08/10/10

Lenha na fogueira revisionista

Já tínhamos o interdito historiográfico de falar-se de fascismo a propósito do salazarismo. Salazar teve honras de vencedor de concurso televisivo. A guerra colonial voltou, em passos castrenses de corrida, a ser designada como "guerra do ultramar". A república instaurada foi má como as cobras e muito pior que a monarquia enterrada em 1910 que, essa sim, era constitucional. Feitas estas recomposições ao nível da história dentro de portas, há que partir para novos negacionismos e revisionismos mundo fora. Para já, comece-se pelos nossos vizinhos. O cronista-historiador VPV, mais grosseiro e sem subtileza que polido ou valente, hoje no “Público”, escreve: “a II República espanhola, que raramente viveu na legalidade, provocou uma guerra civil e trouxe a ditadura de Franco”. Nem menos. A desvergonha passeia-se por aí.

(publicado também aqui)

Adenda: Um dia que está para vir, o Vasco Pulido Valente, um historiador-juiz da culpa à esquerda, ainda vai proclamar da forma como argutamente o meu companheiro Miguel Madeira colocou na caixa de comentários: "a Polónia que provocou a II Guerra Mundial...".

2 comentários:

Miguel Madeira disse...

E a Polónia, que provocou uma guerra mundial?

Diogo disse...

“a II República espanhola, que raramente viveu na legalidade, provocou uma guerra civil e trouxe a ditadura de Franco”. Nem menos. A desvergonha passeia-se por aí.

Será mentira? Será verdade?

Quem, na realidade, provocou a Guerra Civil espanhola? E com que objectivos?