência. (…) Num momento em que nem o Presidente da República parece ser já sinónimo de autoridade ou crédito político, é bom que o poder acorde para a sua fragilidade», alerta, preocupado, o editorialista do Público.
A violência que já é. O Comissário do Conselho da Europa para os Direitos humanos alertou que há crianças portuguesas a emigrar para trabalhar por causa da crise e famílias a retirar idosos das instituições para beneficiar das suas reformas.. 
A realidade que queima. Entre 17 e 21 de julho, 25 e 30% da superfície dos concelhos de São Braz de Alportel e de Tavira foram consumidas pelo fogo.  
Ideal mercantil. A duração dos trabalhos até que o incêndio seja declarado como extinto vai também depender, de acordo com o segundo comandante nacional da Proteção Civil, de vários fatores, nomeadamente das condições meteorológicas que se vão fazer sentir no terreno. «O ideal era um dia de chuva ou uma noite de chuva, para não prejudicar o turismo», acrescentou.
Cena obscena do regresso dos turistas. Depois do «Verão quente» de 2011, com as legislativas e a formação do Governo, os líderes políticos decidiram gozar férias este ano, com o Algarve, Costa Vicentina e Açores como destinos eleitos.
Doutores em crise e justiça social. Serralheiros, canalizadores e torneiros mecânicos podem conseguir ordenados mais altos do que arquitectos ou advogados, nas 3000 ofertas de emprego disponíveis em Portugal, segundo o portal do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Dinheiro. This week, it emerged that lending foreigh lenders, including Deutsch Bank and Merrill Lynch, had dispached delegations to Athens to lure private Greek depositors and companies. The staff of Europeen and US Banks were reportedly working from suites in central hotels in an attempt to convince high earners to move deposits abroad. «Foreigh banks are fishing for Greeks and their savings» declared a headline in the mass-selling daily Ethnos.
E mais dinheiro. 600 milliards d’euros: c’est la somme astronomique qui se cache depuis des décennies dans les paradis fiscaux, soit près de 10% du patrimoine des Français. (…) Au total, chaque année, un tiers de l’impôt potentiel n’est pas perçu. (…) Quelles techniques sophistiquées utilise une grande banque suisse (UBS) pour opérer sur le territoire français, pour approcher les fortunes privées, celles du showbiz, du sport et des affaires ?»
Não foi encontrada a rubrica equivalente na imprensa portuguesa…
Há Cavaco e Cavacos, mas não há futuro. «A Serra de São Brás de Alportel ardeu quase toda, nem tão pouco dois por cento das sobreiras ficaram boas», relatou Custódio Cavaco, de 80 anos, que regressou hoje à sua propriedade no Cabeço do Velho, acrescentando que «ficaram tão queimadas que nunca mais se vão renovar». Com uma vida do trabalho da terra e das sobreiras (sobreiros muito antigos), que tinha, restam-lhe agora uma parte da casa, a terra ardida e uma reforma que diz ser reduzida.(…) «Quando o fogo se viu ao longe e se soube que estava dentro do monte, toda a gente fugiu», recordou com voz que não esconde o desalento. Hoje, ao regressar à propriedade acompanhado da filha, do genro e dos dois netos com quem vive, confessou que «o coração sentiu-se» ao ver tudo queimado. Pensar no futuro é difícil, admite Custódio Cavaco: «Não faço ideia, porque a terra sem ser trabalhada não dá nada e eu já não tenho idade para trabalhar».
O sindroma do Buiça. Está a tornar-se frequente que a deslocação de altos cargos do Estado provoque manifestações de populares, muitas vezes furiosos e mesmo dispostos a arremeterem-se violentamente contra as personalidades que têm de ser protegidas pelas forças da ordem. Varias têm sido as situações em que ministros e mesmo o Presidente da República, se vêm forçados a evitar ou manifestantes ou mesmo a anular as deslocações.


Citações do Diário de Notícias, O Público, Le Monde, Correio da Manhã, The Guardian, Jornal do Algarve, e demais pasquins à venda nas bancas …

0 comentários: