17/10/10

E que tal respeitarem os estatutos do partido?

O Rafael Fortes diz nos comentários ao seu post que não associa renovação com capitulação. Talvez não fosse má ideia, então, não intitular o dito post "da renovação à capitulação". Discordo, diga-se, da posição de Carlos Brito. E não tive nem tenho grande proximidade política com a Renovação Comunista; mas não tenho pachorra para a teoria da escalada segundo a qual "um tipo começa por duvidar do comité central e logo acaba a apoiar Sócrates"; é isso e beber leite de pequeno passar à coca-cola e acabar na cocaína.

Devo ainda dizer que, dos meus tempos de JCP e PCP, o único tipo que hoje sei que foi parar ao PS era um promissor quadro nacional da JCP que se destava por dizer que os camaradas do Ensino Superior de Lisboa queriam era ir para o PS, um quadro muito bem considerado pela comissão política do PCP.

E, já agora, não sei se o Rafael Fortes é militante do PCP ou não, mas se é (se não é, esqueçam) deveria guardar as suas críticas aos seus camaradas (que eu saiba Carlos Brito é militante do PCP) para a discussão interna, de modo a não enfraquecer o partido na praça pública. Respeitar os estatudos do partido não é uma má ideia, ou é?

7 comentários:

Anónimo disse...

Disparate, o Carlos Brito já há muitos anos que não é militante do PCP.

Anónimo disse...

Carlos Brito, militante do PCP ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Zé Neves. isso é coisa que nem o próprio diz há muitos anos.

É que, além disto, os Estatutos do PCP por si citados não prevêem nem autorizam aquela coisa engraçadíssima que era um militante se auto-suspender dessa qualidade, e, depois,se lhe desse para aí, voltar quando lhe apetecesse.

rafael disse...

Caro Zé, teorizaste por conta própria. O pensamento que referes nao é o meu, as estórias que contas, já as ouvi e nem sequer nelas pensei quando escrevi o que escrevi. Criei uma adenda ao post original - rectificando qq tipo de interpretaçao que possa ir no sentido que tu fazes (pelo menos, assim o vejo). E sim, sou militante do PCP e a questao que colocas parece-me tao lateral que precisava de ser coelho para a ver...

Zé Neves disse...

caro rafael, a adenda é esclarecedora. e ainda bem. ´

anónimos, que eu saiba, que eu me lembre, mas posso estar enganado, o carlos brito foi suspenso de militante, por um período que já passou. nunca chegou a ser expulso.

Anónimo disse...

Poisé, Zé Neves não pode só estar enganado, está mesmo enganado.

Carlos Brito foi de facto suspenso, por um período de tempo que há muito se esgotou, e de facto nunca foi expulso.

Só que, uns tempos depois, anunciou publicamente a sua "auto-suspensão" da qualidade de militante do PCP (figura não-estatutária que obviamente nenhum partido atura)e por isso toda a gente entendeu que se tinha desvinculado do PCP.

rafael disse...

Zé, esperava uma rectificaçao do teu post, visto teres partido de um pressuposto que creio ter sido cabalmente esclarecido...
acho que era intelectualmente honesto, apesar de ser uma decisao tua, mas nao podia deixar de dizê-lo.

Anónimo disse...

Mais, o Carlos Brito não se ficou só pela "auto-suspensão". Como esta figura não tinha pés nem cabeça, e dado o seu evidente afastamento do PCP, anunciou posteriormente, já há vários anos, a desvinculação efectiva do Partido (e não apenas a "auto-suspensão", fosse lá o que isso fosse").
Este post é mesmo um disparate.