08/08/10

John Chissun, Billy the Kid, Pat Garrett e a dinâmica da luta de classes



"Chissum, o Senhor do Oeste"



"Pat Garret & Billy the Kid"

Ontem à tarde, passou na RTP Memória "Chissum, o Senhor do Oeste", filme baseado na chamada "Guerra do Condado de Lincoln". Além disso, também é noticia que o governador do Novo México pretende indultar postumamente Henry McCarthy a.k.a William Bonney a.k.a Billy the Kid.

A História:

Em 1878, em Lincoln, Novo México, há um conflito entre os (pequenos e grandes) rancheiros locais contra um poderoso grupo económico apoiado pelo governador do território e pelo xerife local - Lawrence Murphy e a sua empresa "L. G. Murphy & Co" tinham o monopólio do comércio e da banca locais cobrando altos preços; face a isso, o rancheiro John Tunstall (com o apoio do "rei do gado" John Chissum) cria uma loja/banco concorrencial; pouco depois, pistoleiros ao serviço de Murphy abatem Tunstall, com a cumplicidade do xerife.

Alexander McSween, sócio de Tunstall, organiza, com o apoio dos rancheiros locais, uma milícia para capturar os assassinos, incluindo, entre outros, Billy the Kid, antigo empregado de Tunstall, que mata o xerife.

Entre 15 e 19 de Julho de 1878, decorre um dos maiores tiroteios civis da história dos EUA, em que os homens de Murphy (aparentemente com algum apoio do exército) cercam os de McSween que acaba por ser abatido e a sua loja incendiada.

No entanto, pouco depois é nomeado um novo governador para o Novo México que amnistia os envolvidos na violência e tenta acabar com a corrupção governamental (o primeiro filme é uma versão muito romanceada desta primeira fase).

No entanto, embora Billy the Kid tenha colaborado com as novas autoridades no esclarecimento do que se havia passado, e apesar da amnistia, é à mesmo (e apesar do governador tentar intervir a seu favor) condenado pelo assassínio do xerife. Fugido, junto com alguns dos seus antigos companheiros sobreviventes, pede a John Chissun dinheiro que supostamente este lhe deveria por serviços prestados; Chissun recusa e Billy começa a roubar o seu gado.

Chissun apoia aescolha de Pat Garret para xerife de Lincoln, nomeadamente para combater os roubos de gado (a relação entre Garrett e Kid não é clara- na cultura popular, nomeadamente nestes filmes, são apresentados como antigos amigos, mas provavelmente o seu conhecimento era apenas superficial), e este acaba por matar Billy (o segundo filme, "Pat Garrett & Billy the Kid", é uma versão desta parte).

Bem, e qual é a "moral" desta história? É que, em ponto pequeno, parece muito semelhante ao que muitas vezs acontece em ponto grande - no confronto entre duas facções burguesas, a que não tem o apoio do aparelho de Estado lança mão da violência popular em seu favor, mas quando a burguesia se reconcilia, o novo poder lança a sua repressão contra o movimento popular antes incentivado e apoiado.

Neste caso (e o que vou sugerir poderá soar como um sacrilégio para muitos), Billy the Kid, morto às ordens do seu antigo patrocinador Chissun, e por alguém (Pat Garrett) que (segundo alguns relatos) poderá ter sido um dos seus antigos companheiros de armas, estará assim tão longe de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, mortos (provavelmente) às ordens do governo social-democrata alemão?

0 comentários: