07/08/10

António Dias Lourenço 1915-2010

Quando aumenta a repressão, muitos desanimam.
Mas a coragem dele aumenta.
Organiza sua luta pelo salário, pelo pão
e pela conquista do poder.
Interroga o capital:
De onde vens?
Pergunta a cada ideia:
Serves a quem?
Ali onde todos calam, ele fala
E onde reina a opressão e se acusa o destino,
ele cita os nomes.
À mesa onde ele se senta
 senta-se também a insatisfação.
A comida sabe mal e a sala  torna-se estreita.
Aonde o perseguem chega a revolta
e de onde o expulsam persiste a agitação. 
Elogio de um revolucionário, Bertolt Brecht

8 comentários:

Anónimo disse...

tem ar de mafioso

Ricardo Noronha disse...

É o meu ar preferido.

António disse...

Anónimo disse: tem ar de mafioso
Ricardo Noronha disse: É o meu ar preferido.

Eu, António Carvalho disse...
Até Sempre Camarada António Dias Lourenço!
Foste um exemplo a seguir pelas novas gerações de comunistas.

António disse...

Acima deste meu cometário, leio no ponto 3. o seguinte: Sejam abertamente insultuosos ( os comentários, digo eu) ou de natureza difamatória, sobretudo se encobertos pelo anonimato ou equivalente. Acontece que o primeiro comentário é anónimo e insultuoso e, por isso, está em incumprimento com a "norma". Solicito que seja removido por uma questão de ética. Obrigado e bom trabalho.
António Carvalho

Ricardo Noronha disse...

Terá razão António. Esqueci-me das nossas regras de comentário. Se fizer imensa questão eu apago-o. Mas convido-o a acompanhar-me neste raciocínio - sendo evidente que Dias Lourenço não pertencia à mafia, o comentário anónimo é simplesmente ridículo sem chegar a ser insultuoso. Se alguém disser que eu tenho ar de mafioso não ficarei ofendido. Parece-lhe suficiente?

Miguel Serras Pereira disse...

Ricardo e António,
uma achega, se me permitem.
Creio que, embora haja comentários que podem ser eliminados ou recusados de acordo com regras claras e justas, a eliminação nem sempre é a solução ideal, nem a mais eficaz.
Publicar um comentário grosseiro ou anti-semita seguido de uma resposta adequada (e, tanto quanto possível, pronto) pode ser bem mais sensato do que recusá-lo. Às vezes, nem é preciso comentar o comentário em causa: a sua estupidez fala por si e pela posição (política, ética, etc.) assumida por quem o escreveu.

msp

António disse...

Caro Ricardo
Não! Não me parece suficiente!
O Ricardo diz que eu "terei razão", quando deveria dizer que eu "tenho" razão! Depois diz que se esqueceu das regras de comentário. Tenho passado por muitos blogs que, ou não são aceites comentários anónimos, ou então, quando não cumprem as normas, são por e simples removidos. Quando tal não acontece, não há hipótese de argumentar com pessoas mal formadas, que se "escondem" no anonimato. No meu entendimento, sou da opinão que se deve respeitar quem já não está entre nós - e mais, tratando-se de um Homem com H grande como foi o António Dias Lourenço, um verdadeiro revolucionário, que passou 17 anos da sua vida, nas prisões fascistas, das quais saíu em liberdade após a exaltante Revolução do 25 de Abril de 1974!
Cumprimentos
António Carvalho

Ricardo Noronha disse...

Mas é também esse o meu entendimento António. Simplesmente o primeiro comentário deste post é tão rotundamente otário que nem sequer me pareceu entrar na categoria dos comentários caluniosos.
Por outro lado, o seu primeiro comentário acaba por reproduzi-lo, o que tornaria inútil a sua remoção.
Cumprimentos