09/10/10

As "alternativas" a que nos querem condenar

O PSD anda a vasculhar debaixo de todas as pedras que encontra em busca de uma boa desculpa para aprovar o aumento de impostos do PS. Agora, surge a cabriola mais ridícula: vamos todos pagar mais IVA para que as empresas paguem menos de taxa social única. Ou seja, tire-se de um lado (todos nós) e dê-se do outro (aos patrões, sempre esfomeados de uma tal "competitividade").
Para malta como o dr. Relvas, só há dois caminhos para uma empresa que queira ser mais competitiva nas exportações: ou paga ordenados de miséria ou ignora todas as obrigações contributivas. O estranho é que mais de meia Europa não tem problemas em ter produtos exportados em barda mesmo com as suas empresas a financiar em maior percentagem os gastos com a segurança social. E mesmo dispendendo mais do que nós nesses disparates tão pouco produtivos. Os laranjas complementam assim à maravilha os líderes patronais que clamam por ordenados mais baixos, também em prol de empresas mais exportadoras.
Conclui-se que os alvos a abater nesta guerra pela salvífica "competitividade" sejam países como a China ou a Índia. Aí talvez encontremos empresas a pagar ordenados mais baixos do que os nossos e a contribuir menos para esquemas de protecção social.

1 comentários:

Justiniano disse...

Rainha, o João Miranda não o diria por menos - prosperem ou morram, desapareçam - Essa coisa das políticas económicas de fomento de exportações e mesmo subsidiação de exportações devia ser banida do léxico económico luso!!!!
Ainda para mais quando à custa de contribuições sociais que se auto justificam para além da actividade económica! Que tolice! É bem melhor que fechem portas e abram lugar a outras, não é assim!!??
Mas olha que não estaria assim tão certo que a tal "meia Europa" exclua estas tolíces do seu catálogo de medidas possíveis!! É que são meio tolos, e ainda não perceberam bem as tais lições!!