19/10/10

"Tráfico de seres humanos"

Ontem assinalou-se o "Dia Internacional de combata ao tráfico de seres humanos".

Mas, para mim, o grande problema dessa expressão ("tráfico de seres humanos") é que não é muito claro o que significa exactamente.

É que a palavra "tráfico" tanto pode significar "transporte"/ "movimento" como "comércio", logo uma "rede de tráfico de seres humanos" tanto pode significar uma organização que leva pessoas de um lado para outro, como uma organização que compra e vende pessoas (mantendo-as prisioneiras, confiscando-lhes os passaportes, etc.). Realmente, as redes de tráfico no 2º sentido, por regra, também se dedicam ao tráfico no 1º sentido, mas a inversa não é verdadeira.


E, quando ouço falar na "luta contra o tráfico de seres humanos" fico sem perceber de que fenómeno é que estão efectivamente a falar.

3 comentários:

m disse...

Acho que se trata do mesmo fenómeno embora com diferentes actividades criminosas. Há ainda, por exemplo, os que simplesmente angariam pessoas para outros transportarem.

Ouvi de passagem a notícia ontem num telejornal e o que me surpreendeu foi dizerem que a maioria das pessoas traficadas se destinavam à prostituição, quando não é isso que tenho lido nos últimos tempos. A grande maioria das pessoas traficadas é mesmo destinada a trabalho escravo ou semi-escravo.

Miguel Madeira disse...

"Ouvi de passagem a notícia ontem num telejornal e o que me surpreendeu foi dizerem que a maioria das pessoas traficadas se destinavam à prostituição"

Penso que isso é porque, na prática, "tráfico de seres humanos" é usado como sinónimo de "imigração com vista à prostituição".

Isto, se for para trabalhar na construção civil só se costuma chamar "tráfico" se for mesmo aquela situação de escravatura, de estarem trancados num armazem, completamente nas mãos da rede, etc.

Pelo contrário, quanto se trata de redes de prostituição, a tendência é chamar sempre "tráfico", independentemente de os/as envolvidos/as estarem coagidos ou de livre vontade.

Logo, se se considera que @s imigrantes que trabalham na prostituição foram traficad@s por definição, claro que a maioria dos casos de tráfico serão destinados à prostituição.

Miguel Madeira disse...

http://ventosueste.blogspot.com/2009/10/trafico-de-seres-humanos-ii.html

alguns links sobre o assunto (no contexto britânico)