04/10/10

Marina a Presidente


Marina Silva teve quase 20 por cento dos votos nas eleições presidenciais brasileiras que ontem se realizaram. Com uma campanha eleitoral ancorada firmamente à Esquerda, assente na defesa do desenvolvimento ambiental e socialmente sustentável, conseguiu impedir Dilma Rousseff, a herdeira coroada por Lula, de ser eleita presidente na primeira volta. Surge agora a esperança duma verdadeira alternativa de Esquerda no Brasil, transformadora duma das sociedades mais desiguais do planeta, capaz de desalojar a oligarquia à qual Lula se aliou para governar.

E se convidassemos Marina para se candidatar ao nosso cargo de Presidente? Votava nela.

6 comentários:

Anónimo disse...

Vê-se mesmo que não estás informado sobre esta candidata.
Ela é financiada inclusivé por grande empresas com interesses no negócio do ambiente.
A sua campanha foi completamente centrista...não sei onde viste "ancorada à esquerda", mas eu já aceito tudo, desde que o Bloco apoia o Alegre e diz que o gajo é um candidato de esquerda.

José Santos disse...

Mais um que pouco escreve e perdeu hoje uma oportunidade de ficar calado. Santa ignorância!

Anónimo disse...

Marina da Silva acaba de obter sem dúvida um extraordinário sucesso eleitoral.

Mas em PRESIDENCIAIS. E isto diz quase tudo, para já não falar das especiais características do sistema político e arrumações partidárias no Brasil que os europeus tendem a ignorar.

Talvez caricaturando um pouco, passar do inegável sucesso de Marina para o «Surge agora a esperança duma verdadeira alternativa de Esquerda no Brasil» é quase o mesmo que ter concluido que o milhão de votos de Alegre nas últimas presidenciais iam modificar o quadro partidário em Portugal.

Haja senso ou bom-senso.

Niet disse...

Olá Pedro Vieira: A cena política brasileira é mesmo fogo,menino! O grande Gabeira admite expressamente apoiar Serra, o candidato da Direita agrária e estatista brazuca. Dilma tem que negociar- e muito, contorcionista- com Marina. Há o problema religioso que Lula,sem grande tacto, relançou no final da campanha.Marina é evangélica e milita na Assembleia de Deus.Dilma confessou sua " costela " católica ". E o ainda PR atacou também a Imprensa nacional, que acusa de estar feita e a rolar por Serra. Os escândalos e as negociatas da era Lula acabaram por ser pedra pesada para as chances de Dilma. O resultado final está em aberto, pois! Niet

Pedro Viana disse...

Bom, talvez tenha exagerado um pouco com ao afirmar que a campanha de Marina Silva esteve firmamente ancorada à Esquerda. Efectivamente, o seu programa eleitoral e discurso foi ambíguo. Mas ao opor-se ao paradigma produtivista que domina o discurso politico brasileiro, da Esquerda à Direita, abalou mais o consenso dominante do que, infelizmente, tinham antes conseguido os pequenos partidos da Esquerda brasileira. Devia ser matéria para profunda reflexão à Esquerda o facto de Marina Silva, apoiada num partido insignificante, o Partido Verde, num contexto de forte polarização Dilma -vs-Serra. ter conseguido 3 vezes mais votos do que Heloísa Helena em 2006, bem mais conhecida na altura do que Marina Silva, apoiada por uma frente de 3 partidos, e num contexto de re-eleição assegurada de Lula da Silva.

Caro Vítor Dias, o milhão de votos que Alegre teve nas últimas presidenciais teriam modificado substancialmente o quadro partidário em Portugal, tivesse Alegre o querido. Mas ele sabia que isso lhe estragaria a chance de ser presidente da republica...

nunocastro disse...

seria motivo para profunda reflexão se Marina Silva não capitalizasse uma hoste de descontentes do PT que ela recolheu quando se desvinculou da luta petista.

é que assim como Dilma ganha a bem ganhar com a sombra bonacheirona de Lula a acompanhá-la, também Marina recebeu alguma benção do seu passado petista.
o facto de ser uma dissidente é explorado até à medula pela imprensa. e não é tanto o "programa verde" que ganhou - que esse não se percebe bem o que seja, mas antes o prestígio da dissidência petista.

nesse sentido, é errado ver os verdes de marina como um émulo dos verdes alemães, por exemplo, e do seu líder Fisher. Esses ganharam o que ganharam por se apresentarem como alternativa de governo e não enquanto anti-qualquer coisa. Marina ganha porque era a anti-PT, leia-se: a anti-status quo aparelhista que no Brasil era apresentado pela imprensa de direita (quase toda) como sendo um émulo de Chavez. O que evidentemente é conversa pa boi dormir.

conclusão: o entendimento entre dilma e marina é bastante complicado porque elas não se gramam. e os apoiantes de Marina, como Gabeira e outros, basicamente uma intelectualidade desafecta ao populismo petista (ou o que pensam ser esse populismo) vão certamente enclinar a balança para o Serra.

Resultado, Dilma está em maus lençóis e a única coisa que pode fazer o eleitorado pender para ela macivamente é a estrela de Lula. essa no entanto prevê-se que vá ser selvaticamente atacada pelo eixo Lebon-Globo-SP-Folha.